Universidade de Coimbra e Centro Hospitalar e Universitário

Sub Fórum destinado à colocação de notícias relacionadas com a área da Saúde e com as Tecnologias da Saúde em particular.

Universidade de Coimbra e Centro Hospitalar e Universitário

Mensagempor Marlene Brandão em Domingo, 15 Maio 2011 14:06

Universidade de Coimbra e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra firmam parceria estratégica para o ensino e investigação nas Ciências da Saúde


Promover a simbiose entre a qualidade da prática clínica e diferenciação técnica e tecnológica das unidades de saúde que constituem o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a investigação científica desenvolvida na Universidade de Coimbra (UC) é um dos objectivos do Protocolo de Colaboração que vai ser assinado amanhã, sexta-feira, dia 13 de Maio, pelas 17 horas, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, com a presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge.

Este acordo estratégico, estruturado no âmbito do Decreto-Lei 30/2011 (fusão de hospitais), é subscrito pelo Reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva; pelo Director da Faculdade de Medicina (FMUC), Manuel Santos Rosa; e pelos Presidentes dos Conselhos de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Fernando Regateiro; Centro Hospitalar de Coimbra (CHC), Rosa Reis Marques; e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra (CHPC), Fernando Almeida.

Para o Vice-reitor para a área da investigação da UC, Amílcar Falcão, esta parceria que permite uma abordagem holística da saúde e da investigação «é essencial para afirmar Coimbra como um centro de excelência internacional de investigação especializada nas ciências da saúde com a consequente prestação de cuidados clínicos inovadores».

Para isso, é necessário partilhar recursos e conhecimentos porque, prossegue o Vice-reitor, «na prática clínica são identificados problemas que podem gerar novas pesquisas e desafios científicos para os investigadores da UC. Por exemplo, doenças altamente incapacitantes e até actualmente incuráveis exigem novas abordagens científicas». Por seu lado, a Universidade «dispõe de centros de investigação como o ICNAS, o IBILI, o CNC, o Centro de Química, o Centro de Estudos Farmacêuticos, entre outros, onde são alcançados desenvolvimentos científicos importantes que podem ser transferidos para a prática clínica. Ao nível tecnológico, a UC também pode e deve desenvolver dispositivos inovadores para aplicação na área médica», conclui Amílcar Falcão.


Fonte: Universidade de Coimbra
Avatar do utilizador
Marlene Brandão
Administrador
 
Mensagens: 7712
Idade: 30
Registado: Quarta, 19 Out 2005 22:47
Localização: HR Hospitalar
Sexo: Feminino
Área TDT: Radiologia

Voltar para NOTÍCIAS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes