Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Farmácia

Moderador: Nuno Marques

Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Sinvastatina em Domingo, 05 Ago 2012 20:22

Petição Pedido para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Esta petição tem o objetivo de unir todos os cursos da área da Farmácia num só curso comum , pois temos cursos de Ciências Farmacêuticas e Farmácia, cujo objetivo é o mesmo e como tal, devia de haver um curso único que englobasse todos estes, pois temos as funções de Técnico de Farmácia e Farmacêutico que são as mesmas e cuja a diferença esta unicamente na carreira profissional.

Os signatários

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVe ... 2012N27529
Avatar do utilizador
Sinvastatina
Membro Veterano
 
Mensagens: 833
Idade: 39
Registado: Sexta, 09 Set 2011 11:51
Localização: Lisboa
Sexo: Feminino
Área TDT: Dietética

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Ed Costa em Domingo, 05 Ago 2012 23:11

sinvastatina:Para quem conhece só minimamente o sector sabe que isto não vai ser tomado a sério e tal não é bom para a classe. Se reivindicassem, especialmente agora com a situação das farmácias comunitárias, para os Técnicos de farmácia TDT (até podia ser só os licenciados) funções de maior responsabilidade, como por exemplo o que já acontece com os Postos de MNSRM,e que tal fosse extensível a pequenas farmácias, ou substituindo a ausência dos directores , como acontecia na vigência do 48547, com os então ajudantes técnicos, vá lá, ou vamos lá, no sector público. Os do lobbY, Ordem, ANF, SNF, e mesmo AFP, devem rir-se com esta petição. Mas alguma vez existe ambiente no poder para serem receptivos a tal quando ,ainda recentemente, desconheceram ( e tudo tem feito para isso ) os Técnicos no Decreto-lei sobre horários nas farmácias Será que acreditam que é por entenderem que são todos farmacêuticos, ou será porque só querem os ex-ajudantes técnicos e os TAF ?
Outra questão que ainda não compreenderam é que para qualquer reivindicação no privado necessitavam do apoio dos mais de 5000 ex-técnicos de farmácia? Mas alguns, tudo,fizeram sempre para os hostilizarem.
Mas antes porque não, aqui com bastantes condições de êxito, a uniformização, esta absolutamente justificada, dos dietistas e nutricionistas? Aliás, mesmo para as entidades oficiais pensar que em Farmácia é possível fazer a junção de um curso do Politécnico a um Mestrado do Universitário é absoluta ingenuidade.Criar um curso único é acabar com a licenciatura em farmácia isso interessa às duas classes ? Era abrir o caminho para os CET ,a exemplo dos Açores e isso ia prejudicar gravemente a empregabilidade. Continuem mas garanto-lhes que correm o risco de não serem levados a sério. Experimentem por, exemplo colocar este anúncio no netfarma ou na farmácia Distribuição e vão ver a reacção.Se fosse, como já aqui cheguei a sugerir,que a licenciatura desse equivalência a uma parte do de Ciências Farmacêuticas podia ser aceitável .Para criar um curso novo para os dois, significaria que os Licenciados não mudavam de posição.
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Ed Costa em Segunda, 06 Ago 2012 00:06

Quis dizer "..mais de 5000 ex-ajudantes técnicos de farmácia"
Outra questão acerca de se afirmar na Petição "...as funções de Técnico de Farmácia e Farmacêutico que são as mesmas e cuja a diferença esta unicamente na carreira profissional " Mas estão a referir-se só ao sector público? Aqui admito que as funções podem ser iguais mas no sector privado os segundos podem exercer funções direcção técnica e não os segundos.
Isto embora fora destas funções todos exercem as mesmas funções ( farmacêuticos e técnicos de farmácia de qualquer formação).Isto não mostra que não valeu a pena obrigarem-se estes TDT a mais um ano do curso ?. Só para nos podermos vangloriar de sermos em termos de formação um excepção na Europa ? Esqueceram-se da possibilidade de virem considerar que uma formação como CET ser considerada suficiente e assim correrem o risco de os terem vir a ter,mesmo no continente.
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor farma1 em Segunda, 06 Ago 2012 08:41

Cara sinvastatina

Agradeço a sua atenção para essa causa, mas apesar de concordar com a causa, não acredito tal como o ed mencionou no sucesso. Como tal sugiro, caso seja a autora da petição que a cancele, fazendo uma nova em que mencione:

- devido a factos de ordem economica não se justifica a existencia de 2 licenciaturas
- de modo a simplificar as categorias, principalmente no ambito europeu, em que as funções, competencias e habilitações academicos dos técnicos nada tem a ver, e como tal a equivalencia seria injusta.
- de modo a corrigir toda a descriminção que se faça entre classes em que no fundo as funções são as mesmas apesar de carreiras e responsabilidade injustamente diferente.
- Pelo facto de todos os tecnicos serem possuidores de licenciatura ou possuidores de experiencia e historial que lhe permitem exercer as funções com total autonomia, que no fundo foi o que acontecido na prática.

Sugere-se que todos os profissionais credenciados pelo Estado Portugues, farmaceuticos e tecnicos (licenciados ou ex ajudantes) sejam colocados numa unica carreira indiscriminatoria e no futuro obrigatoriamente homogenea.

Um ponto a parte, para o estado talvez fosse favoravel visto que pouparia dinheiro na formação, e os ordenados recentemente tabelados para os farmaceuticos como são baixos, aproximam-se dos 1000 euros, não seria impeditivos para os exajudantes ou tecnicos que de momento se encontram no privado.
farma1
Membro
 
Mensagens: 79
Registado: Domingo, 01 Ago 2010 15:03
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Sinvastatina em Segunda, 06 Ago 2012 09:16

Bom dia, sim eu sou desenvolvi, este petição à semelhança de outra que existe (a pedir a unificação dos cursos de nutrição e dietética), que á semelhança de farmácia também não se justifica. (não sou o autor dessa petição).
Relativamente ao Tópico Técnico superior de farmácia-Onde existe tal categoria profissional, penso que é com um diàlogo construtivo e civismo e respeito pelas opiniões pessoais de cada um que as coisas se constroem.
Relativamente a petição farma1, sim essa seria uma boa ideia.
Mas quando criei esta petição, sabia à partida que este tema seria um tema fracturante, quer entre a classe dos técnicos de farmácia e farmacêuticos.
Avatar do utilizador
Sinvastatina
Membro Veterano
 
Mensagens: 833
Idade: 39
Registado: Sexta, 09 Set 2011 11:51
Localização: Lisboa
Sexo: Feminino
Área TDT: Dietética

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Ed Costa em Segunda, 06 Ago 2012 12:13

sinvastatina.Precisamente por se saber que é fracturante, e ainda mais sem nenhuma possibilidade de êxito é que nem devia ter sido apresentada.Consciencializem-se que presentemente ,e nos tempos mais próximos, só duas alternativas se colocam : ou emigração ou o privado.E neste a unidade de todos é importante.Calcula o que se está a passar com o novo Código do trabalho? Veja o caso da hotelaria e assim não se pode vir a colocar a situação de formas de luta. E estas fazem-se sem os mais antigos quando são os novos que estão com maiores problemas mesmo farmacêuticos ? É mais fácil defender condições consolidadas do que as novas.Sabe que ainda são a maioria dos meus consócios que têm vencimentos superiores mesmo que muitos farmacêuticos que me dizem se estão até a oferecer por 600 euros ? E o que ganhavamos de horas extraordinárias quechegavam a ter o acréscimi de 175% e agora passam par 37,5 e 50 % ? A categoria de técnico superior de farmácia é legitimo que a reinvindiquem no público, ainda mais se os enfermeiros a tiverem, mas é extrmente negativo levantar-se esta questão no privado.Tanto mais que,mesmo no público, só se os farmacêeuticos tiverem outra superior.Sou eu que lho digo e que não sou nenhum ignorante das peculariedades de sector. E ainda pior ,quando as organizações se autointitulam já de superiores o que ainda acrescenta á resistência de outros.Sabe por exemplo que uma das razões de se tentarem reduzir os técnicos a uxiliares do farmacêutico foi a falta de cuidado na forma de aumentar o grau académico. Tanto mais quando acompanhado da desvalorização dos ex-ajudantes técnicos. E não só essa pois também houve ,nos antigos, a tentação de deixar passar os TAF, o que eu sempre combati, mas não aconteceu o mesmo como outro sindicato ? e com aquela posição fomos bastante prejudicado quanto à sindicalização E ainda mais depois da afonta de que fomos vitimas quando da tentativa de constituição do Conselho ncional das Profissões.Mas acturam convencidos que as suas reivindicações de superioridade ,em todos os aspectos estavam consolidadas. Foi só esperar queas entradas no público praticamente acabassem.
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Ed Costa em Segunda, 06 Ago 2012 12:32

A autonomia dos tecnicos já existe como já existia com o 48547,salvo pernte o director técnico.Como já disse nos, termos do mesmo, podiamos exercer sem a presença do mesmo. e até também não a perdemos com o 320/99. Agora o que acontece é que o lobby não o quer reconhecer.É pelo reconheciento desta autonomia que o meu sindicato sempre se bateu e não pelo titulo de superior. Não esquecer que ela consta do 320/99 e isso legitima a nossa luta nesse sentido.
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor farma1 em Segunda, 06 Ago 2012 13:33

Mas sabe qual é o problema? É que apesar de ter-mos aqui em Portugal autonomia para dispensar medicamentos na ausencia do farmaceutico, pelo menos em relação aos não sujeitos a receito médica, nos outros paises tal não acontece, porque lá os técnicos não tem o nivel de habilitações exigidas como aqui.

Como tal, e para homogenizar a nivel internacional, a unica maneira de ser-mos justamente reconhecidos internacionalmente devido as nossas competencias especiais de este pais, é de a ordem dos farmaceuticos nos reconhecer como tal, para que possamos iniciar um processo de equivalencia em paises como o reino unido e os EUA.

E o facto de devido as nossas competencia sejam elas no tecnicos licenciados ou exajudantes, serem suficientes para assumir a responsabilidade da direccção tecnica é mais um razão para o caminho da simplificação e da atribuição de categoria unica.

Além de que neste momento temos um excesso de profissionais qualificados e deveria haver uma lei que obrigasse que os unicos profissionais a dispensar um medicamento fosse um farmaceutico.

Resta recordar que apesar de os farmaceuticos falaram que eles seriam os unicos capazes de assegurar um responsabilidade como a direcção técnica na verdade, a noite nos serviços em que por vezes surgem situações desafiadoras, onde está o farmaceutico onde fica o tecnico sozinho, seja na maior parte das vezes exajudante?
farma1
Membro
 
Mensagens: 79
Registado: Domingo, 01 Ago 2010 15:03
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor farma1 em Segunda, 06 Ago 2012 13:39

Mas ha uma razão que poderia ser a favor do lobby da ANF Infarmed e ordem dos farmaceuticos, é que se fosse assumido como essencial a dispensa do medicamento um unico profissional reconhecido (farmaceutico), as parafarmacias não poderiam competir com as farmacias pelo menos em termo de preço de mão de obra, pois hoje é permitido contratar um farmaceutico por 1000 euros base, é esse deve ser o salario médio dos profissionais da farmacia, no entanto as parafarmacia seriam obrigadas a recrutar profissionais qualificados que de momento existem de sobra por pelo menos 1000 euros.

Ganhavam os profissionais, os utentes pela qualidade de serviço, ganhava o estado pelo diminução da despesa com a formação e as farmacias pela diminuição de um factor de concorrencia das grandes superficies.
farma1
Membro
 
Mensagens: 79
Registado: Domingo, 01 Ago 2010 15:03
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor farma1 em Segunda, 06 Ago 2012 21:19

Tenho andado a pensar e que dizem de se construir uma petição para que a dispensa dos medicamentos, sejam eles sujeitos ou não sujeitos a receita médica, seja apenas realizada por técnicos de farmácia e farmaceuticos, não podendo de forma algura ser realizada ou delegada a um outro profissional, seja na farmácia ou nas parafarmácias?
farma1
Membro
 
Mensagens: 79
Registado: Domingo, 01 Ago 2010 15:03
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Ed Costa em Segunda, 06 Ago 2012 23:25

Sem uma petição formal é por isso que o meu sindicato se bate desde há muitas dezenas de anos,Nos seus arquivos existem inúmeras provas destes factos. Desculpem, todos os que se sintam que os estou a citar, mas todas estas acções foram sempre prejudicadas pelas atitudes dos tais que consideravam que esses eram somente os formados, agora licenciados. E isto quer para os TDT de Farmácia, quer de outros, especialmente análises clinicas e fisioterapia , profissões onde existe mais exercício ilegal incluindo os tais da Autorização de exercício ( desde 1999 pendentes ) mesmo ,por exemplo, massagistas, formados no género dos TAF, a exercer funções de fisioterapia, soluções como está previsto no 320/99.Impunha-se assim encontrar uma solução para os mesmos, assim como para os que registaram prática entre 99 e 2007, de forma qua sua função não colidisse com as dos TDT. Porque não de uma forma como existia antes com os ajudantes que só podiam dispensar MNSRM e acompanhados por um ajudante técnico. Fora disto só efectivamente deviam ( aliás bastava cumprir o legislado ) interferir em actos farmacêuticos os titulares de cédula profissional emitida pela ACSS ou Ordem dos Farmacêuticos, assim não me parece despropositada a referida petição. Também se devia reivindicar a constituição do Conselho das Profissões de forma a melhor ser controlada este exercício. Aliás o mesmo podia melhor sem custos substituir a Ordem e coadjuvar as entidades responsáveis pela fiscalização.
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor farma1 em Segunda, 06 Ago 2012 23:36

Tem-se verificado que actualmente o Estado Português, investe considerávelmente na formação de farmacêuticos e técnicos de farmácia.


Os farmacêuticos e os técnicos de farmácia, são dois profissionas da área da farmácia, cujo acesso à profissão exige actualmente como pré-requisito, um mestrado integrado em ciências farmaceuticas e uma licenciatura em farmacia, respectivamente.


A formação de estes profissionais incide principalmente em conhecimentos de uma grande importancia para a correcta, segura e eficaz dispensa de medicamentos, sejam estes sujeitos ou não sujeitos a receita médica.


Em alguns paises desenvolvidos a dispensa de medicamentos principalmente os não sujeitos a receita médica cabe, exclusivamente aos farmaceuticos, não sendo realizada por mais nenhum profissional.


Recentemente em Portugal tem-se verificado um excesso no mercado de trabalho, de farmacêuticos e técnicos de farmácia, que vêm as suas funções na dispensa do medicamento, serem realizadas por profissionais cuja formação não é comparavel a formação obtida a nivel do ensino superior.


Pelo facto de que a dispensa de medicamentos exigir por natureza um conhecimento técnico que salvaguarde a segurança do utente, e pelo facto de possuir-mos no nosso pais profissionais credenciados, em quantidade suficiente para assegurar a dispensa do medicamento, venho por este meio divulgar o meu interesse na obrigatoriedade da dispensa do medicamento, por parte de um farmaceutico ou técnico de farmácia, devidamente registado e identificado, não devendo ser permitido nem delegado essa dispensa a nenhum outro profissional nas farmácia e nos locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica.
farma1
Membro
 
Mensagens: 79
Registado: Domingo, 01 Ago 2010 15:03
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Ed Costa em Segunda, 06 Ago 2012 23:44

Muito bem .Estou de acordo.É de avançar pois vai de certeza ter muitas adesões.Eu subscrevo.
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor farma1 em Terça, 07 Ago 2012 08:20

Bom dia

Eu sugeria que fosse o Ed a remeter para o responsavel do sindicato, pois esta declaração mexe com muitos interesses e julgo que o sindicato além de estar mais protegido seria a entidade certa para avançar com uma petiçao deste genero.

Isto claro se o sindicato concordar com uma petição deste genero, sugeria que fizesse uma revisão as declarações ate porque apesar de que em certos paises ser o farmaceutico o unico responsavel pela dispensa este autoriza verbalmente ao tecnico para dispensar, nao querendo de este modo me compremeter com uma consequencia de falsa declaração.

Se o sindicato decidir avançar não só serei o segundo a assinar como me comprometo em divulgar a petição de uma maneira séria e insistente.

Cumprimentos
farma1
Membro
 
Mensagens: 79
Registado: Domingo, 01 Ago 2010 15:03
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Sinvastatina em Terça, 07 Ago 2012 10:30

bom dia, também concordo com uma petição, nesses termos, agora creio que como foi dito vai mexer com muitos interesses, nomeadamente alguns grandes grupos económicos, como sonae entre outros que apostam em pessoal não qualificado.
Avatar do utilizador
Sinvastatina
Membro Veterano
 
Mensagens: 833
Idade: 39
Registado: Sexta, 09 Set 2011 11:51
Localização: Lisboa
Sexo: Feminino
Área TDT: Dietética

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Ed Costa em Terça, 07 Ago 2012 10:35

O sindicato tem um problema que é os muitos sócios que são dos que registaram prática entre 1999 e o 2007 pois para o Infarmed ela só acabou com 307/2007, o que não colhe mesmo pela ACT que bloqueou a emissão de carteiras profissionais. Por isso os registos estão pendentes na Direcção de Inspecção e licenciamento do Infarmed. Estes nos Açores foram legalizados como TAF e entendíamos que isso não devia acontecer em mais lado nenhum pois as funções não podem ser ser iguais às dos Técnicos e isso está esclarecido legalmente ( veja-se explicação em mensagem minha em Noticias do Debate e Opinião).Simplesmente habilidosamente o Infarmed furta-se a cumprir. O Bloco de Esquerda tem pendente uma recomendação ao Governo para resolver o problema quanto aos atrás citados.
Assim sei que o sindicato não vai tomar essa iniciativa embora individualmente todos os dirigentes e a maioria dos sócios concordam com ela. Ainda mais porque tem pendentes várias reclamações até ao Provedor de justiça. Mas aprova-a nos termos que propõe e divulgá-la-á.
Não tenho absolutamente certezas que noutros países sejam só os farmacêuticos pois sei que existem técnicos ou similares, que intervêm em actos farmacêuticos. Não têm é em regra uma formação igual á nossa actual. Mas disso a AFLP que se arrogada de, salvo erro, presidir a uma associação europeia de Técnicos de Farmácia deve saber bem.~
Em qualquer caso não existe nenhum problema com o texto que propõe. Só sugeria:
Os farmacêuticos e os técnicos de farmácia, são dois profissionais da área da farmácia, cujo acesso à profissão exige actualmente como pré-requisito, um mestrado integrado em ciências farmaceuticas e uma licenciatura em farmácia, respectivamente e estão legalmente dotados de cédulas profissionais emitidas pela Ordem dos farmacêuticos ou pelos Serviços oficias do Ministério da Saúde.

Assim ficaria coberta uma possível dúvida dos não licenciados e reforça a petição.
Aconselho-o isso que individual ou colectivamente avance pois tem todo o apoio do SIFAP.
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Ed Costa em Terça, 07 Ago 2012 10:48

Recomendava leitura de Noticias no Debate e Opinião mas verifico agora que é em.
viewtopic.php?f=18&t=11751
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor farma1 em Terça, 07 Ago 2012 14:04

Depois de tanta confusão, de pontos de vista contraditórios, e apesar de a minha opinião ser de que um dia seria justo criar um carreira unica na area da farmácoa, cheguei a conclusão que as coisas não se fazem de um dia para o outro.

Apesar de os meus conflitos com o nosso colega Ed, ha pelo menos um ponto de concordancia, julgo que a proposta que submeti seja do interesse dos técnicos, dos farmacêuticos e dos utentes, principalmente dos profissionais recem formados e desempregados que apesar de tal não parecem estar sensibilizados para estes assuntos. Espero que todos nós independentemente de cada classe profissional verifique que esta petição no fundo defende além de a nossa empregabilidade, em primeiro lugar a saúde da população e como tal espero que todos tenha-mos a sensibilidade para assinar, divulgar e lutar para que esta causa seja ouvida na assembleia da republica e que supere aos interesses dos grandes grupos e organizações que defendem a falta de qualidade desde que tenham baixos custos.

Cumprimentos
farma1
Membro
 
Mensagens: 79
Registado: Domingo, 01 Ago 2010 15:03
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor farma1 em Terça, 07 Ago 2012 14:04

farma1
Membro
 
Mensagens: 79
Registado: Domingo, 01 Ago 2010 15:03
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Sinvastatina em Terça, 07 Ago 2012 14:31

Concordo, com farma1, as coisas não mudam por decreto, às vezes o mudar de mentalidades e acima de tudo ''mexer com os interesses estabelecidos'' demora muito tempo.
Avatar do utilizador
Sinvastatina
Membro Veterano
 
Mensagens: 833
Idade: 39
Registado: Sexta, 09 Set 2011 11:51
Localização: Lisboa
Sexo: Feminino
Área TDT: Dietética

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Ed Costa em Terça, 07 Ago 2012 16:02

farma1 Escreveu:Depois de tanta confusão, de pontos de vista contraditórios, e apesar de a minha opinião ser de que um dia seria justo criar um carreira unica na area da farmácoa, cheguei a conclusão que as coisas não se fazem de um dia para o outro.

Apesar de os meus conflitos com o nosso colega Ed, ha pelo menos um ponto de concordancia, julgo que a proposta que submeti seja do interesse dos técnicos, dos farmacêuticos e dos utentes, principalmente dos profissionais recem formados e desempregados que apesar de tal não parecem estar sensibilizados para estes assuntos. Espero que todos nós independentemente de cada classe profissional verifique que esta petição no fundo defende além de a nossa empregabilidade, em primeiro lugar a saúde da população e como tal espero que todos tenha-mos a sensibilidade para assinar, divulgar e lutar para que esta causa seja ouvida na assembleia da republica e que supere aos interesses dos grandes grupos e organizações que defendem a falta de qualidade desde que tenham baixos custos.

Cumprimentos


Colega:Já me dirijo a si nestes termos pois tomou essa inciativa. Obrigdo porter acolhido a minha proposta de acréscimo e também por ter concluido que as coisas não se fazem num dia para o outo e, por isso, temos que saber actuar dentro de uma estratégia correcta.Efectivamente tudo isto afecta grandes sintersses e eu tenho a vivência de muitos anos desta situação.
Vou providenciar para ser enviada aos meus consócios titulares de cédula profissional.
Retribuo cumprimentos




Retribuo
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor farma1 em Terça, 07 Ago 2012 19:43

cara sinvastatina

apesar de ter submetido a petição não a consegui ver ainda nas mais recentes, quando submeti apareceu uma mensagem a dizer que a petição seria confirmado por email, no entanto não recebi ainda nada. Como decorreu com a sua petição?
farma1
Membro
 
Mensagens: 79
Registado: Domingo, 01 Ago 2010 15:03
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Sinvastatina em Terça, 07 Ago 2012 20:26

sim ja assinei!
Avatar do utilizador
Sinvastatina
Membro Veterano
 
Mensagens: 833
Idade: 39
Registado: Sexta, 09 Set 2011 11:51
Localização: Lisboa
Sexo: Feminino
Área TDT: Dietética

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor farma1 em Terça, 07 Ago 2012 20:52

Sim mas quando fez a outra petiçao teve de confirmar alguma coisa no seu mail?
farma1
Membro
 
Mensagens: 79
Registado: Domingo, 01 Ago 2010 15:03
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: Petição para a uniformização dos cursos da área da Farmácia

Mensagempor Ed Costa em Quarta, 08 Ago 2012 10:29

Já foi enviada aos meus consócios.Mas como se procede para individualmentev a subscrever?
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Próximo

Voltar para FARMÁCIA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante