Curso Profissional - Técnico de Análise Laboratorial

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com Análises Clinicas e Saúde Pública

Curso Profissional - Técnico de Análise Laboratorial

Mensagempor xarkitu em Segunda, 29 Mar 2010 16:28

Boa tarde,

Este fim de semana fui a uma exposição, na expo batalha, de cursos de ensino superior e secundário. Parei no stand da minha antiga escola e, sendo licenciada em ACSP, fiquei curiosa com p curso profissional de Técnico de Análise Laboratorial. Interroguei então uma aluna de 11º ano, deste curso, que lá estava, sobre saídas profissionais do mesmo.
Ela disse-me que no final do 12º ano teriam um estágio, integrado no curso, que poderia ser em diversas áreas (no panfleto referiam não só as análises clínicas como várias empresas), inclusive em ambiente hospitalar, sendo que poderiam lá ficar a trabalhar após concluírem o 12º ano.

Ora, podem imaginar o meu espanto e a minha súbita raiva. Não é suposto e previsto, segundo a lei, que apenas licenciados estejam a trabalhar nestes sítios?? Agora os miúdos de 12º ano vão também? Então para que é que existe um curso superior?
Não encontrei uma descrição do curso (torno a referir, profissional, ensino secundário!) no site da minha antiga escola, mas encontrei a seguinte descrição no site da escola secundária de arouca:
DESCRIÇÃO GERAL

O(a) Técnico(a) de Análises Laboratoriais é o profissional que, no domínio dos princípios e das técnicas de análise qualitativa, quantitativa e instrumental, realiza ensaios, regista e interpreta os resultados, seleccionando os métodos e as técnicas mais adequadas, para aplicação em contexto laboratorial e/ou em processos químicos.

ACTIVIDADES PRINCIPAIS
Identificar e realizar os principais ensaios e análises por sector de actividade;
Aplicar técnicas de análise química e seleccionar as que melhor se adaptam à resolução de um dado problema;
Recolher e preparar amostras de substâncias e produtos a analisar;
Realizar ensaios físico-químicos e/ou microbiológicos;
Realizar análises qualitativas, quantitativas e instrumentais;
Relacionar métodos e técnicas analíticas a cada processo/actividade; Interpretar resultados de ensaio e análises propondo soluções de alteração dos parâmetros;
Criticar resultados de ensaios e análises;
Realizar tratamento e processamento de dados informaticamente;
Medir e controlar variáveis dos processos físico-químicos e biológicos;
Colaborar na definição e pôr em prática normas de segurança, saúde e ambiente e qualidade;
Armazenar e classificar produtos químicos tendo em conta a análise do risco do produto;
Realizar a gestão de stocks de reagentes;
Realizar gestão de resíduos tóxicos e/ou perigosos;
Identificar processos e tecnologias dos diversos subsectores da indústria química.

http://esec-arouca.pt/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=292&Itemid=135

Eu cada vez mais fico boquiaberta com o que se passa neste país, especialmente em relação à nossa profissão. E cada vez mais me arrependo de ter tirado Análises Clínicas e ainda fico parva como há tanto miúdo aí que está iludido de que os TDT têm trabalho (ainda há alguns dias destruí os sonhos de uma miúda que queria ir para ACSP, ao contar-lhe da situação actual).
xarkitu
Membro

Registado: Sábado, 29 Abr 2006 17:14
Área TDT: Análises Clínicas

Re: Curso Profissional - Técnico de Análise Laboratorial

Mensagempor Espinha84 em Segunda, 29 Mar 2010 16:46

Se estes cursos permitem a ingressão nos nossos laboratórios fico com dúvidas do que realmente somos... Ora técnicos profissionais ficam a ser eles, técnicos superiores de saúde que validam os resultados são os TS farmaceuticos e Biólogos. Onde nos incluímos?
Espinha84
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 04 Mar 2010 14:59

Mensagempor zuppara em Segunda, 29 Mar 2010 17:01

Há esse curso de nível III (12º ano) e de nível IV (CET), já encontrei uma tipa que o tinha e já tinha feito estágio num lab de análises clínicas, no entanto estava no desemprego.
Uma colega minha que trabalha num lab, tem lá uma estagiaria com esse curso ou similar, já fez perguntas à rapariga e facto é que ela não sabe nadinha. (ok é capaz de saber o nome do material, mas isso até em TLB se aprende...).

Não temos Conselho das Profissões ou similar o que nos deixa vulneráveis a estas explorações do mercado de ignorantes basicamente. Pois essas pessoas é que estão a ser enganadas quando tiram esse curso.
Somos um país sem justiça e sem fiscalização, estamos vulneráveis a tudo isto e ninguém quer saber, se na altura de votar as pessoas castigassem os partidos seriamente elegendo um partido que nunca foi eleito ou nem sequer fossem votar, ganhavam mais e faziam uma revolução sem sangue.

Espinha84 os farmacêuticos em Portugal estão nas análises desde o séc XVI, a mim não me incomodam nada. Já os biólogos e companhia é que foram usados temporariamente para colmatar algumas falhas ao longo dos tempos em que havia falta de técnicos ou auxiliares. Agora como não têm saídas no seu mercado das ciências e estão muitos a saltar de bolsa em bolsa, metem-se nas análises à procura do seu tachinho.
Mais uma vez passa pelo que disse acima, sem um representante forte, ficamos vulneráveis a estes ataques.
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23

Mensagempor Ed Costa em Segunda, 29 Mar 2010 20:14

Atenção que estes cursos são normalmente, ou eram da Formação de Jovens em Regime de Alternancia, ou dos CET. Os primeiros eram ministrados parcialmente em Centros de Formação e em empresas, daí a alternancia.Ingressavam como 9º ano e saiam, com o 12º e o curso, mas destinavam-se, no caso das Análises Laboratoriais,(penso como existiu em famácia, mas estes tinham mais dois anos de prática) a outras que não Clinicas.É um aproveitamento indevido pois, em termos de Regulamentação Colectiva de Trabalho, só podem exercer Técnicos com cédula ou com Autorização de exercício e estes sob a orientação de um Técnico. Apenas poderiam ser Auxiliares de Análises Clinicas. Isto para além dos farmacêuticos ou outros, biólogos, e outros de antigos cursos, por exemplo de quimica, que já estavam há muito tempo a laborar e os sindicatos, que negociaram os CCTs, não o podiam ignorar.
Caso se participe à IGAS eles actuam.
Volto a lembrar sem uma organização forte ( e neste aspecto volto a insitir, também como se cita, no Conselho da Profissões que foi uma oportunidade perdida, pela acção dos elitistas que não souberam acolher os antigos que não tinham culpa de, no seu tempo, não existirem cursos e que por isso foram legitimamente integrados nos TDT)
Ed Costa
Membro Veterano

Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Mensagempor zuppara em Segunda, 29 Mar 2010 20:55

Que outras análises se refere?
Análises a águas e alimentos também somos nós que as fazemos... o único papel que vejo para estes jovens desempenharem é arrumar o laboratório, fazerem pedidos e quando muito preparações. Pelo menos nas faculdades sempre era uma mais valia, fora isso as suas competências estão muito aquém do que deveria ser exigido.
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor Ed Costa em Segunda, 29 Mar 2010 23:41

zuppara Escreveu:Que outras análises se refere?
Análises a águas e alimentos também somos nós que as fazemos... o único papel que vejo para estes jovens desempenharem é arrumar o laboratório, fazerem pedidos e quando muito preparações. Pelo menos nas faculdades sempre era uma mais valia, fora isso as suas competências estão muito aquém do que deveria ser exigido.

Bem eu penso que os cursos que citei,á semelhança ao que aconteceu em farmácia, em termos da tipologia dos cursos, os mesmos se destinavam aos laboratórios, não clinicos, mas sim especialente quimicos. É necessário atender que se efectivamente os TACSP , estão preparados para as funções que refere, se verificar no 261/93,nas do mesmo, embora refira Saúde pública, tenho muitas dúvidas que regulamente para além das análises clinicas.O problema é que neste aspecto não é muito clara esta redacção : ( ....promoção da saúde e de promoção, diagnóstico e tratamento da doença ou de reabilitação.).Talvez solicitar intepretação à IGAS ou ACSS.
Ed Costa
Membro Veterano

Mensagempor zuppara em Terça, 30 Mar 2010 00:29

Facto é que existem laboratórios de saúde pública e neles só há dois tipos de profissionais a trabalhar: farmacêuticos e técnicos de análises (não admiro que com o andar da carruagem não tenham metido pessoal de outros cursos). Para além de poder confirmar que no plano curricular existem cadeiras só dedicadas à área das análises a alimentos e água, pois quer queiramos ou não trata-se da promoção da saúde, uma vez que analisamos a presença de agentes patológicos em ambos os casos, e não a composição para fins alimentares, como ocorre nas engenharias alimentares.
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor Giga em Terça, 30 Mar 2010 01:18

desculpem se estou a ser um pouco naive

mas voces duvidam que estes jovens se safem nos labs privados? duvidam que os empresarios desses labs nao se importem de os meter a trabalhar por 475euros, em vez de contratar um licenciado?

eu acho que se perde muito tempo com conversas de corredores (e forum). É necessária uma forte união da classe dos Tecnicos e ainda mais forte mobilização para que sejamos devidamente reconhecidos.

Vejam os enfermeiros...
Giga
Membro

Registado: Quinta, 21 Jan 2010 03:59

Mensagempor zuppara em Terça, 30 Mar 2010 11:25

Não duvido e também não duvido que hajam licenciados a ganhar o mesmo. Prova disso está na fiscalização do IGAS em 2008.
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor Ed Costa em Terça, 30 Mar 2010 11:31

"Giga"]desculpem se estou a ser um pouco naive

mas voces duvidam que estes jovens se safem nos labs privados? duvidam que os empresarios desses labs nao se importem de os meter a trabalhar por 475euros, em vez de contratar um licenciado?

eu acho que se perde muito tempo com conversas de corredores (e forum). É necessária uma forte união da classe dos Tecnicos e ainda mais forte mobilização para que sejamos devidamente reconhecidos.

Vejam os enfermeiros...

zuppara Escreveu:Não duvido e também não duvido que hajam licenciados a ganhar o mesmo. Prova disso está na fiscalização do IGAS em 2008.

Existe um CCT ( igual paras as duas associações) que até tem, o anterior, uma PR e por isso se aplica atodos os laboratórios. Assim o meu sindicato que é subscritor do mesmo não costuma ficar impassível se chegar ao seu conhecimento que tal está a acontecer.
Ed Costa
Membro Veterano

Mensagempor Giga em Terça, 30 Mar 2010 15:07

O mal é essas situações nunca serem reveladas.

Vive-se um clima de medo e instabilidade no nosso país. As pessoas, querem la saber se a ou b nao esta de acordo com a lei. querem é estar caladinhos no seu canto, e dar o menos nas vistas possivel para nao serem despedidas...

Quanto aos utentes em geral, a maioria nem imagina o que seja um tecnico de analises clinicas. E essa gente por certo, nao chegará a um laboratório e procurará saber se é um tecnico a fazer as analises, ou se é "o chico do café".

urge uma regulação e uma entidade fiscalizadora forte para que este tipo de situação se deixe de verificar. Senão para que pagar cerca de 70 euros por um documento que quase ninguem no privado solicita e que as pessoas em geral desconhecem?
Giga
Membro

Registado: Quinta, 21 Jan 2010 03:59

Mensagempor Ed Costa em Terça, 30 Mar 2010 17:02

Giga Escreveu:O mal é essas situações nunca serem reveladas.

Vive-se um clima de medo e instabilidade no nosso país. As pessoas, querem la saber se a ou b nao esta de acordo com a lei. querem é estar caladinhos no seu canto, e dar o menos nas vistas possivel para nao serem despedidas...

Quanto aos utentes em geral, a maioria nem imagina o que seja um tecnico de analises clinicas. E essa gente por certo, nao chegará a um laboratório e procurará saber se é um tecnico a fazer as analises, ou se é "o chico do café".

urge uma regulação e uma entidade fiscalizadora forte para que este tipo de situação se deixe de verificar. Senão para que pagar cerca de 70 euros por um documento que quase ninguem no privado solicita e que as pessoas em geral desconhecem?

O meu sindicato já disse isso mesmo à ACSS. Afinal o que interessou foi fazer dinheiro e agora possuir ou não possuir cédula é o mesmo.Mas com o o meu não brincam pois pelo menos tudo o que lá aparece de denúncias segue e pelo menos em relação à IGAS tem tido acolhimento. O problema é precisamente esse do mêdo quando deviam primeiro ter a cobertuara sindical e denunciar mesmo sigilosamente.
Qunto à organização, estou cansado de bater no mesmo: o disparate de, por posições elitistas, terem existido organizações que boicotaram a constituição do Conselho das Profissões que tinha as melhores condições para actuar neste campo. E o Poder que só se preocupa com o nivel de desemprego, nada lhe interessando que ponha em causa os intersses dos lobbys ( temos o exemplo da Farmácia em que, a Autoridade para o sector, nada faz neste aspecto pois,para além de outros,o Decreto lei 307/2007, que dificilmente o anterior Ministro da Saúde, conseguiu por cá fora, é uma lei de "faz de conta"), nada faz em termos de uma fiscalização com um minimo de eficácia. Veja-se que mesmo com a comunicação social temos problemas de falta de atenção. E não se convençam que é com uma Ordem que resolvemos este problema. Isto quando qualquer que se debruce sobre a legislação do Conselho veria as potencialidades do mesmo. Aliás os citados"lobbys" esfregaram as mãos de contentes"com a sua não constituição, pois o mesmo ia incomodá-los.
Ed Costa
Membro Veterano

Mensagempor lilipat em Quinta, 01 Abr 2010 16:21

zuppara Escreveu:Uma colega minha que trabalha num lab, tem lá uma estagiaria com esse curso ou similar, já fez perguntas à rapariga e facto é que ela não sabe nadinha.

Quase podias estar a falar de mim...lol...no lab onde estou está uma miuda (que está a tirar um desses cursos) a fazer estágio. Ela não sabe nada...perguntei-lhe assim algumas coisas e ela não tem teoria nenhuma e pelo que me disse o curso que ela está a tirar dá para trabalhar em todo o tipo de laboratórios, inclusive de cerâmica. Agora pergunto, o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Só visto... :shock:
"Se caíres sete vezes, levanta-te oito" (provérbio chinês)
lilipat
Membro Veterano

Registado: Terça, 25 Out 2005 14:32

Mensagempor Ed Costa em Quinta, 01 Abr 2010 17:41

lilipat Escreveu:
zuppara Escreveu:Uma colega minha que trabalha num lab, tem lá uma estagiaria com esse curso ou similar, já fez perguntas à rapariga e facto é que ela não sabe nadinha.

Quase podias estar a falar de mim...lol...no lab onde estou está uma miuda (que está a tirar um desses cursos) a fazer estágio. Ela não sabe nada...perguntei-lhe assim algumas coisas e ela não tem teoria nenhuma e pelo que me disse o curso que ela está a tirar dá para trabalhar em todo o tipo de laboratórios, inclusive de cerâmica. Agora pergunto, o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Só visto... :shock:

Mas isso é absolutamente ilegal face à regulamentação laboral e especifica para o sector susceptivel de ser participado à ACT e IGAS, se ela estiver a trabalhar em análises pois só pode estar como Auxiliar. Nesta altura aguarda-se a publicação do CCT Análises clinicas , texto consolidado, que contempla as categorias e funções

Ver em:
http://www.sifap.pt/index.php
Ed Costa
Membro Veterano

Mensagempor zuppara em Quinta, 01 Abr 2010 19:38

lilipat Escreveu:

lol se calhar até é a mesma escola que está a formar e a mandar para laboratórios diferentes.
O que eu sei é que em análises tudo é possível, se eu soubesse o que sei hoje... :roll:
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor lilipat em Sexta, 02 Abr 2010 11:20

zuppara Escreveu:
lilipat Escreveu:

lol se calhar até é a mesma escola que está a formar e a mandar para laboratórios diferentes.
O que eu sei é que em análises tudo é possível, se eu soubesse o que sei hoje... :roll:

Pode não ser a mesma escola...só aqui na minha zona há 2, por isso é capaz de haver muitas espalhadas pelo país.
"Se caíres sete vezes, levanta-te oito" (provérbio chinês)
lilipat
Membro Veterano

Registado: Terça, 25 Out 2005 14:32

Mensagempor Ed Costa em Sexta, 02 Abr 2010 15:14

Pode não ser a mesma escola...só aqui na minha zona há 2, por isso é capaz de haver muitas espalhadas pelo país.

É necessário irmo-nos empenhando em combater essas situações, por muito que nos custe ir pondo em causa prespectivas de emprego para esses jovens, que tiram esses cursos. É que os mesmos tem outras finalidades e, se os enganam,tal tem que se combater, pois para exercer em análises clinicas, só os abrangidos pelos Decretos-lei 320/93 3 320/99 e ,por isso só titulares de cédula profissional de TACSP, ou que tenha ingressado na profiisão antes do 261/93 e aguardem Autorização de Exercício. Aliás, neste aspecto ,as Associações patronais concordam com os siondicatos ( não são, faça-se essa justiça, como a ANF ) e aceitam tal regra. Agora podem existir entidades patronais que , nalguns casos, admito que por ignorância, ou então porque não se preocupam com a qualidade e só com mão de obra mais barata. Assim importa ir esclarecendo pois só podem ser admitidas e funcionar como auxiliares.
Ed Costa
Membro Veterano

Mensagempor celia_pedro em Sexta, 02 Abr 2010 22:03

Boa noite!

Colegas não se esqueçam que estes "Técnicos de Análise Laboratorial" não tem qualificação teorica e possivelmente também prática, para desempenhar funções num laboratório... então não se esqueçam que nós Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde Pública temos formação suficiente para trabalhar num laboratório, e não apenas formação para fazer colheitas, ou fazer de recepcionista, ou imprimir resultados e por dentro de envelopes, e passar ao lado do laboratório... quem estará ocupar o lugar de quem? Acho que as nossas capacidades, a nossa formação está a ser esquecida por laboratórios e nõ só...
Exercerei a minha arte como consciência e dignidade...
A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação...
Juramento de Hipócrates (Adapt. Assoc. Méd. Mundial, (1983))
celia_pedro
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 17 Fev 2010 23:42

Mensagempor celia_pedro em Sexta, 02 Abr 2010 22:05

Há que lutar contra isto... impormo-nos... exigirmos o nosso verdadeiro e merecido lugar num laboratório...
celia_pedro
Membro Iniciante

Mensagempor Alvaro em Quinta, 22 Abr 2010 14:54

Se têm qualificações ou não não sei mas que tenho um par deles a fazer estágio lá no laboratório tenho, e a orientação está a cargo dos bioquímicos lá do sítio
"A diferença entre o presente, passado e futuro é uma mera ilusão..."
Alvaro
Membro

Registado: Sexta, 04 Nov 2005 23:51

Mensagempor Ed Costa em Quinta, 22 Abr 2010 22:19

Alvaro Escreveu:Se têm qualificações ou não não sei mas que tenho um par deles a fazer estágio lá no laboratório tenho, e a orientação está a cargo dos bioquímicos lá do sítio

Mas o que é um facto é que não podem mesmo, como frizo atrás, pois nos termos do CCT aplicável, recentemente publicado no Boletim do Trabalho e Emprego nº14 de 15/4/2010,não existe categoria que os integre a não ser como Auxiliares de laboratório cujas funções não contemplam intervenção na execução de análises clínicas.
Ed Costa
Membro Veterano

Mensagempor jesuagirl em Sexta, 07 Maio 2010 16:56

Boa tarde caras futuras colegas, relativamente ao assunto abordado, tenho a dizer que quem está a tirar curso profissional de "técnico de análise laboratorial" só poderá trabalhar como auxiliar de Laboratório , até porque o curso não é designado como técnico de análise laboratorial mas assim auxiliar de laboratório. Digo isto porque trabalho numa entidade hospitalar e existem algumas pessoas que tiraram esse curso profissional e exercem funções como auxiliar de laboratório. Já agora alguém tirou o curso na RIBEIRO SANCHES? Obrigada
jesuagirl
Membro Iniciante

Registado: Sexta, 07 Maio 2010 16:41

Mensagempor Ed Costa em Sexta, 07 Maio 2010 17:22

jesuagirl Escreveu:Boa tarde caras futuras colegas, relativamente ao assunto abordado, tenho a dizer que quem está a tirar curso profissional de "técnico de análise laboratorial" só poderá trabalhar como auxiliar de Laboratório , até porque o curso não é designado como técnico de análise laboratorial mas assim auxiliar de laboratório. Digo isto porque trabalho numa entidade hospitalar e existem algumas pessoas que tiraram esse curso profissional e exercem funções como auxiliar de laboratório. Já agora alguém tirou o curso na RIBEIRO SANCHES? Obrigada

Evidentemente pois, não podem no sector público, nem no privado.Como digo na mensagem anterior, a regulamentação colectiva de trabalho, como podem verificar, no texto do recente CCT publicado no B:T.E. ( ver no portal do SIfAP ), não os contempla e assim só poderão exercer como auxiliares de laboratório.
Ed Costa
Membro Veterano

Mensagempor Eva em Terça, 11 Maio 2010 16:44

Penso que estao todos errados em relaçao a este assunto... eu propria fiz o ensino secundário num curso desses e hoje em dia estou a tirar a licenciatura de análises clínicas e saude pública. fui muito bem preparada a nível prático e teórico para o estágio e, consequentemente, para a faculdade. estou na faculdade porém, penso que mesmo sem esta licenciatura, faria um bom trabalho no mundo profissional. estes jovens nao vos querem tirar o lugar, e se acham que eles nao estao bem preparados, porquê o medo? deixem de ser preconceituosos, informem-se em locais e com pessoas que estejam envolvidas no assunto e so depois comentem. eu propria fiz o meu estagio num hospital e nao me senti mal preparada tanto a nível prático como teórico.

agora sobre algumas expressoes utilizadas:
- Esses "miudos" sentem-se tao à vontade com aquilo que querem que fazem uma escolha logo no 10ºano.
- TLB é uma disciplina que ja nao existe desde a reforma do ensino, logo, nao digam que o que se aprende nesse curso se aprendia nessa disciplina pois, além de ser mentira, ja nao é possivel comprovar.
- Como eu sou exemplo, estas pessoas podem seguir para a faculdade, tanto na área da saúde como noutra qualquer.
- O "chico do café" consegue fazer, em 3 anos, aquilo que muitos de voces nao conseguem em 4 a nível prático. A teoria, para quem nao a consegue assimilar bem no secundário, acaba por se decorar facilmente no mundo do trabalho.
- A parte laboratorial do curso é aprendida para todas as áreas nas quais poderao exercer, logo, é normal existirem locais tao diferentes para se realizarem os estágios.
- Só por eles nao serem licenciados, nao quer dizer que o seu trabalho nao tenha qualidade.
- jesuagirl disse que o curso era para auxiliar de laboratório. Isso é mentira. O curso é de técnico de nível III, nao de auxiliar, se essas pessoas trabalham como auxiliares, é porque a isso se quiseram sujeitar. O que nao é estranho, visto a quantidade de desemprego existente nos dias de hoje.

Tenho pena que, em pleno século XXI, as pessoas critiquem cursos profissionais que há muito sao aplicados e bem sucedidos em muitos países da Europa.
Eva
Membro Iniciante

Registado: Terça, 11 Maio 2010 16:22

Mensagempor celia_pedro em Terça, 11 Maio 2010 22:07

Cara Eva
Se considera que as pessoas com o curso profissional de Técnico de Análises Laboratorial estão tão bem qualificados como um licenciado em Análises Clínicas e de Saúde Pública, então porque foi tirar a licenciatura? Então qual o objectivo da licenciatura?

E passo a informar-lhe que qualificações de nivel III e nivel IV, como é o caso de Bacharelatos e Licenciaturas, é muito mas muito diferente.

Não menosprezando, de modo algum, o trabalho das pessoas qualificadas com este curso, quer equipara-las a um Técnico de Saúde de Análises Clínicas é ridiculo. Equiparar um curso profissional com uma licenciatura não é de modo algum aceitavel.
E como futura Técnica de Saúde, e quando começar a trabalhar e se deparar com os erros e a imaturidade destes e outros cursos vai perceber que fazer esta comparação é ridicula.
celia_pedro
Membro Iniciante

Próximo

Voltar para ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes