Universida Atlântica / Escola Superior Egas Moniz

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Fisioterapia

Universida Atlântica / Escola Superior Egas Moniz

Mensagempor sofi_fisio em Quarta, 07 Jul 2010 13:59

Muito boa tarde :)

Após muitas e muitas pesquisas e poucas respostas concretas/substanciais, decidi entrar no fórum para pedir ajuda.

Tendo 25 anos e desejando retornar à universidade, realizei faz umas semanas os exames nas Universidades UATLA e ESSEM a partir dos maiores de 23 , obtendo aprovação para efectuar candidatura já em Agosto.
A questão que agora se coloca é em qual das duas obterei melhor preparação futura(obviamente exigindo também muito trabalho da minha parte)...sei que é dificil fazer uma avaliação pois a mesma pessoa não andou nas duas universidades, mas gostaria de saber se alguém que frequente o fórum, tenha conhecimento próprio ou até mesmo conheça alguém que já frequentou qualquer uma das duas.

Tenho andado de volta do fórum "exames.org" mas como a grande maioria das opiniões parte de miúdos em que oiço "...a universidade atlântica aceita candidaturas de exames com nota negativa..."; "...o primo do vizinho do cunhado diz que assim que sais, é para o desemprego..."; " ...a Egas está muito abaixo da Atlântica no que diz respeito à fisioterapia..." , optei por tentar recorrer a vocês... todo o dinheiro que pretendo depositar quer numa quer noutra, não pode ser baseada em informações como estas e simplesmente necessito de conhecer experiências, opiniões mais fundamentadas , pois já estive em ambas as univ. e gostei.

Gostaria de saber a que se encontra melhor preparada para me apoiar à formação em Fisioterapia...talvez sejam muito idênticas mas infelizmente o nome diz muito...enquanto oiço que a Egas(estágio a partir do 2º ou 3º ano) possui mais anos de experiência logo terá melhores condições, também oiço que a Atlântica(com estágio desde o 1º ano) tem evoluído bastante e já não é de tão baixo nível como se pensa...

Muito obrigada desde já e agradeço a atenção que me dedicarem...

Sofia C.
Objectivo: Fisioterapia
sofi_fisio
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 07 Jul 2010 13:34
Área TDT: Fisioterapia

Re: Universida Atlântica / Escola Superior Egas Moniz

Mensagempor miguel_ok_4 em Quinta, 08 Jul 2010 18:18

Boa tarde Sofia,

Tal como diz, será impossível a mesma pessoa falar sobre um curso em duas faculdades diferentes, as opiniões irão divergir, mas posso-lhe falar da experiência que tive na Universidade Atlântica.

Antes de mais, não existem pessoas a entrar com médias negativas na UATLA e, duvido que isso aconteça noutro local de ensino superior de saúde. Tive colegas a entrar com médias de 15 e 16, outros entraram com médias mais baixas, como em todo o lado. Mas não se guie muito por médias, a vocação é inata e não aprendida.

Neste momento, em Portugal, tal como sabe, o desemprego é das coisas mais certas que há, mesmo para os licenciados e, Fisioterapia não conseguiu fugir à moda, isto devido à quantidade de escolas de ensino superior que surgiram a formar fisioterapeutas. A questão que se segue é a da qualidade de ensino.

Não sei se está ao corrente do que é o Processo de Bolonha. Basicamente, diz que cada aluno é responsável pela sua aprendizagem. Bom, apesar disto ainda não estar bem implementado em Portugal (a nível geral), acredito e espero que também acredite que, a pessoa mais responsável pela sua aprendizagem é a Sofia, os professores ajudam bastante (outras vezes nem por isso). Pela minha experiência, na UATLA a qualidade de ensino já se assemelha às faculdades de referência de fisioterapia neste país. Terá uma ou outra aresta para limar, mas é também uma faculdade bastante receptiva às opiniões dos estudantes, pois só assim se constrói um ensino de qualidade.

Relativamente aos professores, uns já saíram, mas desde que saí da faculdade (há 8 meses), já soube de algumas mudanças que ocorreram e, parece-me a mim que todas elas para melhor (isto relativamente aos docentes, cargas horárias, estágios, métodos de ensino, cadeiras complementares, enfim...).

Concluindo, se a Sofia for uma boa profissional, com ética, sensibilidade e bom senso e muitas capacidades para aprender e actuar em conformidade com o que aprendeu, penso que terá dificuldades em encontrar emprego, como todos nós, mas seguramente onde trabalhar, irão gostar de si, não porque andou na faculdade X ou Y, mas porque trabalha bem e é competente.

Desejo-lhe as maiores felicidades e, com os melhores cumprimentos,

Miguel Moço
miguel_ok_4
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 08 Jul 2010 17:54

Mensagempor zuppara em Quinta, 08 Jul 2010 18:31

Desde alguns anos que ninguém entra com médias negativas no ensino superior, a nota mínima é sempre 9.5 incluem-se os privados.
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor sofi_fisio em Segunda, 12 Jul 2010 18:52

Muito obrigada Miguel, era mesmo de uma opinião assim que necessitava,com cabeça,tronco e membros.
Eu sei que não se pode entrar na universidade com nota negativa...apenas salientei que com respostas tipo estas, não conseguiria tomar uma decisão.

Consegue-me então dizer que se sente preparado para exercer certo? O meu receio é mesmo a preparação e infelizmente quer queiramos ou não, existem represálias e foi o que aconteceu ainda hoje quando fui à entrevista na Egas moniz e referi quais as restantes universidades em que me encontrava inscrita e assim que ouviram a Atlântica, riram-se. Não gostei confesso...pois deveriam ser imparciais,comentando mesmo "pois...realmente entre uma e outra mais vale entrar na nossa". Cada um tem que puxar a brasa à sua sardinha mas por favor...
Mas tem toda a razão...um bom fisioterapeuta parte em primeiro lugar da vontade de aprender e da sua vocação para tal...muito obrigado...

Com os maiores cumprimentos,

Sofia*
última vez editado por sofi_fisio s Segunda, 12 Jul 2010 19:01, editado 1 vez no total
sofi_fisio
Membro Iniciante

Mensagempor zuppara em Segunda, 12 Jul 2010 18:58

Livro de reclamações em cima e já perdiam a piada, ias ver como ganhavam logo mais profissionalismo. Eu já sei que consideram sempre o livro de reclamações a ultima coisa a fazer ou então que não serve para nada... uma coisa é certa se ele tiver limpo, nada mudará.
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor sofi_fisio em Segunda, 12 Jul 2010 19:06

Infelizmente tens razão...é um facto muito triste. Poderiam ter só falado da sua, exaltando os aspectos positivos mas não.

Não gostei mas como é óbvio fez-me logo ficar a matutar,pois não estou por dentro do assunto, que é o que eles querem....se fosse a mãe de um aluno, quase que aposto que não entrava mais na Atlântica, existem pessoas assim.
sofi_fisio
Membro Iniciante

Mensagempor miguel_ok_4 em Segunda, 12 Jul 2010 21:19

Mas também por aí se mostra a mentalidade de uma instituição... Na UATLA nunca vi ninguém denegrir a imagem das outras faculdades. Não conheço ninguém da Egas Moniz, mas não me parecem muito profissionais com esse tipo de atitude. Na UATLA, não estarão os melhores dos melhores, mas a humildade e a ambição são duas características que devem andar de mãos dadas.

Relativamente ao sentir-me preparado para exercer, isto é mais ou menos como tirar a carta de condução, só aprende realmente quando estiver na estrada, a conduzir sozinha. Por muitas bases que lhe dêem e, por muita literatura que estude, nada disso substitui a prática clínica e, será através disso que se tornará melhor como profissional de saúde.

Claro que, com isto tudo, terá de continuar a estudar, para se actualizar... Deve haver de tudo um pouco.

Os melhores cumprimentos,

Miguel
miguel_ok_4
Membro Iniciante

Mensagempor sofi_fisio em Terça, 13 Jul 2010 09:01

São por estas e por outras que me vejo mais numa instituição como a UATLA, penso que desfrutarei de um ambiente ao qual me adaptarei de melhor forma pois já obtive mais do que uma atitude do género por parte da Egas e não aprecio. Não quero como é óbvio dizer que a Egas deixou de valer a pena, deve ser uma boa instituição pois os alunos gostam muito de lá estar, mas são pequenos pormenores que nos fazem tomar a decisão... daí entender o que me diz e penso que nisso a Egas também se encontra com algumas arestas por limar(como todas as instituições) e que a coordenadora e professora do curso não referiram.

Consegui felizmente contactar com uma rapariga que se encontra no 3º ano de fisioterapia.
Falou-me bem da escola,do bom ambiente que se tem...diz que entra na clínica da Egas de manhã e tem os seus doentes. De tarde vai para a escola até perto das 20 horas...bem cansativo pois resta-lhe pouco para estudar...mas tem que ser :P

O que me disse é que ainda não teve estágio algum...ponto muito negativo a meu ver. A teoria é importante mas a prática ainda mais e a UATLA possui o estágio desde o 1º ano.
Mas penso que algo assim acontece dada a existência da clínica, onde se encontram sempre com os professores para os apoiar e onde eles devem fazer por assim dizer o "estágio".
Hoje iremos falar mais um pouco, mas no fim comentou que num hospital sem os professores, ainda seria complicado para ela... o que é compreensível e foi o que o Miguel referiu, é necessário uma aprendizagem contínua.

Finalizando,só nos dá a entender que cada universidade tem os seus pontos fortes e fracos...nenhuma é perfeita e o que referi anteriormente comprova isso. Ainda não tomei uma decisão mas seja ela qual for, é para lutar pelo meu objectivo :wink:

Muito obrigada Miguel...muito boa sorte para si e em breve trarei novidades... :wink:

Com os maiores cumprimentos,

Sofia*
sofi_fisio
Membro Iniciante

Mensagempor miguel_ok_4 em Terça, 13 Jul 2010 16:47

Na UATLA, enquanto se está em estágio, não há aulas. Acho que faz muito bem, deve avaliar todos os pontos e decidir com muita calma. Mas lembre-se, existe sempre a possibilidade de trocar de faculdade se uma ou outra não lhe agradar, aí está um ponto positivo do Processo de Bolonha, veio-nos trazer os créditos, válidos em qualquer instituição de Portugal e arredores :D

Boa sorte, aguardarei notícias suas,

Miguel
miguel_ok_4
Membro Iniciante

Mensagempor sofi_fisio em Terça, 13 Jul 2010 18:03

Ora aí está algo que não sabia....sabia que se podia mudar de faculdade...mas o que é que os créditos têm de positivo? desculpa a questão. Por ex....imagina que mudava de faculdade... as disciplinas são diferentes....não teria que as fazer do começo?
sofi_fisio
Membro Iniciante

Mensagempor miguel_ok_4 em Quarta, 14 Jul 2010 22:01

Pois, essa é também uma questão na qual nunca me debrucei muito, nunca tive intenção de mudar de faculdade, mas penso que se já tiver feito algumas cadeiras numa faculdade, os créditos que daí angariou podem ser utilizados noutras faculdades, em cadeiras semelhantes. Há sempre cadeiras universais, anatomia, fisiologia, biomecânica, entre outras.

É uma questão de se informar.

Miguel Moço
miguel_ok_4
Membro Iniciante

Mensagempor fm_abc em Quinta, 15 Jul 2010 12:20

Agora em tempo de candidaturas, a pressao aumenta e eu ainda nao decidi o melhor curso a seguir.
Estou em duvida entre fisioterapia e radiologia. Qual sera destes o melhor curso e qual a sua saida profissional futuramente?

Obrigado a todos
fm_abc
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 15 Jul 2010 12:16
Área TDT: Não aplicável

Mensagempor miguel_ok_4 em Quinta, 15 Jul 2010 20:46

fm_abc

Não estás a colocar a questão da melhor maneira, ou então não estás a considerar os factores certos na escolha do curso. O melhor curso entre Fisioterapia e Radiologia será aquele com que tu te identificares mais e melhor, ambos têm o mercado de trabalho saturado, se queres ter emprego certo na saúde, medicina é a escolha acertada. Terapia Ocupacional também tinha uma taxa de empregabilidade muito elevada há um ano atrás, agora não sei como está.

De qualquer modo, não se fica rico a trabalhar como fisioterapia ou radiologista, mas desde que dê para se viver razoavelmente bem e se goste do que se faz...

Miguel
miguel_ok_4
Membro Iniciante

Mensagempor fm_abc em Quinta, 15 Jul 2010 23:38

Obrigado Miguel pela resposta.

Eu sei que so eu é que posso escolher. Adoraria tirar o curso de medicina em qualquer lado mas nao tenho media suficiente para tal. Assim optei por um destes cursos.

Penso que fisioterapia esteja mais ligado comigo, o problema é que a minha media é 2 decimas mais baixa que o ultimo colocado do ano passado no porto.
Achas que a media pode baixar este ano?

Se nao baixar terei de entrar numa privada. Achas que numa privada tenho "menos" saida profissinal que numa publica?
fm_abc
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 15 Jul 2010 12:16
Área TDT: Não aplicável

Mensagempor zuppara em Sexta, 16 Jul 2010 08:30

Na minha opinião se é fisioterapia que queres, concorres onde queres e arranjas alternativas. Pensa em mais do que um curso, pois terás possibilidades de concorrer a mais que uma opção.
Quanto a ires para o privado ou público, a realidade é que ao privado o pessoal torce sempre o nariz, mas no final quem tem de dar provas quanto ao profissionalismo és tu. As faculdades dão a base dos conhecimentos, mas tudo vai depender de ti e se fores bom as pessoas vão reparar em ti.
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor sofi_fisio em Terça, 27 Jul 2010 15:40

Concordo...tudo se baseia na tua vontade de aprender,na vocação...ou seja, tudo depende de ti.

Alunos de outros institutos falam-me de estágios em comum com pessoal da UATLA e os próprios docentes que se encontram a observa-los comentam que estes se encontram menos preparados...ao ouvir isto, leva-me à questão inicial da preparação...a indecisão mantém-se...mas continuo a querer acreditar que tudo dependerá de mim...
sofi_fisio
Membro Iniciante

Mensagempor sofi_fisio em Terça, 27 Jul 2010 15:44

fm_abc Escreveu:Obrigado Miguel pela resposta.

Eu sei que so eu é que posso escolher. Adoraria tirar o curso de medicina em qualquer lado mas nao tenho media suficiente para tal. Assim optei por um destes cursos.

Penso que fisioterapia esteja mais ligado comigo, o problema é que a minha media é 2 decimas mais baixa que o ultimo colocado do ano passado no porto.
Achas que a media pode baixar este ano?

Se nao baixar terei de entrar numa privada. Achas que numa privada tenho "menos" saida profissinal que numa publica?

Penso que o privado/público já deixou de ser significado de certificado de qualidade...tens que seguir o que desejas...eu como não tenho média vou sujeitar-me e pagar uma privada.

Já pensaste em ir para Espanha? A média de medicina é mais baixa(tal como todas na área da saúde penso eu)
sofi_fisio
Membro Iniciante

Mensagempor zuppara em Quarta, 28 Jul 2010 08:23

sofi_fisio Escreveu:Penso que o privado/público já deixou de ser significado de certificado de qualidade...

Ainda não é bem assim, se te formares no privado, e disseres a colegas essa informação ainda estás sujeita a ser discriminada e acusada de teres comprado o canudo, independentemente do mérito e do esforço que tenhas feito.
última vez editado por zuppara s Quarta, 28 Jul 2010 11:06, editado 1 vez no total
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor sofi_fisio em Quarta, 28 Jul 2010 10:36

sério? pensei que isso já estava ultrapassado...é mais uma parede a derrubar
sofi_fisio
Membro Iniciante

Mensagempor zuppara em Quarta, 28 Jul 2010 11:09

Em Portugal, esse tipo de coisas leva muito tempo a mudar, se estudares no privado é porque compraste o canudo de alguma forma, apesar de toda a gente saber que no público o que não faltam são fraudes. Já no caso da saúde é o contrário, se forem ao privado é porque é uma maravilha (mal sabem o que se passa nos bastidores), já o público nunca vale nada porque perdem imenso tempo atender as pessoas e as condições nunca são as melhores (como é óbvio recebem muito mais gente o que vai congestionar o sistema, além de mais fácil ser para degradar as instalações se mais uso tiver).
zuppara
Membro Veterano

Voltar para FISIOTERAPIA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante