Petição online

E que tal uma conversa de café ? Local onde devem ser colocadas todas as mensagens fora do âmbito de todos os outros subfóruns. Aqui pode ser discutido quaisquer outros assuntos da actualidade.

Petição online

Mensagempor manuelobo em Segunda, 05 Mar 2012 15:53

Olá pessoal

Recebi esta petição ( http://www.peticaopublica.com/PeticaoVe ... pi=POD2012 ) no meu e-mail e verifico que em pouco mais de uma semana já se recolheu mais de 1.000 assinaturas.

Temos que demonstrar a nossa insatisfação perante a nossa carreira e consequente desvalorização profissional de que somos alvo. É devido a isto que não nos deixam ir mais além na nossa profissão quando temos formação e capacidades para tal.
Decerto que, aproveitando-nos ao máximo não haveria tanta gente desempregada e os serviços iriam ser assegurados de uma forma mais sustentável e eficaz.
Peço-vos apenas que leiam a petição, e a assinem para que vá para a assembleia da republica (pode não servir de nada, mas ao menos fazemo-nos ouvir)

Cumprimentos colegiais

Manuel Lobo
manuelobo

Registado: Quinta, 22 Maio 2008 13:30
Área TDT: Radiologia

Re: Petição online

Mensagempor zuppara em Segunda, 05 Mar 2012 19:55

Acho que este já é o 3º tópico sobre o assunto.

Vou resumir porque isto não resulta, reúnem-se imensas assinaturas, mas no final o autor da petição não vai entrega-las à AR... logo não serve de nada assinar tal petição, só mesmo quando alguém tomar a iniciativa para isso.
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor manuelobo em Segunda, 05 Mar 2012 21:19

Boa noite

Nao me tinha apercebido que já existiam outras petições... mas agora que as observo, nenhuma fala em particular deste assunto, por isso não me arrependo do post.

Não conheço o autor, mas, pessoalmente dou-lhe o benefício da dúvida. Sou apologista que nos devemos libertar das ideias pré concebidas: "Ah e tal isto sempre foi assim, não vale a pena...". Talvez por causa disto estamos a ficar cada vez mais para trás...

Se o autor não a quiser entregar porque é de longe, decerto que haverá alguém em Lisboa que o possa fazer por ele se for para isso devidamente mandatado.

Ah, e já agora se não for possível a presença física, pode-se enviar a petição por via electrónica: http://www.parlamento.pt/EspacoCidadao/ ... ticao.aspx esperando-se depois o respectivo esclarecimento

Cumprimentos

Manuel
manuelobo

Mensagempor zuppara em Segunda, 05 Mar 2012 21:53

As únicas que eu tenha conhecimento criadas online e que funcionaram, foram entregues em mão e com cobertura dos média, ainda na semana passada entregaram uma sobre a demissão do PR (que não é possível de ocorrer). Mas volto a lembrar que isto é colocar o carro à frente dos bois. Basicamente querem ter tudo organizado, mas não querem organizar, estão a querer entregar um grupo desarticulador e disfuncional, a quem não entende nada sobre saúde e organização em saúde, para nos "organizarem" e criarem mais legislação disfuncional...

Para mim a lógica funciona desta maneira:

1. Grupo reúne-se e dá-se a conhecer, espalha a palavra;
2. Estabelece um acordo quanto aos critérios éticos e deontológicos;
3. Cria uma organização dos cursos sustentável e de acordo com as necessidades do país (e não com as necessidades do umbigo);
4. Define quais os cursos abater, fusões e revisões aos programas de ensino;
5. Define como deve ser o acesso ao mercado de trabalho;
6. Define claramente o que cada profissão faz;
7. Traça um plano para levar a "causa" a ser debatida em AR, garantindo uma votação positiva.

É só isto que falta: organização, elementos com visão e capacidade de liderança. Sem isto, bem podem esquecer essa coisa do "ah também somos cursos superiores! não temos tantas responsabilidades como os outros, nem estudamos tantos anos, mas queremos ser iguais!"
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor Ed Costa em Segunda, 05 Mar 2012 22:41

É só isto que falta: organização, elementos com É só isto que falta: organização, elementos com visão e capacidade de liderança. Sem isto, bem podem esquecer essa coisa do "ah também somos cursos superiores! não temos tantas responsabilidades como os outros, nem estudamos tantos anos, mas queremos ser iguais!". Sem isto, bem podem esquecer essa coisa do "ah também somos cursos superiores! não temos tantas responsabilidades como os outros, nem estudamos tantos anos, mas queremos ser iguais!"
Acertou mesmo zuppara ,é isso que muito prejudica os TDT,com organizações que deviam ter,como diz , mais " visão e capacidade...", mas que, pelo contrário só alimentam ilusões. e por isso lideram muito mal.
Ed Costa
Membro Veterano

Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Mensagempor manuelobo em Terça, 06 Mar 2012 08:36

É só isto que falta: organização, elementos com visão e capacidade de liderança. Sem isto, bem podem esquecer essa coisa do "ah também somos cursos superiores! não temos tantas responsabilidades como os outros, nem estudamos tantos anos, mas queremos ser iguais!"

Concordo com o que diz. Ah muita desorganização nos nossos cursos... Talvez estejam as pessoas erradas nos lugares errados e sejam, muitas vezes, os maus exemplos que existem na nossa profissão. Há muitos técnicos de "sofá" que só se preocupam em ganhar o deles e fazer cada vez menos, não se preocupando em evoluir continuamente.
Mas existem os outros que querem mais e querem ser mais do que isto... Por estes vale a pena lutar... Não é só pormo-nós á somba da bananeira da licenciatura, temos que alargar os nossos conteúdos funcionais e ser cada vez melhores. Mas para isto tinha de se fazer uma reforma profunda:

1- Revisão dos planos de estudos das escolas;
2- Vagas anuais de acordo com as necessidades do mercado (teriam que fechar os cursos 2 anos pelo menos)
3- Conteúdos funcionais das profissões mais consonantes com a evolução da Saúde --- mais responsabilidade;
4- Não basta querer ganhar mais, temos também que fazer mais!

Tudo bem que isto pode não passar de sonhos e de ideias vagas, mas temos definitivamente "romper" com o passado, pois este só contribuiu para ficarmos para trás relativamente a enfermeiros e nutricionistas, por exemplo

ML
manuelobo

Mensagempor Sinvastatina em Terça, 06 Mar 2012 10:17

Concordo com essas mudanças mas ia haver muita resistencia por parte das instituições de ensino (perdiam financiamento), dos professores e de algumas ordens profissionais (farmacêuticos e nutricionistas).
Sinvastatina
Membro Veterano

Registado: Sexta, 09 Set 2011 11:51
Área TDT: Dietética

Mensagempor zuppara em Terça, 06 Mar 2012 19:33

O problema das instituições de ensino é simples de resolver, não se deve forçar a nada: Este grupo que mencionei deveria criar um plano de estudos ideal e sugerir a todas as instituições que leccionam os cursos em questão, como já é de esperar isso seria ignorado. Mas com a introdução de um exame à profissão, as coisas iriam mudar, porque se determinada faculdade meter menos alunos no mercado de trabalho vai ter que se vergar às evidencias se não quiser ter perdas... Actualmente isto não existe porque o ensino está voltado para interesses particulares e completamente desligado do mercado de trabalho. É certo que muita gente iria ficar de fora, mas na prática que importa isso? A mim como cidadão e contribuinte importa-me ter um serviço prestado com qualidade, segurança e conhecimento, do que simplesmente dar emprego a mais um que tirou um curso... cursos e habilidosos há muitos, mas quando estou doente quero ir a uma unidade de saúde em segurança e não a um talho!
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor gaffe em Sábado, 17 Mar 2012 19:41

já assinei, concordo com tudo o que lá está escrito! nesta luta todas as armas são boas.
gaffe
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 22 Fev 2012 19:52

Mensagempor Ed Costa em Sábado, 17 Mar 2012 21:51

Zuppara afirma:.....A mim como cidadão e contribuinte importa-me ter um serviço prestado com qualidade, segurança e conhecimento, do que simplesmente dar emprego a mais um que tirou um curso... cursos e habilidosos há muitos, mas quando estou doente quero ir a uma unidade de saúde em segurança e não a um talho!

E não,no caso das farmácias,a um estabelecimento que venda batatas. Mas será que se vai só continuamente falar em termos do estatuto ? E o resto não merece discussão ? É que continuo a verificar que as questões que se suscitam, como é o exemplo,dificilmente interessam.
Ed Costa
Membro Veterano

Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Mensagempor manuelobo em Segunda, 02 Abr 2012 11:35

Bom dia

Para completar este assunto, gostaria de dizer que já sei quem são os autores desta petição e que pretendem ir á assembleia de rapública entregá-la em mãos.

Só esperam que esta chegue a um número próximo das 4.000. De qualquer das formas o número até agora obtido já dá para a submeter a discussão.

Pedia-vos que divulgassem o mais possível para chegarmos ao objectivo

Cumprimentos

Manuel lobo
manuelobo

Voltar para "CAFÉ VIRTUAL"

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes