Míopia

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Ortoptica

Moderadores: AndreiaGuerreiro, luis0martins

Míopia

Mensagempor Miguel Santos em Quinta, 24 Jan 2008 16:54

Boas..
Tenho 22 anos e cerca de 12 e 10 dioptrias nos olhos esquerdo e direito respectivamente (míopia)...ou seja, sem lentes sou completamente cegueta.. A questão é que muitas vezes até me esqueço disso porque uso lentes de contacto desde que levanto até que me deito.. No entanto, apesar de ter mudado para esta graduação ainda nem à 4 meses, sinto que no olho esquerdo estou novamente a ver pior... :( A minha pergunta é: será que isto nunca vai parar de aumentar?interrogo me qual será o máximo de dioptrias possíveis.. Irei chegar a um ponto que mesmo com lentes não conseguirei ver bem?ainda por cima so tendo 22 anos, andando num curso em que é preciso ler muito, e fazendo muito desporto? Existe graduação máxima para a cirurgia? Irei deixar um dia de poder usar lentes? Às vezes penso que fui amaldiçoado com isto... Por favor, agradeço que me respondam a estas perguntas...
Muito obrigado.
Miguel Santos
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 24 Jan 2008 16:42
Área TDT: Terapia Ocupacional

Re: Míopia

Mensagempor luis0martins em Quinta, 24 Jan 2008 19:40

Olá Miguel,

As tuas perguntas não têm na realidade respostas simples e directas e tudo depende de uma avaliação clinica concreta!
Na tua idade a miopia ainda pode ter cursos evolutivos diferentes, que se podem dividir em 2 principais: Miopia progressiva; ou estabilização da miopia!

Normalmente a miopia tem um periodo de progressao mais acentuado durante a adolescencia, coincidindo com um periodo de grande evolução e transformação corporal. A partir dessa altura, que pode variar entre os 20 a 25 anos de idade, a miopia começa a estabilizar e nao é necessário mudar com tanta frequencia os oculos. Contudo existem casos em que a progressao da miopia continua e esses casos requerem uma vigilancia mais atenta pois podem surgir outras alterações para alem da refractiva!

De qualquer forma se mudaste de graduação há 4 meses e ja sentes alteração recomendo uma nova consulta daqui a 2 meses (qd fizer 6 meses desde a ultima consulta). Não sei se tens sido seguido por um Oftalmologista ou outro profissional, mas este caso é da minha opinião que deve ser o Oftalmologista a observar-te pois apenas ele pode fazer distinção entre uma miopia normal ou eventualmente uma miopia progressiva. Por norma nao existe graduação máxima para cirurgia refractiva, existem é diferentes tipos de cirurgias refractivas que se aplicam a graduações mais elevadas! Mas tudo isto são pormenores que devem ser discutidos em consulta com o Oftalmologista pois tudo depende de uma avaliação completa e rigorosa que é especifica para cada individuo.

Mas qualquer outra duvida que tenhas e que eu possa responder estou ao dispor!
luis0martins
Moderador de SubFórum

Registado: Terça, 27 Fev 2007 12:32
Área TDT: Ortoptica

Mensagempor TiagoLima em Quinta, 24 Jan 2008 21:52

Olá Miguel

Não te consideres amaldiçoado com tal, porque existe "cura".
Tal como Luís refere, deves ser seguido por um oftalmologista, e não melhor que ele para te dizer o que fazeres.

Vê bem o uso de lentes á noite, bem como a limpeza das mesmas.
Se estás com tanta dificuldade, marca uma consulta o mais depressa possível. Põem a hipótese de cirurgia ao médico, para ver o que ele te diz. Já vi casos piores do que tu, mas tudo tem sempre uma solução.

Sendo tu uma pessoa jovem e que utiliza a visão regularmnete para ler, isto é visão de perto, a miopia até poderia ser uma vantagem, mas devido a tua refracção, o caso torna-se mais complexo.

A cirurgia é uma boa hipótese, mas por alguma coisa os entendidos no assunto, digo médicos oftalmologistas, preferem o belo do óculo.

A miopia costuma progredir, mas com a tua idade, talvez estabilize. Pode ser que um dia os teus filhos adquirem esta tua característica ocular.

Como referi atrás, procura um médico e tira as tuas dúvidas, porque sei a angústia das pessoas com a mesma situação que tu apresentas.
última vez editado por TiagoLima s Sexta, 25 Jan 2008 00:54, editado 1 vez no total
Tiago Lima
TiagoLima
Membro Sénior

Registado: Quarta, 06 Dez 2006 05:45

Mensagempor Miguel Santos em Sexta, 25 Jan 2008 00:45

Boa noite! Obrigado pelas respostas rápidas. Eu tenho sido sempre seguido por um médico no Instituto Gama Pinto em Lisboa. Mas aqui ha 1 ano e tal pura e simplesmente suspenderam as consultas de lentes de contacto... desde aí só ha 4 meses é que fiz um exame na minha optica e me subiram um pouco mais a graduação... Mas tenho que marcar uma consulta entretanto num outro médico é verdade.
Mas por exemplo, haverá alguma relação entre a leitura e o aumento de dioptrias? È que eu sinto isto agora, que estou em exames e passo o dia inteiro a estudar e a ler. A minha maior preocupaçao é se isto não estabiliza entretanto. É que eu assim, apesar das imensas dioptrias k tenho, e não conseguindo focar nada sem lentes, como ando sempre com as lentes é quase como se nem visse mal... Mas assim a aumentar há-de chegar a um valor que mesmo c a lente eu ja n veja bem.. É assim?de quantas dioptrias é k estariamos a falar? isto apesar de o meu olho esquerdo ser muito pior.. se tivesse 12 nos dois olhos eu tenho noçao que tava desgraçado. E para a operação a graduação tem de estabilizar ne? Mas tambem ja vi algures k para graduaçoes tao altas n se consegue tratar a 100%, e que não pode ser a laser... Em relaçºao à operação de implante de um alente n ha hipotese d a miopia continuar a aumentar, ja que se trata simplesmente de uma lente?
Obrigado e desculpem pelas perguntas todas.
Miguel Santos
Membro Iniciante

Mensagempor luis0martins em Sexta, 25 Jan 2008 13:51

Existem teorias (que por enquanto não passam de teorias, pois que eu saiba ainda foram provadas através de um estudo cientifico) que ligam a miopia quer ao trabalho com visão de perto, quer com lentes de contacto. Na verdade sabe-se que existe um componente hereditario da miopia mas nao existe uma etiologia perfeitamente definida.

Relativamente a teoria da visao de perto ha quem defenda que as crianças com interesses mais "intelectuais" como leitura etc. tem tendencia para desenvolver miopia. Contudo, esta tese é facilmente criticada pelo simples facto de que quem é miope ve bem ao perto e mal ao longe e é natural e lógico que desenvolva mais interesse por actividades de perto (leitura etc). É a tal coisa... o que nasceu primeiro, a galinha ou o ovo?!?!?! De qualquer forma é algo que tem a ver com o crescimento e desenvolvimento humano e nao se alteraria numa semana.

Depois há a questão das lentes de contacto. Alguns autores defendem que o porte de Lentes de Contacto Hidrofilas (apenas hidrofilas) incrementam a miopia. A teoria baseia-se no facto de as lentes hidrofilas abserverem a agua e isso pode de alguma forma conduzir a um crescimento da cornea de uma forma mais curva (devido a algum tipo de efeito de sucção sobre a cornea) o que eventualmente aumentaria a miopia. Até hoje esta teoria ainda nao esta implementada que eu saiba.

Quanto a cirurgia refractiva de facto é preciso esperar qté um ponto em que a graduação esteja minimamente estabilizada, indepentemente do tipo de cirurgia que se aplica. Isto porque a miopia por norma esta ligada a um crescimento global do olho (ou seja é um olho que cresce demasiado, sendo olhos com um diametro, ou comprimento axial superior ao normal). Quer a cirurgia por LASER (normalmente LASIK) quer o implante de Lente intra-ocular não actuam a nivel do comprimento axial, sendo que do ponto de vista pratico é uma actuação puramente refractiva tal como os oculos e lentes de contacto.

