E os filmes 3D e a ortóptica

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Ortoptica

Moderadores: AndreiaGuerreiro, luis0martins

E os filmes 3D e a ortóptica

Mensagempor Ort.LM em Domingo, 24 Jan 2010 20:55

A neurologista Teresa Paiva considerou hoje preocupante que crianças muito pequenas assistam a filmes com o sistema do "Avatar" devido à "forte estimulação sensorial provocada pelo efeito 3D".

Apesar de a professora Teresa Paiva desconhecer estudos científicos sobre os efeitos do 3D na saúde humana, defende que "a forte estimulação sensorial pode ter implicações para o sistema nervoso central". As cefaleias, sensação de "after image" e distúrbios do sono são alguns dos efeitos, exemplifica.

O filme "Avatar", de James Cameron, estreou em Portugal a 17 de Dezembro e nas duas primeiras semanas foi visto por 410.535 espectadores.

Após a exibição do filme, que é já um sucesso mundial, alguns espectadores descreveram à Lusa sintomas como dores de cabeça, nomeadamente em crianças, e perturbações do sono, devido à persistência no cérebro das imagens tridimensionais.

"Nessa noite senti-me agitada e não consegui dormir porque parecia que o filme continuava a projectar-se na minha cabeça", disse à Lusa, Lucinda Maria, após a sua primeira experiência com o 3D.

Apesar de o filme "Avatar" estar recomendado para maiores de 12 anos, a espectacularidade das imagens e a temática tem levado ao cinema muitos pais com os seus filhos de poucos anos de idade, o que Teresa Paiva considera "disparatado".

A neurologista enumerou alguns casos conhecidos de descargas epilépticas provocadas por jogos de computador e luz strobe, ressalvando que "têm de ser cuidadosamente analisados os eventuais efeitos que a ilusão tridimensional pode desencadear".

Para além de algum cansaço ocular, o oftalmologista Jorge Breda, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, não antevê que o contacto com o 3D possa provocar lesões oculares, nomeadamente das crianças.

"As implicações que poderão ter é para o sistema nervoso central", explica o médico do Hospital de S. João, já que a retina transforma as ondas luminosas em impulsos nervosos.

Contactada pela Lusa, fonte da Zon Lusomundo, distribuidora do filme "Avatar", disse não haver registo de queixas de espectadores. Questionada sobre o facto de haver crianças com menos de 12 anos nas salas onde o filme é exibido, a mesma fonte adiantou que cabe aos pais respeitar a idade recomendada. "Não é da nossa responsabilidade o controlo de idades", disse.

As imagens em três dimensões são há muito usadas na ciência, exames médicos, jogos e até ao serviço da educação. A adaptação do 3D ao cinema é recente, mas o sistema promete fazer escola e já estão previstas novas estreias.

O efeito 3D ou visão de relevo é provocada através de óculos de lentes polarizadas que filtram a luz a 90 graus para cada olho, permitindo assim que cada olho veja uma imagem diferente. Dois projectores mostram o filme em simultâneo. Cada imagem do projector é ligeiramente deslocada na tela, simulando a distância entre os nossos olhos. O cérebro funde os dois planos de forma a dar profundidade à imagem.

Mas nem todas as pessoas conseguem ver o 3D, apenas quem tem visão binocular. "Os que sofrem de estrabismo não conseguem ver de todo e alguns amblíopes ou com dificuldade de convergência ocular poderão ter algumas dificuldades", disse à Lusa a ortoptista Sónia Ferreira, do Hospital de S. José. Alguns casos podem, no entanto, ser corrigidos com tratamentos de ortóptica, assegurou.
Ort.LM
Membro Iniciante

Registado: Sexta, 17 Jul 2009 20:43
Área TDT: Ortoptica

Re: E os filmes 3D e a ortóptica

Mensagempor zuppara em Domingo, 24 Jan 2010 21:16

Interessante, mas acho que devem investigar isso o quanto antes, pois as tv's a 3D estão para sair daqui a pouco tempo, os portáteis 3D já estão cá fora.
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor luis0martins em Quarta, 27 Jan 2010 15:37

Eu vi o filme e por acaso achei um pouco cansativo, mas tb fui à sessão da meia-noite e meia...

É natural que o filme 3D cause alguma fadiga devido à dissociação das imagens que são recebidas por cada olho. Não é uma situação muito natural. Mas também não partilho do alarmismo das restantes opiniões.

Penso é que existe um erro no texto, este filme já utiliza uma tecnologia em que só é usado um projector, ao contrário dos anteriores filmes 3D.
luis0martins
Moderador de SubFórum

Registado: Terça, 27 Fev 2007 12:32

Mensagempor Rita Fradique em Segunda, 01 Fev 2010 14:01

Oi.

Também vi o filme e apesar de ter gostado imenso confesso que no inicio me custou bastante.

Tenho um estrabismo divergente intermitente e nos primeiros 15 minutos achei que tinha que desistir de ver o filme. Tive que tirar os óculos polarizados por alguns minutos, vi alguns minutos de filme com os óculos mas com um olho fechado mas após o esforço inicial adaptei-me e vi o filme sem dificuldades maiores.
Rita Fradique

Registado: Terça, 21 Out 2008 21:43

Mensagempor eyesonly em Segunda, 01 Fev 2010 15:17

Pois era de esperar colega..até pk os óculos usados para ver o filme não são mt diferentes dos que usamos no fly test..isto em termos da polarização perpendicular.
eyesonly
Membro

Registado: Segunda, 26 Jan 2009 16:21

Voltar para ORTOPTICA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante