Emprego em Radiologia

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Radiologia.

Emprego em Radiologia

Mensagempor chicago em Terça, 12 Jan 2010 15:39

Boa tarde,
Alguem pode me ajudar a dizer como se arranja emprego na area?
Terminei o meu curso vai fazer em Julho 2 anos e ate à data não consegui arranjar nada.
Se alguem me pder ajudar, ficava muito agradecida....
chicago
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 02 Dez 2009 11:00
Área TDT: Radiologia

Re: Emprego em Radiologia

Mensagempor adegaspires em Quarta, 13 Jan 2010 08:13

Boas !
Realmente não está fácil arranjar trabalho na área, contudo dois anos já é algum tempo pelo que te aconselho a rever o modo como tens executado a procura e tentar fazer uma revisão na estruturação do currículo.
No teu caso a possibilidade de realização de um estágio voluntário numa instituição seria uma boa hipótese para mostrares os teus conhecimentos.

Saudações radiológicas.
adegaspires
Membro Iniciante

Registado: Segunda, 19 Nov 2007 23:03

Mensagempor chicago em Quinta, 14 Jan 2010 17:49

Eu não faço estágios voluntários, simplesmente não trabalho de graça! Nem os imigrantes trabalham porque é que eu tenho de trabalhar para mostrar o quer que seja?!
Tirei o curso em 4 anos, estudei e trabalhei o tempo todo, não chumbei nem deixei cadeira nenhuma para tras, tive de fazer um empréstimo para pagar o curso, porque tenho de trabalhar de graça?
Ainda não deu para perceber que enquanto houver pessoas a sujeitarem-se a isso nunca haverá emprego? Para quê pagar se ha pessoas a trabalhar de graça?
As pessoas que sujerem esses estágios podem sempre abdicar de um ou dois trabalhos que têm para dar empregos aos outros.
Como podemos ser uma classe respeitada se dizemos aos nossos colegas para trabalharem de graça?!
chicago
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 02 Dez 2009 11:00

Mensagempor hugolpneves em Quinta, 14 Jan 2010 23:42

chicago Escreveu:Como podemos ser uma classe respeitada se dizemos aos nossos colegas para trabalharem de graça?!

Totalmente de acordo.
Existem muitos locais, especialmente privados, que se aproveitam destas situações para não contratarem ninguém e viverem à custa de mão de obra gratis durante mto e mto tempo.
Nunca seremos uma classe respeitada se nos sujeitarmos a trabalhar de graça ou a trabalharmos por uns miseros euros, como acontece em alguns locais em que pagam 600euros por mês para um horário das 9h às 19h e estar de prevenção 24h!!!!

Reparem que o que acontece com a classe médica é ao contrário: Cada vez existem menos médicos a concorrerem a vagas no quadro dos hospitais para depois serem chamados para ocuparem as mesmas vagas através de empresas de prestação de serviços de saúde onde lhes pagam uma fortuna à hora (chega aos 90euros por hora), o que é muito a cima da tabela remonatória da função pública.

É isto o que acontece e o que faz com que o trabalho deles sejas cda vez mais valorizado (leia-se bem pago). E isto acontece no Litoral, não estou a falar de "terriolas" do Interior de Pt. Os médicos existem ao pontapé por cá, só que querem é ser cada vez mais bem pagos...............
hugolpneves

Registado: Terça, 17 Mar 2009 20:25

Mensagempor adegaspires em Sexta, 15 Jan 2010 08:28

Caros colegas, eu tal como vocês também não estou de acordo com a realização de estagios voluntários e felizmente nunca tive necessidade de recorrer a eles.
Relembro também ao chicago que o primeiro conselho que lhe dei foi que realizasse uma revisão ao currículo e ao modo como executava a procura de emprego. Mas também reconheço que no caso dele que já está parado há dois anos realizar um estágio voluntário devidamente estruturado e numa instituição credível só lhe valorizaria os seus conhecimentos bem como o currículo através da experiência profissinal.

Saudações radiológicas
adegaspires
Membro Iniciante

Mensagempor dianafelisberto em Sexta, 15 Jan 2010 18:27

Estágios voluntários???? Pra quê????
Também acabei o curso ha quase 2 anos e entretanto fiz 3 estágios voluntários e vários cursitos, congressos, etc.. E de nada valeram...
Inclusive, no último estágio que fiz foi numa clínica privada que me disse que me ia por primeiro a aprender a trabalhar e depois me contratavam..Resultado: Tive 3 meses sem me dizerem absolutamente nada, ainda fiz as férias de um técnico e quando me fartei do silêncio, vim embora e nem um obrigada me disseram...
Já cheguei ao ponto de ir a uma entrevista para um hospital público e disseram na minha cara que era para um rapaz de lá...bla bla bla....
Resumindo....ou arranjamos também uma cunha ou, por muita vontade que tenhas em mostrar o que vales e por muito bom que sejas, não vais lá, isso já não chega...Infelizmente.

:P
dianafelisberto

Registado: Terça, 16 Set 2008 21:00

Mensagempor Joel Graça em Sexta, 15 Jan 2010 19:45

Há estágios e estágios.. eu já fiz estágio voluntário mas sei que não estive a ser "usado" porque eu não estava a substituir nenhum técnico uma vez que tinha o técnico a supervisionar-me.. para quem está parado e não tem um trabalho a tempo inteiro isto até pode ser útil, vai mantendo o contacto com a radiologia e ganhando uns "contactos", depois pode ser o tal "rapazinho de lá" a quem dão o emprego.. lol

Claro que não defendo os estágios voluntários como forma de mão de obra grátis, isso não, não podemos permitir que aconteça..
Joel Graça
Webdesigner

Registado: Sábado, 07 Out 2006 14:42

Mensagempor amartins em Sexta, 15 Jan 2010 21:59

Boa Noite, caros colegas, a pergunta inicial deste tópico é a que eu faço a mim própria todos os dias, como arranjar trabalho na nossa área, eu também sou mais uma técnica de Radiologia que procura emprego a 2 anos, mas ao contrário da maior parte de voçês eu tenho experiência profissional de mais de 4 anos, e como não tenho cunhas, não tenho emprego na área, e claro que não posso fazer estágios porque já tenho experiência profissional, e obviamente não vou trabalhar de graça, é claro que estou a trabalhar noutra área pois tenho que me sustentar, e por isso não tenho o tempo que gostaria para procurar trabalho na área.....mas aquilo que mais gostava nesta vida era voltar a trabalhar como tecnica de Radiologia...Fica o testemunho e se alguem puder ajudar agradeço...

Saudações
amartins
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 01 Out 2008 08:18

Mensagempor adegaspires em Sábado, 16 Jan 2010 16:06

"Há estágios e estágios.."

Concordo plenamente contigo joel e como desde o início referi só concordo com eles quando devidamente estruturados e quando sabemos que vão constituir uma fonte de aprendizagem para nós.

Saudações radiológicas
adegaspires
Membro Iniciante

Mensagempor Kat em Sábado, 16 Jan 2010 20:24

Também fiz estágios voluntários e isso ainda não me ajudou a encontrar trabalho. É frustrante mas sei que as perspectivas seriam piores se não tivesse adquirido alguma experiência através dos estágios. Felizmente nunca estive numa situação de exploração e consegui melhorar o currículo, aprendi bastante e foi muito bom estar em contacto com a área.

Os estágios voluntários são uma problemática muito delicada… Não contratam recém-licenciados porque não têm experiência, mas se nunca nos derem uma oportunidade de trabalho nunca haveremos de adquirir experiência! E o tempo vai passando e até quando nos poderemos intitular de “recém”-licenciados?
Perante o panorama actual da situação em radiologia, e falando muito francamente, se não têm cunhas ou o que lhes queiram chamar, não vai ser pelos vossos belos olhos que vos vão contratar. A única opção é adquirir experiência pela única via possível, os estágios voluntários. E nem sequer é fácil arranjar um estágio! Há tantas escolas que apenas os estágios curriculares são suficientes para lotar os serviços de Radiologia.

É indescritível o que se sente ao ver pessoas que não fizeram estágios, têm menos qualificações, não foram a congressos, mas que conseguem trabalho e nós não… É horrível, desesperante e revoltante. O “mundo” da Radiologia é muito fechado, mesquinho e injusto.
É uma situação incomportável e é perante isto que muitos de nós são forçados a procurar trabalho no estrangeiro. Sim forçados, porque embora pareça uma experiência maravilhosa, cheia de potencialidades, importa também abdicar de muito e enfrentar muitos obstáculos. Não havendo lugar para ficar, nunca será uma escolha justa.

O que quero dizer é que não é aceitável que não exista lugar para nós no nosso país. Para que anda o Estado português a formar profissionais se esses vão exercer para o estrangeiro? É pura má gestão. Enquanto isso, em Portugal temos serviços de Radiologia com falta de pessoal e/ou com maus profissionais. Porquê? Não há regulação da profissão, não há limitação do número de vagas no Ensino Superior, não há fiscalização, não há sanção das más condutas profissionais e pessoais…

Se me arrependo de ter feito estágios voluntários? Claro que não. Se me revolto com a injustiça de os ter feito e de mesmo assim me negarem uma oportunidade para trabalhar em Portugal? Claro que sim.
Kat

Registado: Sexta, 16 Fev 2007 15:32

Mensagempor Orlando Oliveira em Domingo, 17 Jan 2010 22:51

So posso concordar com tudo o que se diz neste topico. e é triste que toda esta situaçao seja tao clara no nosso pais, expecificamente nesta area. Sou licenciado vai pra dois anos e trabalho nada. Ate porque tal como ja disseram, trabalhar de graça nunca, mau de obra qualificada (ou ate nao) paga-se.
A experança de arranjar algo nesta area é cada vez menor, por isso resta fazer pela vida e trabalhar noutras coisas que nos possam dar valor, porque pelos vistos o futuro nao sera risonho. Depois de se ver o governo a fazer protocolos com as universidades injectando dinheiro e em contrapartida as universidades formam mais pessoas. Isto sera alguma politica?
E muito havera para dizer em relaçao a tudo isto, mas para que? Nada mudará... Se mau está, ficará pior...

Cumprimentos ao forum
Orlando Oliveira

Registado: Segunda, 29 Set 2008 17:55

Mensagempor Lino Domingos em Terça, 19 Jan 2010 18:43

chicago Escreveu:Eu não faço estágios voluntários, simplesmente não trabalho de graça! Nem os imigrantes trabalham porque é que eu tenho de trabalhar para mostrar o quer que seja?!
Tirei o curso em 4 anos, estudei e trabalhei o tempo todo, não chumbei nem deixei cadeira nenhuma para tras, tive de fazer um empréstimo para pagar o curso, porque tenho de trabalhar de graça?
Ainda não deu para perceber que enquanto houver pessoas a sujeitarem-se a isso nunca haverá emprego? Para quê pagar se ha pessoas a trabalhar de graça?
As pessoas que sujerem esses estágios podem sempre abdicar de um ou dois trabalhos que têm para dar empregos aos outros.
Como podemos ser uma classe respeitada se dizemos aos nossos colegas para trabalharem de graça?!

100% de acordo!
Lino Domingos

Registado: Segunda, 12 Jan 2009 14:04

Mensagempor mm_rad em Quarta, 20 Jan 2010 14:35

O mais grave não é so o fazer um estágio voluntário, mas sim a duração dos mesmos nalguns casos, porque um estágio voluntário de um mês é aceitável quando já se está a muito tempo desempregado e se pretende manter algum contacto com a profissão, agora estágio de 9meses, 1ano é um abuso, é trabalhar de graça, em que a entidade é que está a ganhar com isso. Haveria de haver um prazo máximo para os estágio voluntários.

Alguém tem uma noção de quantos desempregados existem na nossa aréa?

É que tive a informação que em Abril de 2009 houve um recrutamento para a ULS da Guarda (provavelmente para centros de saúde da região) cujos os resultados sairam ou em Setembro ou Outubro de 2009 e apenas houve 24candidaturas, ficando apenas 19 na bolsa de recrutamento.
Já no terceiro concurso para o CHTMAD se não estou em erro, houve 90 candidaturas, 60 foram chamados a entrevista, os resultados finais deste não sei.

Mas de um para o outro o número de candidatos é muito diferente, será que ninguém quer ir para o interior do país???

Será que os centros de saúde não são uma opção para os desempregados da nossa aréa???

cumps
mm_rad

Registado: Sexta, 16 Jan 2009 20:48

Mensagempor FatimaGaspar em Quarta, 20 Jan 2010 16:58

O caso de existirem mais ou menos candidatos a um concurso deve-se ao facto de muitos deles sairem em jornais locais e nao haver acesso de outras formas aos concursos publicados neles...
Foi o que provavelmente aconteceu no recrutamento para a ULS Guarda e contrariamente secalhar para o concurso do CHTMAD este saiu em diario da republica o que implicou um maior número de candidaturas...

Eu acho que nos dias que correm ninguem tem preferencia no sitio ou local de emprego mas apenas concorremos aos concursos que temos conhecimento e sair em jornal local nao abona a muitas candidaturas... o que torna positivo aos que tem acesso ao jornal e concorrem...

Cumps
FatimaGaspar

Registado: Segunda, 02 Fev 2009 13:57

Mensagempor mm_rad em Quarta, 20 Jan 2010 22:07

O concurso do CHTMAD saiu no jornal de noticias, pelo menos foi onde eu tive conhecimento enquanto o da ULS Guarda saiu no correio da manhã, na minha opinião dois jornais de grande tiragem até, sendo que o JN pode ser consultado online graituitamente. A diferença de candidatos só se for pela crise e logo não haver dinheiro para comprar o correio da manhã.

cumps
mm_rad

Registado: Sexta, 16 Jan 2009 20:48

Mensagempor FatimaGaspar em Quarta, 20 Jan 2010 22:29

Dei uma hipotese do que poderia ter acontecido porque pelo que sei saiem muitos anuncios de concursos em jornais locais... Sendo dessa forma a sair em jornais como correio da manha ou jornal de noticias nao percebo o porque dessa diferença.
FatimaGaspar

Registado: Segunda, 02 Fev 2009 13:57

Mensagempor Radio em Quarta, 20 Jan 2010 22:53

Boa noite.

Relativamente aos estagios voluntários concordo que estes sejam praticados para manter contacto com a profissao e em espaço curto de tempo para nao passar de estagio a trabalho voluntário.

Depois no que diz respeito ao numero de pessoas a concursos nao percebo a diferença de candidatos havendo tantos no desemprego tendo sido publicados nos jornais que foram.

E sim ha muitos concursos que saiem em jornais locais (onde sao poucas as pessoas a concorrer) talvez até para facilitar a vida ao pessoal dos RH.
Radio
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 20 Jan 2010 22:43

Mensagempor Verita em Quinta, 21 Jan 2010 17:23

Boa Tarde.
Neste momento a nossa profissão torna-se numa vergonha descarada.
Há pouco tempo participei num concurso em que devido às cunhas, como a classificação final do concurso não correspondia ao que queria o conselho de administração, o mais fácil foi anular o concurso, sem sequer darem qualquer resposta (até hoje!!! e lá vão 8 meses...) às pessoas que chegaram à entrevista final. E pouco tempo depois vim a saber que colocara 2 profissionais por curriculo (sim, pq essa é uma justificação muito plausivel!!! :shock: )
E outra, o melhor é começarmos a arranjar nomes para as crianças em que não sejam facilmente identificados pelo género, porque actualmente a maioria das instituições só refere "só aceitamos rapazes" looool o melhor que há a fazer é começar a acrescentar aos curriculos que se é infertil ou que não se pretende ter filhos!!!! :x
Onde está a a lei de igualdade no acesso ao emprego defendida pela constituição?! :shock:
Todos os anos vemos entrar centenas de jovens com os olhos a brilhar ao terem entrado num curso que todos os amigos dos pais dizem ser maravilhoso e que dá emprego... lol
Vão esforçando-se ao máximo para tirar partido do que lhes é ensinado e que vão aplicando em estágios, eu pessoalmente começei a fazer estágios voluntários com o 2º ano...
Quando já possuem uma certa formação são impulsionados pelos professores e familiares para efectuarem estágios além fronteiras, sempre com a justificação que são muito importantes para arranjar emprego... Lá vamos para fora e pode correr tudo a 100 % ou acabar por se sofrer imenso porque nada era como estava combinado... :roll:
Voltamos, terminamos o curso e depois??? É mandar CV para este mundo e o outro e não receber qualquer resposta afirmativa de qualquer entidade!
Por final é ter uma cerimónia de entrega de Diplomas com toda a pompa e circunstância para receber um papel que até agora de nada nos adiantou!!! Com direito aos tradicionais votos de "Felicidades e Boa Sorte!"que por pouco não são entendidos como ofensivos...

Vamos ver daqui para a frente...

Fica o desabafo de uma "recem-licenciada" (veremos até quando terei de usar o título) lol #-o
Verita

Registado: Quarta, 17 Dez 2008 02:06

Mensagempor Ed Costa em Quinta, 21 Jan 2010 18:44

Tem razão Verita com o seu desabafo. Entristece ver o entusiasmo dos estudantes para TDT quer ao entrarem nos cursos e depois enquanto os frequentam ( especialmente nalgumas das áreas) e quando da entrega dos diplomas. É extremamente lamentável que ninguém os alerte atenpadamente e os deixem continuar iludidos sem nenhuma noção do que vão encontrar. Para que serviu mais um ano nos cursos e como se bateram por tal ?
Ed Costa
Membro Veterano

Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Mensagempor Kat em Terça, 26 Jan 2010 16:03

Quanto ao debate em relação ao número de candidatos para os 2 concursos, se bem me recordo o concurso para o CHTMAD era para contratar 1 profissional enquanto que o da Guarda era para uma Reserva de Recrutamento. Se calhar algumas pessoas pensaram que não valia a pena deslocarem-se até à Guarda só para concorrer para uma Reserva de onde poderão, eventualmente, chamar alguém. Deste último concurso para a Guarda até há bem pouco tempo não tinham ainda chamado ninguém... Quando concorremos para um local distante da nossa zona de residência só a deslocação para a entrevista pode envolver valores consideráveis...

Eu não fui à minha cerimónia de entrega de Diplomas. Não fui e nem iria, pois as escolas são um dos principais culpados nesta situação. Todos os anos abrem mais e mais vagas sem haver o mínimo de controlo de acordo com a procura que há para estes profissionais. Não bastava isso as escolas lavam ainda as suas mãos, não têm sequer um gabinete de apoio ao ex-aluno para tentar ajudar os recém-licenciados a ingressar no mercado de trabalho.

Seria de todo o interesse para uma Escola Superior, que os seus licenciados arranjassem emprego, nem que seja para prestígio da mesma escola. Mas parece que não é uma das suas prioridades.
Kat

Registado: Sexta, 16 Fev 2007 15:32

Mensagempor Verita em Sexta, 29 Jan 2010 11:52

E agora um cúmulo ainda maior...

Anteontem telefonam-me de uma clinica para me apresentar a uma entrevista ontem às 6 da tarde.

Acabo por só ser chamada às 7 e um quarto da tarde, :x e depois de me questionarem tudo aquilo que já poderiam saber, bastando ler o meu curriculo, dizem-me que o que me tinham a propor era um estágio de 4 meses durante os quais pretendiam que tivesse um aumento de competências, onde tinha de fazer trabalhos para comprovarem o esforço de aprendizagem....

Perguntam-me de estava interessada? :? Eu questionei a técnica "Então, mas isso será um estágio voluntário?"
A resposta foi:"Hum... Pode dizer-se que sim, mas quem lhe pode dar mais pormenores é a nossa directora clinica"....

LOL... Então este é o novo plano em que estamos!... Agora ao invés de sermos nós a propormo-nos a estágios voluntários, são mesmo as instituições que chamam um grupo de candidatos (pelo monte que vi eram pelo menos 10 CV), sem sequer explicar à pessoa que é uma entrevista para um ESTÁGIO e terem-nos a trabalhar de borla durante 4 meses, sendo que ninguém me falou em integração no final dos 4 meses... lol... provavelmente no final fazem o mesmo e lá vão ter mão-de-obra gratuita durante mais uns tempos!!... :cry:

Escândalo!!! :x
Verita

Registado: Quarta, 17 Dez 2008 02:06

Mensagempor BéZinha em Terça, 30 Mar 2010 21:44

adegaspires Escreveu:
Saudações radiológicas.

Esta saudação não me estranha! :D
BéZinha
Membro Iniciante

Registado: Terça, 30 Mar 2010 18:18

Mensagempor Tbatista em Sábado, 10 Abr 2010 16:54

Olá a todos

Estive a ler as opiniões deixadas e acho que estamos a esquecer de uma vertente muito importante que poderia empregar muitos colegas. A vertente que estou a falar é a ortopantomografia ao qual está a ser implementada em muitas clínicas do nosso pais e que por norma é uma pessoa sem qualificações que está a realizar esses exames.

Temos que pensar que essas clínicas estão a cobrar uma coisa aos seus clientes, todos nós já fomos a um dentista e não ligamos, mas sendo assim, somos nós próprios a negar muita possibilidade de emprego.

As clínicas têm livro de reclamação e se todos os técnicos reclamarem quando isso acontecer estão a contribuir para mais um emprego.

Não podemos deixar passar essas oportunidades pois os dentistas ganham em 20 minutos o que nós demoramos a ganhar em quase 2 dias de trabalho e muito estamos nós a contribuir.

Pela legislação em vigor os dentistas só podem realizar radiografias apicais mas essa técnica já caiu em desuso.

Vamos lutar pelos nossos direitos em vez de dizermos que não existem emprego, pois assim estamos a deixar os outros fazerem o que nós devíamos estar a fazer.
Tbatista
Membro Iniciante

Registado: Sábado, 10 Abr 2010 16:23

Mensagempor Marlene Brandão em Domingo, 11 Abr 2010 11:35

Se fossem só as ortopantomografias....mas concordo plenamente..VAMOS LUTAR!!!! darthass
Marlene Brandão
Administrador

Registado: Quarta, 19 Out 2005 22:47

Mensagempor MarcoAlmeida em Quarta, 28 Abr 2010 14:40

Isto está mesmo muito mau....

E a custa de uma licenciatura que tirei, de muito dinheiro gasto e tempo perdido, sim neste momento considero que foi tudo tempo e dinheiro perdido... gosto muito da area da radiologia, alias é o que eu mais gostava de fazer desdes miudo... e hoje em dia nem na area nem fora dela, graças a ter uma licenciatura, tenho formação a mais para a maioria dos empregos...

Centro de emprego não me arranja trabalho em nenhuma area... Select, addeco e outras igualmente... ou seja, acho que mais vale uma pessoa ir trabalhar para o campo, porque isto assim esta muito mau....

Depois os "gatunos grandes" que se queixem de ameaças, e do país a andar para tras...

Por muito que me custe dizer isto... a primeira lei que devia sair para fora, era mesmo a proibição do multiplo emprego, mas seja ela qual for a area... um profissional só devia poder trabalhar ou no Público ou no Privado, e em apenas 1 local... devia ser rigorasamento proibido o multi-emprego.... só isto ia libertar muitos postos de trabalho.

Depois era uma melhor fiscalização em cima dos locais, sim porque conheço 3 clinicas que em supostamente 10 técnicos de radiologia em cada, licenciados não são mais de 3... o resto eram empregadas de limpeza que aprenderam com esses técnicos, e neste momento sem qualquer formação na area, fazem o trabalho de técnicos... enfim, já reportei estas situações as entidades a mais de meio ano, até hoje continuam a ser as mesmas pessoas a trabalhar la... (e sim, tenho a certeza destas situações, devido a fugas de informação)...

Enfim.... se fosse hoje, tinha ido trabalhar para uma empresa qualquer quando acabei o 12º ano, já estava a trabalhar a muito tempo, mas não, hoje tenho 24 anos de idade, e nunca descontei na vida.... é a miséria de país onde vivo...
MarcoAlmeida

Registado: Sábado, 01 Ago 2009 13:12

Próximo

Voltar para RADIOLOGIA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante