Tópicos relativos a resultados de Análises Clínicas

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com Análises Clinicas e Saúde Pública

Re: Tópicos relativos a resultados de Análises Clínicas

Mensagempor Lee Conde em Sábado, 30 Out 2010 09:02

pois mas o pior é k infelizmente tive tb um episodio de diarreia no inicio da toma da carteira,o qual me passou completamente e nunca mais liguei!embora na bula da gynera diga k a eficacia fica reduzida s for diarreia grave,nao sei o k consideram como tal!apenas tive uma colica e uma so ida a casa de banho passado 20 minutos de ter tomado a pilula,nao sei ate k ponto a eficacia da pilula foi posta em causa!!sei k os medicamentos k tomo nao cortam a pilula mas esqueci-me desse pormenor da diarreia k tive entre o 2 e o 4 comprimido!
Dai a preocupaçao tb.... Pois fui mestruada certinha mas o meu peito ficou a msm dorido!
Obrigado
Lee Conde
Membro Iniciante

Registado: Domingo, 10 Out 2010 20:22
Área TDT: Não aplicável

Mensagempor zuppara em Sábado, 30 Out 2010 09:54

E como podes comprovar que foi a pílula que te mexeu com o sistema intestinal?
Diarreia grave é quando ultrapassa os 3 dias consecutivos com várias idas ao wc, impedindo a rotina diária, fora isso é aguda. A diarreia pode ser causada por alimentos contaminados ou quando há certos abusos alimentares (por exemplo com molhos) e que acabam por interagir de forma negativa com o organismo originando a evacuação e as cólicas, isto para além das interacções medicamentosas. Há também pessoas que em alturas de ansiedade podem ter diarreias.
Se as análises já demonstram que não há qualquer gravidez, eu não vejo motivo para preocupação, alias se reparares sou já o terceiro a confirmar-te esse facto. :)

Se não te sentes segura no âmbito da sexualidade, se calhar o melhor seria mesmo usares preservativo, conjugado com a pílula é sempre o melhor remédio.
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor Sara. em Segunda, 29 Nov 2010 20:42

Boa noite,
Fiz umas segundas análises ao fígado, porque os valores das primeiras mostravam uma alteração qualquer. Até conseguir consulta, agradecia se alguém me pudesse dar alguma indicação sobre estes valores:

AST/GOT 58 (B) U/L Valor de Ref 7 - 31
ALT/GPT 166 (B) U/L 7 - 32
Fosfatase Alcalina 215 (B) 30 - 120

Desde já, o meu muito obrigada. :)
Sara.
Membro Iniciante

Registado: Segunda, 29 Nov 2010 20:26

Mensagempor sara_sousa em Terça, 30 Nov 2010 17:04

Boa tarde.

Venho aqui para pedir a vossa ajuda. Hoje de manhã tive uma consulta médica onde fui levar uns exames para o médico ver, exames estes de rotina e também no objectivo de se descobrir a origem de umas dores de cabeça que tenho de vez em quando. Segundo o médico terei uma sinusite mas o que me traz aqui são os valores relativos a endocrinologia que são:

T3 - Triiodotironina: 1.77 ng/ml em que os valores de referência são 0.58-1.59
T4 - Tiroxina: 11.3 ug/dl em que os valores de referência são 4.87-11.72
TSH Ultrasens. 5.13 uUl/ml em que os valores de referência são 0.35-4.94

Verifica-se que são ligeiramente acima apenas mas o meu médico disse qualquer coisa referente a estes valores (que eu não percebi porque estava a falar para ele próprio enquanto anotava na minha ficha os valores) e não deu importância. Agora, pergunto eu o que poderá originar estes valores, já que os restantes valores das análises estão todos normais.

Tenho 29 anos e a única medicação que tomo é a pílula contraceptiva.

Desde já o meu muito obrigada.

Sara Sousa
sara_sousa
Membro Iniciante

Registado: Segunda, 29 Nov 2010 19:44

Mensagempor carina grande em Quarta, 01 Dez 2010 14:12

Sara. Escreveu:Boa noite,
Fiz umas segundas análises ao fígado, porque os valores das primeiras mostravam uma alteração qualquer. Até conseguir consulta, agradecia se alguém me pudesse dar alguma indicação sobre estes valores:

Olá Sara, nas suas análises não tem o valor das bilirrubinas?
os valores que apresenta são compatíveis com lesão hepática, causada provavelmente por medicamentos ou alcóol. No entanto, não me é possível alegar mais nada por não conhecer o seu historial clínico. Deve levar estes resultados ao seu médico, pois só ele conhece o seu historial.
A base do conhecimento está em querer conhecer!
carina grande
Membro Sénior

Registado: Quarta, 21 Maio 2008 23:41

Mensagempor carina grande em Quarta, 01 Dez 2010 14:21

sara_sousa Escreveu:Boa tarde.

Venho aqui para pedir a vossa ajuda. Hoje de manhã tive uma consulta médica onde fui levar uns exames para o médico ver, exames estes de rotina e também no objectivo de se descobrir a origem de umas dores de cabeça que tenho de vez em quando. Segundo o médico terei uma sinusite mas o que me traz aqui são os valores relativos a endocrinologia que são:

T3 - Triiodotironina: 1.77 ng/ml em que os valores de referência são 0.58-1.59
T4 - Tiroxina: 11.3 ug/dl em que os valores de referência são 4.87-11.72
TSH Ultrasens. 5.13 uUl/ml em que os valores de referência são 0.35-4.94

Verifica-se que são ligeiramente acima apenas mas o meu médico disse qualquer coisa referente a estes valores (que eu não percebi porque estava a falar para ele próprio enquanto anotava na minha ficha os valores) e não deu importância. Agora, pergunto eu o que poderá originar estes valores, já que os restantes valores das análises estão todos normais.

Tenho 29 anos e a única medicação que tomo é a pílula contraceptiva.

Desde já o meu muito obrigada.

Sara Sousa

Tal como refiro sempre ninguém melhor que o médico para avaliar os resultados, pois só ele conhece o seu historial clínico. as alterações são ligeiras pelo que não se deve preocupar, até porque os valores que apresenta não são compatíveis nem como hipertiroidismo, nem com hipotiroidismo. como disse que ele falou para ele próprio enquanto apontava é porque reteve os valores e no futuro estará mais alerta, pelo que agora acho que não se deve preocupar.
carina grande
Membro Sénior

Mensagempor Sara. em Quarta, 01 Dez 2010 16:39

carina grande Escreveu:
Sara. Escreveu:Boa noite,

Olá Sara, nas suas análises não tem o valor das bilirrubinas?
os valores que apresenta são compatíveis com lesão hepática, causada provavelmente por medicamentos ou alcóol. No entanto, não me é possível alegar mais nada por não conhecer o seu historial clínico. Deve levar estes resultados ao seu médico, pois só ele conhece o seu historial.

Não, não tem mais valor nenhum, só esses três.
Só um aparte: a ideia deste fórum é excelente, e a atitude dos profissionais que nos respondem, a atitude de querer ajudar, é de louvar! =D>
Muito obrigada :D
Sara.
Membro Iniciante

Registado: Segunda, 29 Nov 2010 20:26

Mensagempor carina grande em Quarta, 01 Dez 2010 21:36

Sara. Escreveu:Não, não tem mais valor nenhum, só esses três.

Sendo assim não posso dizer mais nada acerca dos valores, mas aconselho a mostrar os resultados o mais rapidamente que puder, porque de facto tem uma lesão hepática. Esse fígado não está a funcionar a 100% :(

De resto obrigada em nome de todos, e estamos aqui para isso mesmo, ajudar naquilo que podemos.
carina grande
Membro Sénior

Mensagempor patcb em Terça, 14 Dez 2010 15:18

ola sou nova no forum e estou com uma duvida
o meu marido fez analises e recebeu hoje os resultados e ficamos preocupados pois tem valores elevados e gostava que alguem me explicasse o que isto significa pois a consulta na medica ainda vai demorar.
Então é assim de todos os valores os que eu nao percebo são:
aspartato aminotransfer (TGO) 42 ui/L -50
alanina aminotransfer(TGP) 72 ui/L -50
gama glutamiltranspeptidase 52 ui/L 7-50

Sedimento urinario leucocitos/campo 1

Obrigada
patcb
Membro Iniciante

Registado: Terça, 14 Dez 2010 14:53

Mensagempor carina grande em Terça, 14 Dez 2010 19:08

patcb Escreveu:aspartato aminotransfer (TGO) 42 ui/L -50
alanina aminotransfer(TGP) 72 ui/L -50
gama glutamiltranspeptidase 52 ui/L 7-50

Estas análises são efectuadas para avaliação da função hepática (fígado), assim ligeiras alterações destes valores são maioritariamente relacionadas com o consumo de álcool, podendo também estar ligadas a alguns medicamentos ou em casos mais raros à má alimentação.
Deve mostrar estes resultados ao médico para que ele faça o enquadramento de acordo com o historial clínico do seu marido.

patcb Escreveu:Sedimento urinario leucocitos/campo 1

Esta análise efectuada na urina é para avaliar a função renal e consiste na visualização de células na urina.
Neste caso específico, no campo visualizado no microscópio foi identificado um leucócito (célula da defesa do organismo) e não tem de se preocupar com este valor, pois não é indicativo de nada.
Suponho que a urina seja turva e se assim for, aconselho a que beba mais água, no entanto, como lhe disse, não há motivos para preocupação.

Mais alguma dúvida disponha,
Carina
carina grande
Membro Sénior

Mensagempor patricia33 em Segunda, 10 Jan 2011 18:05

Boa Tarde
Eu sou nova nestas bandas, mas precisava da vossa ajuda para interpretação de umas analises clinicas feitas a minha filha com 9 anos.
Os valores sao os seguintes:
HEMATOLOGIA

* Hemoglobina 14.0 g/dl 11.5-15.5
* Eritrocitos 4.66 x10 /ul 4.00-5.20
* Hematocrito 39.8%
* V.G.M. 85.4 fl 77.0-95.0
* H.G.M 30.0 pg 25.0-33.0
* C.M.H.G 35.2 g/dl 31.0-37.0
* R.D.W 12.4% 11.6-14.5

Leucograma
* Leucocitos 7.4 x 10 /ul 4.5-12.0
* Nutrofilos 54.3% 3.99 x10 (3)/ 43.00-57.00
* Eosinofilos 1.9% 0.14 x 10(3)/ 0.00-6.00
* Basofilos 0.4% 0.03 x 10(3)/ 0.00-2.50
* Linfocitos 36.5% 2.68 x 10(3)/ 38.00-52.00
* Monocitos 6.9% 0.51 x 10(3)/ 2.00-8.00

Trombocitograma
* Plaquetas 374 x 10(3)/ul 150-400
* P.C.T 0.410% 0.160-0.430
* V.P.M 10.9 fl 7.4-11.0
* P.D.W 12.4 fl 9.8-16.2

Gostaria logo que possivel me dessem alguma informação para estes valores.
Cumprimentos
Patricia
patricia33
Membro Iniciante

Registado: Segunda, 10 Jan 2011 17:29

Mensagempor carina grande em Segunda, 10 Jan 2011 18:50

Olá Patrícia, não precisa de ser preocupar porque as análises da sua filha estão óptimas :D .

Carina
carina grande
Membro Sénior

Mensagempor AndreiaPereira em Domingo, 23 Jan 2011 18:13

Olá, boa tarde. Tenho 20 anos e fiz agora umas análises que têm alguns valores alterados.

Linfócitos: 3.47 (val. de referência: 0.60-3.40)
Velocidade de sedimentaçao: 41 (val. de referência: 0-20)
Colesterol: 243 (val. de referência: <190)
Colesterol HDL: 55 (val. de referência: > 60)
LDL: 164 (val. de referência: < 115)
Triglicéridos: 175 (val. de referência: < 150)
T. Glutâmica-Pirúvica: 29 (val. de referência: 30-65)

A minha preocupação centra-se especialmente nos valos dos linfócitos, velocidade de sedimentação e T. Glutâmica-Pirúvica uma vez que já não é a primeira vez que tenho alteraçoes ao nivel do colesterol e triglicéridos.

Se alguém me pudesse clarificar quanto a possiveis patologias inerentes a estes resultados, agradecia.

Cumprimentos
Andreia Pereira
AndreiaPereira
Membro Iniciante

Registado: Domingo, 23 Jan 2011 17:33

Mensagempor zuppara em Domingo, 23 Jan 2011 20:55

Quanto à preocupação com linfócitos, T. Glutâmica-Pirúvica, não vale a pena ter pois os valores estão muito próximos da normalidade, logo de subrelevo patológico. Em relação à velocidade de sedimentação esta aumenta em processos inflamatórios, mas também nas perturbações da concentração de proteínas plasmáticas ou de destruição tecidual. O aumento da velocidade de sedimentação persiste muitas vezes durante várias semanas após o tratamento da doença.

Sinceramente nos valores mostrados os mais preocupantes são mesmo o colesterol alto e o LDL conhecido por ser o colesterol mau. Se não andas a tomar medicação que interfira nesses valores, sugiro uma dieta mais equilibrada e saudável, longe das fast-food, fritos e refrigerantes, se possível conjuga com o exercício físico.
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23

Mensagempor m.s.r. em Quarta, 02 Mar 2011 21:35

Olá boa noite chamo-me maria e gostava se pudessem que me esclarecesem numas duvidas que tenho nas minhas analises que fiz agora é o seguinte eu desde 2004 que me foi dectectado artite reumatoide apos ter um cancer de colo do utero estagio IV alto risco o padrao na altura da artite era mosqueado 1/640 agora os que fiz antinucleares-ANA
( SUBSTRACTO : CELULAS hep-2 )
resultado positivo
titulaçao 320
nucleo fino granular
a minha duvida é a seguinte fui a medica de familia e ela disse-me que esses resultados eram de uma peri menopausa o que eu achei estranho pois fiz exames recentes e nao estou nem perto da menopausa #-o por outro lado disserema-me que era LUPUS por causa de todos os meus sintomas ou seja as tantas não sei o que pensar .
podem-me ajudar por favor ?
Maria Robalo
m.s.r.
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 02 Mar 2011 21:12

Mensagempor asfig em Quarta, 16 Mar 2011 22:59

boa noite

venho pedir a vossa ajuda na interpretação de umas análises, visto ainda faltarem alguns dias para a consulta:

estou gravida de 30 semanas, e o meu medico mandou-me repetir umas analises que deram os seguintes resultados:

bilirrubina total - 0,4 (<1.0)
tgo/ast - 35 (<32)
tgp/alt - 53 (<31)
gama gt - 13 (5-36)
f.alcalina - 78 (35-104)
acido urico - 3,4 (2,4-5,7)

alguem pode pf elucidar-me sobre o que significam estes valores. Sei que a tgo e a tgp estão fora dos parametros normais e que estão relacionadas com o figado.

obrigada pela ajuda.
asfig
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 16 Mar 2011 22:47

Mensagempor zezitolx em Quinta, 05 Jan 2012 16:14

boas sou novo aqui fiz umas analises que deram todas bem mas os valores q me preocupam sao os seguintes

hepatite B - Ac.HBs <5.0

hepatite b ag Hgs nao reativo

afinal tenho ou nao epatite e posso pegar a alguem?
zezitolx
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 05 Jan 2012 16:08

Mensagempor zezitolx em Quinta, 05 Jan 2012 16:21

o valor de referencia é imunidade >12
zezitolx
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 05 Jan 2012 16:08

Mensagempor Filipe Xavier Silva em Quinta, 05 Jan 2012 18:06

Você apresentou dois valores o antigénio Hbs e o respectivo anticorpo.
A pesquisa do antigénio deu não reactivo, o que significa que não tem o vírus em circulação, o anticorpo anti-Hbs que positiva pelo contacto com o vírus ou pela vacina que faz parte do plano nacional de vacinação, como é normal deu reactivo, mas um valor que não confere imunidade o que significa que deve estar na altura de um novo reforço da vacina. Esse reforço irá aumentar o valor do Ac. Hbs, conferindo-lhe novamente imunidade.
Resumindo, não se preocupe que não tem hepatite!
Filipe Xavier Silva
Membro Sénior

Registado: Sábado, 21 Out 2006 17:04

Mensagempor SaraP em Terça, 17 Abr 2012 16:11

Olá, sou nova por aqui e vim cá parar enquanto pesquisava por alguns resultados de umas análises que fiz.

Nas análises refere que tenho trombocitopénia (nº de plaquetas 134x10^9/L quando os valores de referencia são de 150 a 400) com anisocitose plaquetar.

O que pode significar? Estive menstruada até um dia antes de fazer as análises e estou actualmente a tomar Escitalopram 10mg.

Refere também que tenho Ac. HBs abaixo de 10. O que quer isso dizer? Tenho hepatite B?

Gostava de ver as minhas perguntas respondidas com alguma urgência, estou um pouco preocupada.
SaraP
Membro Iniciante

Registado: Terça, 17 Abr 2012 16:05

Mensagempor chuckie em Segunda, 23 Abr 2012 11:06

Bom dia,

gostava que alguém me falasse sobre estes resultados das análises da minha mãe (só vou colocar os que estão "mal"):
Idade - 53 anos

Hematologia: valores de ref
V.S - 44 [2-20]

HLD Colesterol - 45 >65 (como aumentar este valor?)

Sumária da Urina:
Leucócitos 75 Leu/uL

Sedimento urinário
Leucócitos 84/uL [0-27]
Muco 20/LPF [0-9]

O médico não deu importância aos resultados elevados, apenas deu importância à queixa da minha mãe, que tem um dos pés inchado há já bastante tempo e tem dores nesse mesmo pé. Em relação a isso o médico mandou fazer mais umas análises específicas para a Artrite Reumatóide, e vai fazer também Raio X às mãos.

Podem ajudar-me, por favor.
chuckie
Membro Iniciante

Registado: Domingo, 28 Jun 2009 21:37

Mensagempor ac74 em Terça, 01 Maio 2012 01:49

Olá,
é a primeira vez que participo aqui :)
Fiz recentemente análises e alguns dos valores deixaram-me intrigada. Os seguintes:

- Ionograma
- Sódio 136 (valores de refª 132-146)
- Potássio 4,1 (valores de refª 3,5 - 5,5)
- Cloretos 96 (valores de refª 98 - 109)

-Endocrinologia
- T3 - 96 (valores de refª 60-181)
- T4 - 9,5 (valores de refª 4,5 - 12,5)
- THS 3,42 (valores de refª 0,35 -5,50)
- Ac. Anti-Tiroglobulina 77 (valores de refª < 40)

-Imonulogia
- Hepatite B - Ac. HBs < 10 (imunidade > 10)
- Anticorpos IgG 0,23

Será que alguém me pode esclarecer o significado destes valores?Obrigada!
ac74
Membro Iniciante

Registado: Terça, 01 Maio 2012 01:11

Mensagempor Sandra Duarte em Quinta, 03 Maio 2012 15:29

Boa tarde, Fiu buscar os meus resultados das análises e como só tenho consulta na proxima semna fiquei com algumas dúvidas nos resultados:
hepatite BAc. Hbs <10 UI/L Imunidade >10
hepatite b hBS NÃO REACTIVO
HIV NÃO REACTIVO.

Pelo que estive a pesquizar não reactivo é negativo certo?
E aquele <10 terei algo visto que é inferior ao valor da imunidade?
Obrigada desde já.
Atentamente
Sandra Duarte
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 03 Maio 2012 15:14

Mensagempor carina grande em Terça, 26 Jun 2012 21:54

SaraP, ac74, Sandra Duarte

Devem fazer o reforço da vacina da hepatite, uma vez que as defesas para essa doença estão em baixo.
Em relação às restantes questões que colocam não precisam de se preocupar,no entanto devem mostrar os resultados ao médico, para que possam ser avaliados juntamente com o historial clínico.

chuckie

A sua mãe estava com uma infeção urinária, que por certo estará resolvida por esta altura.

cumprimentos
Carina
carina grande
Membro Sénior

Mensagempor BEBEFILIPE em Quarta, 24 Out 2012 12:02

Boa tarde!
Gostaria que me ajudassem...
Estou a tentar engravidar, e fiz analises de endocrinologia, mas como só vou ter consulta para o fim do mes que vem, preciava de saber se os resultados estão todos bem. Tenho 42 anos e algum receio de ter alguma dificuldade em engravidar.

Resultados:

Tiroide

Triiodotironina Total (T3) 121 ng/dL 60 - 181
Tiroxina Livre (T4 Livre) 1,10 ng/dL o,89 - 1,76
TSH - Hormona tirotrófica (3ªgeração) 3,36 mUI/L 0.35 - 5,50
Ac. Anti-Tiroglobulina (A-TG) <20 UI/mL <40
Ac. Anti-Microssomais (A-TPO) 11 UI/mL <35

Gonadas

FSH - Hormona Folículoestimulante 6,3 UI/L
Fase Folicular 1,6 - 8,3
Fase Ovulatória 15,0 - 62,0
Fase Luteínica 1,0 - 8,1