Quanto ao crescimento do teu olho, ou seja, aumento de graduação é dificil determinar, mas pode ir ate as 14 ou 16D.

A importancia de seres visto regularmente por um médico Oftalmologista prende-se precisamente com o facto de a miopia poder aumentar ao ponto de criar alterações anatomo-fisiologicas do olho que conduzem a perda de visao que não melhora com oculos. Mas isso é mesmo o pior cenário e não há razao para alarme, mas é melhor prevenir do que remediar.

Um abraço
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor Miguel Santos em Sexta, 25 Jan 2008 16:37

Entao isso significa que quando chegar a essas 14/16 dioptrias estou cego??
Miguel Santos
Membro Iniciante

Mensagempor luis0martins em Sexta, 25 Jan 2008 17:30

Desculpa. Talvez nao tenha sido esclarecido, mas nao te falei em cegueira... isso é outra coisa, e muito mais grave. O teu caso é diferente e nao tem nada a ver com cegueira (ja te estas a preocupar demasiado!!!)

As Dioptrias referentes ao erro refractivo (neste caso miopia) nao têm necessáriamente ligação com cegueira ou qualquer defice na visao. Trata-se de uma alteração refractiva sem significado patológico! Até podes chegar as 18 ou 20D e nao estar cego. A miopia nao causa cegueira por ter mais ou menos dioptrias.

Contudo podem estar eventualmente ligadas à alteração refractiva, outras alterações oculares que podem levar a perda de visao (nao total). Posso dar-te um exemplo:

pessoa miope com 14 D em ambos os olhos, é corrigida com oculos e lentes de contacto totalmente mas existe uma alteração da retina que não permite atingir uma visao de 10/10, mas apenas 9/10.

Agora tens que perceber que as coisas sao diferentes em cada pessoa, e nem todos os miopes com graduação elevada tem estes problemas. Mas tu tens que estar atento e fazer uma vigilancia adequada da tua situação e para já é a unica preocupação que deves ter. Nao precisas preocupar-te com mais nada, nem aumento da miopia e muito menos com cegueira!
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor Fernando Leite em Sexta, 25 Jan 2008 21:37

Nem de propósito hoje de manhã passou no programa da manhã da SIC a história de um rapariga de 20 e tal nos com 23D em cada olho, ela era completamente antisocial, não levantava a cabeça porque tinha vergonha de olhar para as pessoas já que tinha daqueles óculos "fundo de garrafa" enfim um tristeza.

Lá apareceu um oftomologista professor que a operou ( não sei dizer que técnica usou ) mas consegui emendar o problema da rapariga e ela hoje em dia já nem os óculos precisa de usar.

Portanto por aí vês que o teu problema está longe de ser grave.
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23
Área TDT: Radiologia

Mensagempor Miguel Santos em Sexta, 25 Jan 2008 23:53

sim estou a ver.. obrigado pelos esclarecimentos! fico um pouco mais descansado.. mas preocupa me a graduação nunca mais estabilizar.. Em relação a lentes de contacto tenho outra duvida.. estou farto de ouvir pessoas a dizer que começam a rejeitar as lentes de contacto.. Não é possível usar as lentes toda a vida por exemplo? de que tipo de rejeição estamos a falar? é que eu como uso sempre as lentes não tenho esse problema das lentes "fundo de garrafa", mas preocupa-me a ideia de um dia não as poder usar mais e ter d voltar aos óculos.. Isso seria sem dúvida um problema.
Muito obrigado
Miguel Santos
Membro Iniciante

Mensagempor luis0martins em Sábado, 26 Jan 2008 01:57

Rejeição de lentes de contacto é um termo um pouco descontextualizado, porque nao se pode falar de lentes de contacto como se fala de um transplante orgãos (i.e. por norma não esta relacionado com um processo auto-imune). Mas percebe-se porque se usa esse termo...

É mais um processo de intolerancia que ocorre normalmente por uma maior sensibilidade de certas pessoas. Por vezes também se aplica esse termo (na minha opiniao erradamente) em casos de complicações ligadas ao porte de lentes de contacto.

Resumindo, a grande parte dos problemas oculares que ocorrem ligados ao porte de lentes de contacto devem-se a uma má utilização por parte da pessoa. Isto pode acontecer por má higiene da lente; excesso de tempo de utilização (depende do tipo de lente mas normalmente o max aconcelhavel é de 8 a 10h); frequencia de ambientes com fumo (bares/discotecas); frequencia excessiva de ambientes com ar condicionado; mau acompanhamento clinico (aplicação de lentes de contacto em pessoas com sindrome de olho seco).

Normalmente as consequencias sao infecção ocular (queratite); ulcera da cornea; olho seco; neovasos na periferia da cornea.

Se cumprires as recomendações dadas pelo teu profissional de saude em principio não há problema com as lentes!

Já agora é importante nao esquecer que os oculos sao sempre importantes, e deves andar sempre com eles actualizados pois nunca se sabe qd vais precisar de retirar as lentes de contacto!
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor Ivan_ em Terça, 29 Jan 2008 13:30

Olá miguel...é o seguinte eu trabalho numa Óptica, e sei, que os oftalmologistas nao apreciam muito pessoas que têm a mesma profissão que eu, mas eu vou-te dar a minha opiniao pois acho que e mais um ponto de vista da situaçao...

Como já foi dito anteriormente, em principio a tua miopia estabilizará...tens 22 anos...nao falta muito!!
Mas duma coisa podes ter a certeza, usar os óculos também para ver ao perto esta a prejudicar-te e a agravar a tua miopia!!

Se falares ou conheceres pessoas licenciadas e que quando entraram para a universidade tinham
-0.75 ou -1.00... vais ver que agora têm -3.00 ou -4.00!

Ja tive varios casos e uma das minhas clientes reconheceu que a partir do momento que entrou para a universidade a visao ao longe piorou um pouco...

O que te aconselho é a comprares uns oculos!!pois nao deverias usar as elntes mais de 10h!!
em relaçao a graduaçao suponho que tenhas feito a ultima consulta na tua optica...dai ja ter aumentado pois os optometristas dao a graduaçao exacta que tens naquele momento...e nao a que vais ter passado 6 meses( que e como faz o oftalmologista).

A justificaçao deste metodo deve-se ao facto de tentarem que a miopia nao progrida mais!!

de qualquer maneira...ja tive la um caso com -21, -23...e usava oculos!!

Outro dos conselhos que te dou e tentares lentes semi-rigidas!!

fala com o teu optico...
Ivan_

Registado: Terça, 29 Jan 2008 13:21
Área TDT: Ortoprotesia

Mensagempor Miguel Santos em Terça, 29 Jan 2008 22:37

Mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos.
Sim tenho mesmo de arranjar uns óculos..os meus partiram se ha bastante tempo ja e desde aí nunca mais comprei.. mas se os tivesse tirava as lentes mais cedo disso nao há duvida.. Já ando a tratar de marcar uma consulta..
Entretanto mais duas dúvidas.. Qual a vantagem dessas lentes semi rigidas? eu como sou atleta tenho medo que essas lentes saltem muitas vezes.. Não será verdade?
E outra coisa.. Eu noto que quando durmo menos tempo parece que não tolero tão bem as lentes.. Ao invés, quando durmo mais horas estou muito melhor.. Há alguma razão para isso ou será so impressão minha?
Obrigado
Miguel Santos
Membro Iniciante

Mensagempor Ivan_ em Quarta, 30 Jan 2008 11:14

quanto as vantagens das lentes semi-rigidas sao mais duras e de mais facil manuseamento...
mas quem te pode explicar melhor as vantagens so mesmo um optometrista (mas nao vas à multiopticas)...lol

as lentes sao indicadas para desporto...mas nao para todos...
mas se nunca te saltaram nem fizeram impressao nao vai ser agora...

quanto ao resto, e normal que quando dormes menos o olho esteja mais "irritado" e nao aceite tao bem as lentes...

de qualquer maneira quando actualizares os oculos vais reparar que te sentes melhor com as lentes de contacto mas isso e normal...

as tuas lentes sao anuais?
Ivan_

Registado: Terça, 29 Jan 2008 13:21
Área TDT: Ortoprotesia

Mensagempor Miguel Santos em Quarta, 30 Jan 2008 13:05

As minhas lentes são mensais... Já me saltaram algumas vezes as lentes mas nada de muito problemático... Mas com as semi rigidas se calhar tornar-se-ía um problema...
Miguel Santos
Membro Iniciante

Mensagempor luis0martins em Quarta, 30 Jan 2008 14:52

Eu não sei se existem muitos médicos oftalmologistas que não gostam das pessoas com a mesma profissão que o Ivan, alias não percebi qual a sua profissão (tecnico optica ocular? optometrista?).

De qualquer forma, existem de facto alguns profissionais do ramo da óptica que dão informações aos clientes que são desenquadradas e muitas vezes erradas.

Tal como disse anteriormente existem teorias que ligam a visao de perto e a miopia, mas está longe de ser verdade que quem entra na universidade aumenta o grau de miopia só pelo facto de estudar mais! O que está provado é que se trata de uma altura da vida em por um lado o olho ainda está em crescimento e por outro a visão de pormenor é mais solicitada e consequentemente surgem mais queixas!

Relativamente às lentes semi-rigidas ou RPG (Rigidas Permeaveis aos Gases), de facto apresentam uma serie de vantagens em relação às lentes hidrofilas, e inclusivamente trabalhei numa instituição hospitalar que adaptava quase exclusivamente lentes RPG (Hidrofilas surgiam como 2ª escolha em casos de intolerância A RPG ou situações especificas como praticantes de desporto).

As principais vantagens não têm a ver com manuseamento e muito menos por serem duras, mas porque permitem um porte mais saudável! Embora as hidrofilas tenham evoluido muito ultimamente no que diz respeito a materiais, desenho etc. continuam com um defeito que esta ligado a sua hidrofilia. Como absorvem a agua apresentam uma maior predisposição para complicações ligadas a infecções bacterianas ou mesmo fungicas, e por outro lado em casos de olho seco causam lesoes na cornea sem causar um grande desconforto. Isto não acontece com as RPG (ou semi-rigidas).

Então porque é não se adaptam mais lentes RPG? as vezes até pode ser por comodismo, quer do profissional quer do paciente. Justamente por serem "semi-rigidas" são mais dificeis de tolerar, dado que é objecto estranho que se coloca sobre a cornea, e sendo a superficie desta altamente sensivel, a lente causa mais incomodo que uma lente hidrofila que se adapta mais facilmente a cornea e é mais "suave". O paciente prefere sempre a solução mais facil e rápida e opta pelas hidrofilas.
Por outro lado os profissionais não insistem o suficiente na opção RPG (semi-rigida) porque, principalmente nas opticas, se arriscam a perder um paciente, dado que este não acha muito normal a adaptação a lente ser mais dificil e procura outro profissional que acaba por vender umas lentes hidrofilas! Assim é uma tarefa mais facil e dá mais dinheiro.

Também é importante frisar que as RPG embora mais caras duram mais tempo, mas necessitam de uma higiene rigorosa tal como as hidrofilas (a excepção das de descarte diário).

Mas atenção que como disse anteriormente a tecnologia ligada as lentes de contacto está em constante evolução e existem hoje soluções muito boas para ambos os tipo de lentes. No teu caso será necessário avaliar clinicamente qual o melhor tipo, pois nao existe a partida uma lente ideal... é algo ensaiado!

Também é preciso dizer que os oculos são muito bons, mas em graduações altas como as do Miguel os oculos causam restrições consideráveis do campo visual e aberrações opticas causando perda de qualidade visual.
luis0martins
Moderador de SubFórum

Voltar para ORTOPTICA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante