Este fim de semana fui a uma exposição, na expo batalha, de cursos de ensino superior e secundário. Parei no stand da minha antiga escola e, sendo licenciada em ACSP, fiquei curiosa com p curso profissional de Técnico de Análise Laboratorial. Interroguei então uma aluna de 11º ano, deste curso, que lá estava, sobre saídas profissionais do mesmo.
Ela disse-me que no final do 12º ano teriam um estágio, integrado no curso, que poderia ser em diversas áreas (no panfleto referiam não só as análises clínicas como várias empresas), inclusive em ambiente hospitalar, sendo que poderiam lá ficar a trabalhar após concluírem o 12º ano.
Ora, podem imaginar o meu espanto e a minha súbita raiva. Não é suposto e previsto, segundo a lei, que apenas licenciados estejam a trabalhar nestes sítios?? Agora os miúdos de 12º ano vão também? Então para que é que existe um curso superior?
Não encontrei uma descrição do curso (torno a referir, profissional, ensino secundário!) no site da minha antiga escola, mas encontrei a seguinte descrição no site da escola secundária de arouca:
DESCRIÇÃO GERAL
O(a) Técnico(a) de Análises Laboratoriais é o profissional que, no domínio dos princípios e das técnicas de análise qualitativa, quantitativa e instrumental, realiza ensaios, regista e interpreta os resultados, seleccionando os métodos e as técnicas mais adequadas, para aplicação em contexto laboratorial e/ou em processos químicos.
ACTIVIDADES PRINCIPAIS
Identificar e realizar os principais ensaios e análises por sector de actividade;
Aplicar técnicas de análise química e seleccionar as que melhor se adaptam à resolução de um dado problema;
Recolher e preparar amostras de substâncias e produtos a analisar;
Realizar ensaios físico-químicos e/ou microbiológicos;
Realizar análises qualitativas, quantitativas e instrumentais;
Relacionar métodos e técnicas analíticas a cada processo/actividade; Interpretar resultados de ensaio e análises propondo soluções de alteração dos parâmetros;
Criticar resultados de ensaios e análises;
Realizar tratamento e processamento de dados informaticamente;
Medir e controlar variáveis dos processos físico-químicos e biológicos;
Colaborar na definição e pôr em prática normas de segurança, saúde e ambiente e qualidade;
Armazenar e classificar produtos químicos tendo em conta a análise do risco do produto;
Realizar a gestão de stocks de reagentes;
Realizar gestão de resíduos tóxicos e/ou perigosos;
Identificar processos e tecnologias dos diversos subsectores da indústria química.
http://esec-arouca.pt/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=292&Itemid=135
Eu cada vez mais fico boquiaberta com o que se passa neste país, especialmente em relação à nossa profissão. E cada vez mais me arrependo de ter tirado Análises Clínicas e ainda fico parva como há tanto miúdo aí que está iludido de que os TDT têm trabalho (ainda há alguns dias destruí os sonhos de uma miúda que queria ir para ACSP, ao contar-lhe da situação actual).