RX Cavum

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Radiologia.

RX Cavum

Mensagempor VandaX em Quarta, 16 Jun 2010 13:43

Boa tarde,

recebi hoje o RX CAVUM do meu filho de 3 anos, em que o resultado é o seguinte: "Obliteração da coluna aérea rino e nasofaringea por hipertrofia dos tecidos moles envolventes."

Alguém sabe o que quer isto dizer? É que através de algumas pesquisas na Internet, encontro várias coisas, mas nenhuma em concreto que tenha esta mensagem toda.

Obrigado

Vanda
VandaX
Membro Iniciante
 
Mensagens: 2
Registado: Quarta, 16 Jun 2010 13:36
Sexo: Feminino
Área TDT: Não aplicável

Re: RX Cavum

Mensagempor hugolpneves em Quarta, 16 Jun 2010 17:30

Isso significa que muito provavelmente o seu filho apresenta uma patologia designada por Hipertrofia dos Adenóides. Ou seja:
A hipertrofia da amígdala faríngea de Luschka, mais conhecida por adenóide, é uma patologia muito comum nas crianças. O seu crescimento anormal (hipertrofia) ocorre habitualmente durante a infância porque as adenóides crescem até à puberdade e a partir deste momento diminuem de tamanho. Este facto não quer dizer que a hipertrofia das adenóides não possa acontecer em pessoas adultas, pois esta doença também ocorre nos adultos, embora seja um acontecimento raro.
Nas crianças, esta patologia está associada a transtornos respiratórios, pelo facto destas amígdalas se encontrarem na parte superior da nasofaringe por onde passa o ar, e a transtornos auditivos, por poderem obstruir os orifícios das trompas de Eustáquio (as trompas que ligam a região nasofaríngea ao ouvido médio). A sua infecção pode surgir facilmente, por vírus ou bactérias que podemos inalar juntamente com o ar que respiramos.
A hipertrofia das adenóides reduz o espaço por onde o ar, que entra pelo nariz, passa para a faringe, laringe e traqueia. Isto faz com que as crianças respirem pela boca, adoptando uma postura clássica de respirador bucal.
É evidente que o diagnóstico feita através da imagem (rx) deve ser confirmado pela clinica (sinais e sintomas). A resolução mais comum e simples do problema é a remoção das adenoides.
hugolpneves

 
Mensagens: 13
Registado: Terça, 17 Mar 2009 20:25
Área TDT: Radiologia

Re: RX Cavum

Mensagempor VandaX em Segunda, 28 Jun 2010 17:37

Obrigado hugolpneves, tenho tido problemas com a internet, por isso esta demora.

Pois, foi o otorrino que mandou fazer este RX e umas análises, pois ele é uma criança que deita quase todos os dias sangue do nariz.

Grata

Vanda
VandaX
Membro Iniciante
 
Mensagens: 2
Registado: Quarta, 16 Jun 2010 13:36
Sexo: Feminino
Área TDT: Não aplicável

Re: RX Cavum

Mensagempor hugolpneves em Segunda, 28 Jun 2010 18:20

Pois... Parece-me que deitar sangue pelo nariz não será um sintoma decorrente da hipertrofia das adenoides. Mas nada como confirmar isso com o Otorrino, ou então procurar uma 2ª opinião... O esclarecimento que dei foi acerca do relatório da radiografia do cavum. O sintoma que referiu (deitar sangue pelo nariz), não advem da hipertrofia das adenoides. Esta hipertrofia pode ter sido um achado casual e não ter qualquer relação clinica com a patologia relatada pelo médico radiologista.
hugolpneves

 
Mensagens: 13
Registado: Terça, 17 Mar 2009 20:25
Área TDT: Radiologia


Voltar para RADIOLOGIA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes