velocidade de sedimentação altíssima

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com Análises Clinicas e Saúde Pública

velocidade de sedimentação altíssima

Mensagempor muito_aflita em Quinta, 24 Jul 2008 23:06

Boas noites,

Peço desculpa pelo facto de criar aqui um novo tópico, mas realmente estou a precisar de ajuda da parte de pessoal técnico qualificado, relativamente à interpretação de ANÁLISES CLÍNICAS!

Sou mulher, tenho 26 anos de idade e tenho reparado que desde 2002 os valores da VELOCIDADE DE SEDIMENTAÇÃO nas minhas ANÁLISES CLÍNICAS, sempre estiveram entre os 30 a 40 mm/h, quando os valores de referência são < 15 mm/h !!!!!

Na semana passada fiz novas ANÁLISES e deparei-me com uma VELOCIDADE DE SEDIMENTAÇÃO de 49 mm/h.....

Ficaria bastante grata a quem me pudesse esclarecer o porquê destes valores serem tão elevados e quais as possíveis causas para isto estar a acontecer!!

Muito obrigada pela atenção!
muito_aflita
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 24 Jul 2008 22:51
Área TDT: Não aplicável

Re: velocidade de sedimentação altíssima

Mensagempor Fernando Leite em Sexta, 25 Jul 2008 11:12

Olá ! Outro dia fiz uma pergunta generalista sobre a vel de sedimentação e a minha colega Olinda respondeu:

A velocidade de sedimentação dos eritrócitos é uma análise bastante pedida pelos clínicos, porém nem sempre é facil de interpretar,e não é nada objectiva. É determinada pelo tempo que demoram os eritrócitos a sedimentarem, daí o nome. E está alterada normalmente em todo o tipo de infecções e inflamações, em algumas patologias (na anemia e doença de Horten) ou alterada por factores fisiológicos como a gravidez, fármacos (heparina, estrogénios, ...).
Mas, em cerca de 20% dos casos, está aumentada por causa ideopática, portanto, sem significado clínico.
No caso que referiste, se o resto do hemograma está normal, à priori será um dos casos, sem relevância.

A vel de sedimentação é o único parâmetro que está fora do normal ou tem outros também ?!
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23
Área TDT: Radiologia

Mensagempor zuppara em Sexta, 25 Jul 2008 18:46

O VHS pode aumentar em condições fisiológicas, incluindo a menstruação, a gravidez e o envelhecimento, é influenciado por níveis de hematócrito, hemoglobina, saturação de transferrina e ferro sérico.
Os valores normais do VHS aumentam com a idade2,8, segundo um padrão linear (mulheres) ou parabólico (homens)2 e tem sido descrito que os níveis de fibrinogênio, orosomucóide e haptoglobina aumentam com a faixa etária

Imagem

Ver mais em: http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 0000300008

Um só valor alterado poderá não ter qualquer significado se não tiver também sinais ou sintomas envolvidos.
Mas por vezes a explicação mais simples para o aumento de um parâmetro pode ser tão simples como a clinica de análises não efectuar controlos de qualidade ou ter pseudo-técnicos empregados. Contudo sugiro que se dirija ao seu médico que está por dentro do seu historial clínico e se possível tente realizar novas análises noutro laboratório.
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor olinda em Sexta, 25 Jul 2008 22:11

zuppara Escreveu:Mas por vezes a explicação mais simples para o aumento de um parâmetro pode ser tão simples como a clinica de análises não efectuar controlos de qualidade ou ter pseudo-técnicos empregados.

:D
Controlos de qualidade numa VS? Ui isso fica muito caro! :)
Olinda Dias
olinda
Membro Sénior

Registado: Quinta, 13 Dez 2007 19:22

Mensagempor muito_aflita em Sexta, 25 Jul 2008 23:54

Boas noites de novo,

Desde já agradeço as respostas de todos!

Aproveito então para transcrever mais alguns parâmetros do relatório:

ERITROGRAMA
Eritróciotos 4.5 T/L
Hemoglubina 13.2 g/dL
Hematócrito 39.1 %
Vol.Glo.Médio 87.8 fl
Hb.Glo.Média 29.7 pg
C.Hb.Glob.Média 33.8 g/dL
R.D.W. 15.7 %

LEUCOGRAMA
Leucócitos 5.1 G/L
Neutrófilos 36.6 %
Linfócitos 54.2 %
Monócitos 5.5 %
Eosinófilos 3.0 %
Basófilos 0.7 %

PLAQUETAS 320 G/L
Vol.Plaq.Médio 8.5 fL

Vel. de Sedimentação 48 mm/h

Electroforese das proteínas em gel de Agarose
Proteínas totais 7.7 g/dL
Albumina 55.1 %
Globulina Alpha1 2.1 %
Globulina Alpha2 12.8 %
Globulina Beta 13.0 %
Globulina Gama 17.0 %

Relação A/G 1.23

Relativamente ao laboratório de análises, é da minha confiança, uma vez que as pessoas me parecem ser bastante profissionais e competentes. No que respeita a outros sintomas, posso queixar-me de algumas dores nos ossos e principalmente de uma grande perda de visão nos últimos anos.

Gostaria então que me dessem mais esclarecimentos acerca destes dados. Se inspiram muitos cuidados, se devo continuar bastante preocupada, o que devo fazer,...

É que infelizmente agora muitos médicos estão de férias e primeiro que consiga uma consulta....

Muito agradecida pela ajuda de todos, fico à espera de mais esclarecimentos.

Obrigada!
muito_aflita
Membro Iniciante

Mensagempor olinda em Sábado, 26 Jul 2008 15:18

muito_aflita Escreveu:Relativamente ao laboratório de análises, é da minha confiança, uma vez que as pessoas me parecem ser bastante profissionais e competentes. No que respeita a outros sintomas, posso queixar-me de algumas dores nos ossos e principalmente de uma grande perda de visão nos últimos anos.

Gostaria então que me dessem mais esclarecimentos acerca destes dados. Se inspiram muitos cuidados, se devo continuar bastante preocupada, o que devo fazer,...

É que infelizmente agora muitos médicos estão de férias e primeiro que consiga uma consulta....

Boa Tarde! Antes de mais, e em resposta ao título deste tópico, deixe que lhe diga que a sua velocidade de sedimentação (VS) não esta altíssima, apenas acima dos valores de referência.
Gostaria, também de lhe dizer que parece-me que não tem motivos para se preocupar, mas deve consultar um clínico quando poder, para ficar mais sossegada!

O seu hemograma está bastante bom, apenas com um pormenor, que pode ter interesse ou não. Possui a fórmula leucocitária invertida, ou seja, possui mais linfócitos do que neutrófilos, o que normalmente é ao contrario. Esta situação acontece muito em crianças, porque estão mais susceptiveis a infecções, porém, nos adultos também pode acontecer, e em alguns dos casos, é hereditário.
Ora, no seu caso, a sua VS pode estar aumentada, por uma pequena infecção, e digo pequena porque o seu número de leucócitos está normal. Também referiu dor nos ossos, ora, pode também passar por aí, já que a VS aumenta em estados inflamatórios.
Como disse anteriormente, nada de preocupações, porque não tem motivos para tal, o mais lógico é que o clínico olhe para as análises e diga que está tudo bem...
Olinda Dias
olinda
Membro Sénior

Registado: Quinta, 13 Dez 2007 19:22

Mensagempor muito_aflita em Sábado, 26 Jul 2008 19:11

Boa tarde,

Vou então tentar mostrar os resultados à minha médica de família assim que ela regressar de férias e ver o q ela tem para me dizer! Deste modo, já puderei aguardar pela consulta bem mais tranquila...

De qualquer das formas, agradeço a disposição de todos para me prestarem os devidos esclarecimentos!

Muito obrigada!
muito_aflita
Membro Iniciante

Mensagempor Axe em Quarta, 13 Ago 2008 18:56

muito_aflita Escreveu:Boas noites de novo,

Desde já agradeço as respostas de todos!

Aproveito então para transcrever mais alguns parâmetros do relatório:

ERITROGRAMA
Eritróciotos 4.5 T/L
Hemoglubina 13.2 g/dL
Hematócrito 39.1 %
Vol.Glo.Médio 87.8 fl
Hb.Glo.Média 29.7 pg
C.Hb.Glob.Média 33.8 g/dL
R.D.W. 15.7 %

LEUCOGRAMA
Leucócitos 5.1 G/L
Neutrófilos 36.6 %
Linfócitos 54.2 %
Monócitos 5.5 %
Eosinófilos 3.0 %
Basófilos 0.7 %

PLAQUETAS 320 G/L
Vol.Plaq.Médio 8.5 fL

Vel. de Sedimentação 48 mm/h

Electroforese das proteínas em gel de Agarose
Proteínas totais 7.7 g/dL
Albumina 55.1 %
Globulina Alpha1 2.1 %
Globulina Alpha2 12.8 %
Globulina Beta 13.0 %
Globulina Gama 17.0 %

Relação A/G 1.23

Relativamente ao laboratório de análises, é da minha confiança, uma vez que as pessoas me parecem ser bastante profissionais e competentes. No que respeita a outros sintomas, posso queixar-me de algumas dores nos ossos e principalmente de uma grande perda de visão nos últimos anos.
Esses dados podem ser indicativos de um processo inflamatório. Peça ao seu médico para lhe passar umas análises específicas para a artrite reumatóide. (RA teste e Waaler-Rose). As dores nos ossos e a VS elevada podem estar relaccionados com isso.

PS: Já agora, quando fôr ao seu laboratório, diga-lhes que é de muito maior interesse médico (e por isso muito mais indicado) fornecer os dados do leucograma em valores absolutos e não em percentagens. Isto porque essa apresentação da fórmula leucocitária pode ser enganadora para alguns médicos mais desatentos. No seu caso, por exemplo, parece que os linfócitos estão elevados, quando na verdade os neutrófilos é que estão diminuidos.
Comfortably Dumb
Axe
Membro Veterano

Registado: Quarta, 19 Out 2005 04:18

Mensagempor carlacarrasco em Sábado, 04 Out 2008 00:04

Olá o meu pai tem 72 anos e no inicio deste ano sentiu-se um pouco em baixo com febres e cansado e foi-lhe diagnosticada uma pequena anemia, entretanto ficou bem e a medica agora em Setembro madou repetir análises mas agora só sanguineas e os resultados são os seguintes:
Eritrocitos - 4.21 (5.0-5.4)
Hematocrito - 39.3 (43.0-55.0)
Hemoglobina - 12.8 (13.5-18)
Vol. Glo Medio - 93 (87-103)
Hemog Glob Médio - 30 (27-35)
Conc. Hg. Glob. Med - 32.6 (28-36)
Leucocitos - 6.2 (5.0-9.0)
Linfocitos - 63 (20.6-36.6)
Neutrofilos - 31 (53-69)
Eosinofilos - 3
Monocitos - 3 (4.7-8.7)
Plaquetas - 154 (150-450)
Ferro - 87 (59-158)

Uma vez que a médica ssistente só pode ver o meu pai daqui a um mes, eu gostaria de saber se estes resultados de analises indicam alguma coisa grave ou não, uma vez que há aqui valores diferentes dos valores medios. agradeço uma resposta o mais urgente possivel para o meu mail carla_carrasco@netcabo.pt
carlacarrasco
Membro Iniciante

Registado: Sexta, 03 Out 2008 23:44

Mensagempor crstinassilva em Terça, 10 Ago 2010 11:12

...
crstinassilva
Membro Iniciante

Registado: Sexta, 06 Ago 2010 15:13

Voltar para ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA