Greves e Revisão da Carreira das Tecnologias da Saúde

Sub Forum destinado ao debate dos mais variados temas relacionados com as nossas profissões e carreiras.

Re: Greves das Tecnologias da Saúde

Mensagempor zuppara em Sábado, 27 Jun 2009 01:17

25 Junho 2009 - 00h30
Ministério da Saúde e sindicatos negoceiam carreira
Técnicos desmarcam greve
Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, que exercem profissões como radiologia, fisioterapia, próteses dentárias, terapia da fala ou análises clínicas, começam a negociar segunda-feira a revisão da carreira com o Ministério da Saúde.

Trata-se de uma reivindicação antiga comum a oito mil técnicos, de 18 profissões diferentes do Serviço Nacional de Saúde, que se preparavam para fazer greve hoje a amanhã. Desmarcaram o protesto depois de o Ministério da Saúde mostrar disponibilidade para iniciar as negociações.

Segundo Almerindo Rego, do Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde, a luta destes profissionais passa pela estabilidade do emprego e revisão da tabela remuneratória, onde existe um tratamento desigual em relação a outros licenciados da Administração Pública: mil euros contra 1350 euros em início de carreira.

in: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... EE9B1BEDFF

Saúde
Técnicos de diagnóstico iniciam negociações da carreira com ministério e cancelam greve
24.06.2009 - 14h39 Lusa
Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica iniciam segunda-feira negociações com o Ministério da Saúde para a revisão da carreira, após terem cancelado uma greve de dois dias que deveria iniciar-se quinta-feira.

Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, a greve e manifestação estavam marcadas para 25 e 26 de Junho, mas numa reunião de urgência com a ministra da Saúde ao final do dia de terça-feira levou ao seu cancelamento.

Neste encontro, explicou à Lusa Edgar Loureiro, ficou acordado o início da negociação da carreira técnica superior.

A greve, que seria a terceira este ano, foi marcada porque o Ministério da Saúde não tinha mostrado disponibilidade para negociar com estes profissionais, à semelhança do que fez com os médicos e os enfermeiros, a revisão da sua carreira, disse.

Edgar Loureiro considerou que a não revisão da carreira dos técnicos superiores de diagnostico e terapêutica trazia "graves prejuízos" para estes profissionais, que "ficariam numa espécie de limbo".

"O grupo atingiu um nível de aquisição de competências ao nível da licenciatura e são os únicos da Função Pública e dos corpos especiais sem correspondência na carreira da sua titulação académica", explicou.

No Serviço Nacional de Saúde existem cerca de oito mil técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.

Agora, adiantou o presidente do sindicato, a ministra mostrou-se disponível para negociar, estando agendada uma reunião para segunda-feira e outra para 06 de Julho.

in: http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=62
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor TiagoLima em Segunda, 29 Jun 2009 00:47

Vamos lá ver no que isto dá.
Hoje é segunda e há uma reunião...a ver vamos.
última vez editado por TiagoLima s Terça, 30 Jun 2009 18:50, editado 1 vez no total
Tiago Lima
TiagoLima
Membro Sénior

Registado: Quarta, 06 Dez 2006 05:45
Área TDT: Ortoptica

Mensagempor luis0martins em Terça, 30 Jun 2009 12:15

Está tudo à espera do fumo branco...

Eu tenho fé, mas não estou com "fezada"! No panorama actual das próximas eleições acho que a revisão da carreira vai ficar para resolver na próxima legislatura, seguindo o esquema de passar a batata quente como está a suceder com o TGV e Aeroporto.

Este inicio de negociações cheira-me mais a uma tentativa de nos ir entretendo, e de nos manter nos postos de trabalho até ver...
luis0martins
Moderador de SubFórum

Registado: Terça, 27 Fev 2007 12:32

Mensagempor TiagoLima em Terça, 30 Jun 2009 18:50

Código: Seleccionar Todos
Como é do Vosso conhecimento decorreu, ontem dia 29 de Junho, a reunião dos Sindicatos (SINDITE E SCTS) com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), do Ministério da Saúde, com vista à preparação da reunião do dia 6 de Julho com a Sra. Ministra da Saúde.

Nesta reunião tivemos a oportunidade de entregar o parecer e fundamentação dos Sindicatos face aos 4 Cenários propostos pelo Grupo de Trabalho e que levarão na próxima reunião à escolha de 1 deles para início da negociação do Acordo de Carreira.

Do desenvolvimento destas e outras iniciativas dos Sindicatos vos daremos notícias oportunamente.

Cordiais Saudações Sindicais.

O Secretariado Nacional do SINDITE
última vez editado por TiagoLima s Terça, 30 Jun 2009 20:20, editado 1 vez no total
Tiago Lima
TiagoLima
Membro Sénior

Registado: Quarta, 06 Dez 2006 05:45

Mensagempor RAM em Terça, 30 Jun 2009 20:12

Alguém sabe quais são os 4 cenários propostos???
Quando estiveres desesperado(a), fecha os olhos, respira fundo, e grita "M€€€€®£@@@@"

Um Abraço
Augusto Ramoa
RAM
Membro Sénior

Registado: Quinta, 18 Maio 2006 17:29

Mensagempor fefo em Terça, 30 Jun 2009 23:12

Exacto, seria de todo interessante saber quais esses cenários... Se bem que este facto constitui para mim uma autêntica novidade! Aliás nunca cheguei a conhecer as conclusões que este grupo de trabalho retirou acerca da revisão da nossa carreira.
fefo
Membro

Registado: Sexta, 01 Ago 2008 15:28

Mensagempor RAM em Quarta, 01 Jul 2009 11:25

Tanto segredo... começa-me a cheirar mal.

Estão os "compadrios" a funcionar :-k
Quando estiveres desesperado(a), fecha os olhos, respira fundo, e grita "M€€€€®£@@@@"

Um Abraço
Augusto Ramoa
RAM
Membro Sénior

Re: Dúvida - Revisão da Carreira de TDT

Mensagempor luis0martins em Segunda, 06 Jul 2009 17:26

Hoje foi o dia D (de TDT? lol), da reunião com a ministra... já alguém sabe se houve fumo branco (ou de outra cor qualquer?)?

Gostava de saber como é essa história dos 4 cenários...
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor lilipat em Terça, 07 Jul 2009 15:21

luis0martins Escreveu:Hoje foi o dia D (de TDT? lol), da reunião com a ministra... já alguém sabe se houve fumo branco (ou de outra cor qualquer?)?

Gostava de saber como é essa história dos 4 cenários...

Também estou curiosa...
"Se caíres sete vezes, levanta-te oito" (provérbio chinês)
lilipat
Membro Veterano

Registado: Terça, 25 Out 2005 14:32

Mensagempor lilipat em Terça, 07 Jul 2009 15:29

Recebi hoje este e-mail do Sindite:

"Caro(a) Colega,

Por ausência da Sra. Ministra da Saúde determinada por reunião de Ministros da Saúde na Suécia, para discutir estratégias comuns face à Gripe A (H1N1), a reunião realizou-se com a presença do Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.

Não existindo, assim, condições (ausência da Sra. Ministra) para um compromisso no que diz respeito ao enquadramento da Carreira passou-se, de imediato, à discussão do clausulado, nomeadamente no que respeita ao âmbito e aplicação cujo modelo tem o acordo dos nossos Sindicatos, à semelhança do já decidido nas Carreiras Médica e de Enfermagem.

Outras matérias discutidas parecem consensuais, não obstante a sua dificuldade e delicadeza.

Haverá uma reunião na próxima semana, mas ficou a ideia do empenhamento do Ministério da Saúde de termos um acordo até ao fim desta legislatura.

Cordiais Saudações Sindicais.

O Secretariado Nacional do SINDITE"
"Se caíres sete vezes, levanta-te oito" (provérbio chinês)
lilipat
Membro Veterano

Registado: Terça, 25 Out 2005 14:32

Mensagempor Ed Costa em Quarta, 15 Jul 2009 11:40

http://farmacia.netfarma.pt/index.php?o ... 4&Itemid=1

Segundo o netfarma o Sindicato dos Farmacêuticos e outros além de vária associações ( o que é estranho pois nos termos da lei creio que só associações sindicais podem negociar esta matéria ) solicitaram à Ministra da Saùde a divulgação pública das conclusões do Grupo de trabalho. Sei que o SIFAP também já antes tinha solicitado o conhecimento das mesmas conclusões.Entretanto realiza-se hoje a primeira reunião da conciliação tendo em vista o prosseguimento das negociações da convenção colectiva de trabalho para os Hospitais EPE, que há muito estavam paradas, depois de bastante adiantadas. Isto por,o principal negociador por parte do Ministério,ter-se afastado do processo, creio que por razões profissionais.
Ed Costa
Membro Veterano

Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Mensagempor fmbmamede em Quinta, 16 Jul 2009 08:33

Também acho que os sindicatos deviam fazer chegar toda a informação relativa a este assunto a toda a gente...não só pelos sites, nem pelos mails mas mesmo aos serviços, através dos Delegados Sindicais que têm espalhados por todo o lado.

Nunca percebi bem qual a função dos delegados sindicais. Qual é o papel deles nisto tudo?

Eu nem sei quais os delegados sindicais que me representam...ou melhor, sei porque procurei saber, não por terem chegado a mim de qualquer forma...acho que é isso que falha.

É certo que é dever de cada um informar-se relativamente aos seus direitos e em relação a quem nos representa, mas acho que os sindicatos poderiam mais facilmente promover a sua causa, pela acção dos delegados sindicais.

Para além disso, como é que é feita a selecção dos delegados sindicais? nunca vi nada disso em lado nenhum...
www.rxlinks.blogspot.com
fmbmamede

Registado: Terça, 20 Maio 2008 11:56
Área TDT: Radiologia

Mensagempor leonelbuco em Quinta, 16 Jul 2009 08:49

Bom dia caros colegas
Eu sou TDT/TSA.
Gostava de saber se existe notícias da reunião desta semana dos sindicatos com a Ministra da Saúde, se já se realizou ou não, se sim como correu?
Muito obrigado
leonelbuco
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 15 Jul 2009 14:41
Área TDT: Saúde Ambiental

Mensagempor Ed Costa em Quinta, 16 Jul 2009 11:34

fmbmamede Escreveu:Também acho que os sindicatos deviam fazer chegar toda a informação relativa a este assunto a toda a gente...não só pelos sites, nem pelos mails mas mesmo aos serviços, através dos Delegados Sindicais que têm espalhados por todo o lado.

Nunca percebi bem qual a função dos delegados sindicais. Qual é o papel deles nisto tudo?

Eu nem sei quais os delegados sindicais que me representam...ou melhor, sei porque procurei saber, não por terem chegado a mim de qualquer forma...acho que é isso que falha.

É certo que é dever de cada um informar-se relativamente aos seus direitos e em relação a quem nos representa, mas acho que os sindicatos poderiam mais facilmente promover a sua causa, pela acção dos delegados sindicais.

Para além disso, como é que é feita a selecção dos delegados sindicais? nunca vi nada disso em lado nenhum...

Os delegados sindicais são eleitos pelos associados de cada sindicato e por iniciativa dos mesmos ou por incitamento do sindicato. O que acontece é que muitos se recusam em desempenhar essa função. Também se podem organizar em Comissões Sindicais que agrupam os vários delegados. Quanto ás suas prerrogativas pode ver na Código do Trabalho.
No entanto o meu sindicato, mesmo onde não existem delegados, prima em ter os associados devidamente informados por qualquer via mesmo contactando directamente, os que no solicitem . Sabe o que existe mais é uma falta de cultura sindical o que só prejudica os trabalhadores.
Se quizer saber mais acerca dos delegados sindicais na Função pública recomendo-lhe que vá a este link:

http://sifap.pt//index.php?option=com_c ... &Itemid=23

A seguir procure Regime de CCT da Função Pública e ,salvo erro, na Página 91 e seguintes
Ed Costa
Membro Veterano

Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: Greves e Revisão da Carreira das Tecnologias da Saúde

Mensagempor leonelbuco em Segunda, 20 Jul 2009 14:04

Olá pessoal parece que na semana passada não houve reunião tal como se esperava. Afinal vai realizar-se esta quinta feira dia 23 de Junho, acho que isto se anda a atrasar isto…. Será porquê? :^o
Se souberem novidades comuniquem
[-X
leonelbuco
Membro Iniciante

Mensagempor RAM em Segunda, 20 Jul 2009 17:13

Pois, já tinha falado aqui à tempos que este silêncio me deixa desconfiado...

Os enfermeiros reunem amanhã e no site de um dos sindicatos apresentam as propostas que estão em cima da mesa http://www.sep.org.pt/

Os nossos: tudo pela calada...

Um Abraço
Augusto Ramoa
RAM
Membro Sénior

Mensagempor dea em Segunda, 20 Jul 2009 20:35

Não se isto será de grande ajuda, mas é possivel encontrar no site a proposta de revisão de carreiras apresentada pelo SCTS em:
http://www.scts.pt/website/images/stori ... rreira.pdf
Para além disso há os princípios enformadores e contraproposta, confesso que não li , mas penso que deve estar aí o que eles estão a negociar, é uma questão de perder algum tempo e ler...
Há alguns meses atrás eu recebi uma carta do sindicato com algumas propostas, mas que agora não tenho em mãos para colocar aqui as idéias gerais, é claro que a úncia coisa que lembro perfeitamente é que iríamos ganhar mais :lol: :oops:
Mas acho que estes documentos podem ajudar...
dea
Membro

Registado: Domingo, 24 Maio 2009 19:00
Área TDT: Fisioterapia

Mensagempor SofiaMSantos em Terça, 21 Jul 2009 11:09

Boa tarde a todos!!!
Os sindicatos já andam em negociações há 2 meses...ou sim ou sopas...
Muito secretismo sobre um asunto que nos interessa a todos...
Quais são afinal os 4 cenários?
Não acham que está na altura de dar um aperto forte??? :evil:
Cumprimentos
Sofia
SofiaMSantos

Registado: Quarta, 13 Maio 2009 12:14
Área TDT: Radiologia

Mensagempor leonelbuco em Quinta, 23 Jul 2009 15:09

Boa tarde,
hoje é o dia da reunião dos sindicatos com a Ministra da Saúde será que vamos ter noticias, será que houve reunião....
esperamos que sim... aguardando novos desenvolvimentos....
cumprimentos
leonelbuco
Membro Iniciante

Mensagempor luis0martins em Quinta, 23 Jul 2009 21:59

Pois... da outra vez a Gripe A atrapalhou a reunião, desta vez vamos a ver se o caso dos utentes do sta Maria não complica tb a reunião!
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor zuppara em Quinta, 23 Jul 2009 23:08

luis0martins Escreveu:Pois... da outra vez a Gripe A atrapalhou a reunião, desta vez vamos a ver se o caso dos utentes do sta Maria não complica tb a reunião!

Daqui por uma semana são férias, em Setembro e inicio de Outubro não podem pela pré-campanha e umas semanas depois a ministra estará ausente pelo surto da gripe das aves :bball:
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor duartenm em Quinta, 23 Jul 2009 23:47

Malta, Boas notícias. Recebi indicações do SCTS que a reunião com os "maioriais" correu bem e o ministério vai apresentar proposta de uma carreira de TSS única dentro do proposto pelo SCTS e SINDITE.
duartenm
Membro

Registado: Segunda, 05 Mar 2007 16:05

Mensagempor fefo em Sexta, 24 Jul 2009 09:04

Finalmente novos acontecimentos... E ao que parece boas notícias :D Contudo, como o zuppara enuncia, o tempo urge e é preciso resolver esta questão com a máxima urgência. Vamos lá ver se é desta!
fefo
Membro

Registado: Sexta, 01 Ago 2008 15:28

Mensagempor zuppara em Sexta, 24 Jul 2009 10:57

duartenm Escreveu:Malta, Boas notícias. Recebi indicações do SCTS que a reunião com os "maioriais" correu bem e o ministério vai apresentar proposta de uma carreira de TSS única dentro do proposto pelo SCTS e SINDITE.

Estou um bocado de pé atrás em relação a irmos para os TSS, no resto da função pública, onde existem técnicos superiores, também existem técnicos (inferiores), se criarem este ramo é muito provável que malta de cursos equivalentes ao 12º e andam ilegalmente a trabalhar por exemplo nas análises clínicas, possam ter um estatuto legal!
Por outro lado eu creio que os biólogos e a malta de ciências farmacêuticas, vão torcer o nariz e exercer pressão para não se misturarem connosco!
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor bia em Sexta, 24 Jul 2009 11:03

Uma boa notícia, mas não interessa só ser TSS, interessa a forma como é feita a transição, para que não haja injustiças em termos remuneratórios ao meter no mesmo saco Técnicos com 14 Anos de Serviço e Licenciados ao lado de Tecnicos recem-licenciados e que entram actualmente, como o SCTS pretende. Acho que os Sindicatos de Enfermagem como já aqui foi dito são mais coerentes ao tentarem fazer uma tabela de transição menos injusta e mais correcta, além de serem mais transparentes. Sempre fiz greve e vou continuar a fazer, mas acho que os nossos Sindicatos têem pouco respeito por nós. Deveriam colocar as cartas na mesa e não esconderem cenários até dos próprios associados, politica é para politicos.

Bia
bia
Membro Iniciante

Registado: Sexta, 10 Out 2008 15:11

AnteriorPróximo

Voltar para DEBATE E OPINIÃO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante