Exsudado vaginal

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com Análises Clinicas e Saúde Pública

Exsudado vaginal

Mensagempor Bestinha em Sexta, 01 Ago 2008 23:22

Caros colegas

Sou recém licenciada e estou presentemente a trabalhar num posto de colheitas onde por vezes surgem exsudados vaginais para fazer, a maioria com espéculo. Contudo durante o meu estágio curricular não tive contacto com esta prática, bem como quando contei por acaso esta situação aos meus ex-monitores, numa visita ao hospital onde efectuei o meu estágio curricular, acharam piada e riram-se, uma vez que nunca o haviam feito, bem como afirmaram que isso era trabalho de enfermeiro ou de médico ginecologista.
A questão é, se nos hospitais durante os estágios curriculares não se fazem exsudados vaginais, como é que eu e outros colegas tem a obrigação de o fazer nos seus locais de trabalho,como me aconteceu a mim, se não temos esse tipo de preparação? No inicio pensei que fosse apenas problema do meu local de estagio, mas ao falar com outros colegas deparei me que não era apenas lá que isso se sucedia.
Pedi ao meu laboratório uma formação, mas apenas se disponibilizaram a que eu me deslocasse ao laboratorio central (que não é nada perto do meu posto de trabalho) , e no caso de aparecer alguém para esse tipo de colheita, que me chamavam para observar. Ora eu tive lá umas horas e não apareceu ninguém, e eu, como é compreensivel, não posso simplesmente esperar pela "sorte" uma vez que tenho mais compromissos e não posso simplesmente estar ali, e ficar a espera...

Isto já vos sucedeu?Tiveram preparação ? E já agora como costumam fazer?introduzem o especulo com algum tipo de lubrificante/vaselina? Isto se calhar pode parecer vos estranho mas quando introduzo o especulo ele "não se segura sozinho" o que é incomodo uma vez que tenho por vezes várias zaragatoas para fazer e só tenho duas mãos..normalmente tenho que pedir à paciente que o segure com a mão e não sei se isto é ético ou se estou a proceder bem, uma vez que tenho medo que o espéculo "salte" como infelizmente me sucedeu da 1a vez :( Obrigada pela atenção disponibilizada
Bestinha
Membro

Registado: Sexta, 01 Ago 2008 22:57
Área TDT: Análises Clínicas

Re: Exsudado vaginal

Mensagempor zuppara em Sábado, 02 Ago 2008 00:54

Já não é a 1ª vez que vejo este tema por aqui, eu também nunca falei em colheitas de exsudatos, fiz sim muitas culturas já com as colheitas efectuadas por alguém, só via a zaragatoa pronta, pelo menos nos estágios foi sempre assim, nunca ouvi sequer algum técnico a falar sobre isso ou mesmo na escola.

Não me sinto em nada preparado para lidar com uma situação dessas nem sei efectuar a colheita, (sempre tenho a vantagem em ser homem logo terei menos probabilidades em ser escolhido lol), mas o saber não ocupa lugar.

Quanto à questão "vaselina" fiquei um bocado entorpecido, vais usar um produto que é derivado do petróleo, mais propriamente da parafina, numa região sensível como são as mucosas vaginais? Já para não falar depois na questão da "limpeza" da zona uma vez que o produto é insolúvel em água, eu já estou a ver o filme... LOL
Acho que a usar-se lubrificante em órgãos internos seja para a actividade que for nada melhor que produtos baseados em água e sabão neutro sempre disponíveis no mercado sendo que assim o risco de toxicidade ou irritação é próximo do 0 ao contrário do que se passa com a vaselina.
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23

Mensagempor Carolina G. em Domingo, 03 Ago 2008 02:05

Olá!
Posso dizer que na minha gravidez fiz um exsudado vaginal de rotina (feito pela médica responsável pleo laboratório de análises do hospital). Não se utilizou nenhum lubrificante e o material era apenas uma espécie de cotonete grande esterilizado (não sei o nome...), que foi aberto no momento com ajuda de uma enfermeira.
Não sendo directamente da área de análises, espero ter ajudado...
Carolina G.
Administrador

Registado: Quarta, 19 Abr 2006 13:00

Mensagempor lilipat em Domingo, 03 Ago 2008 13:15

Carolina G. Escreveu:Olá!
Posso dizer que na minha gravidez fiz um exsudado vaginal de rotina (feito pela médica responsável pleo laboratório de análises do hospital). Não se utilizou nenhum lubrificante e o material era apenas uma espécie de cotonete grande esterilizado (não sei o nome...), que foi aberto no momento com ajuda de uma enfermeira.
Não sendo directamente da área de análises, espero ter ajudado...

Carolina, nas grávidas nunca se usa espéculo. E esse cotonete grande chama-se zaragatoa, e por isso não se usou lubrificante. Só quando se usa espéculo é que se pode usar um lubrificante, para ajudar na penetração do espéculo na vagina. Só usando zaragatoa não é necessário o lubrificante.

Quanto à questão inicial, eu também nunca aprendi a fazer exsudados vaginais ou de outros tipos nos estágios, porque nos hospitais são sempre os médicos ou enfermeiros que fazem, mas está mal porque os técnicos é que deveriam fazê-los. Eu tenho assistido a minha colega de trabalho, sempre que aparece algum exsudado para fazer, e quero pedir cá no trabalho para fazer formação, porque acho importantíssimo saber fazer estes exsudados, até porque não parece assim tão difícil...o pior mesmo é conseguir colocar a pessoa à vontade e descontraída...a minha colega usa sempre vaselina e nunca houve queixas de irritação ou assim, mas percebo o que o zuppara diz...o ideal seria utilizar um lubrificante mais neutro e menos agressivo...
"Se caíres sete vezes, levanta-te oito" (provérbio chinês)
lilipat
Membro Veterano

Registado: Terça, 25 Out 2005 14:32

Mensagempor bee31 em Domingo, 03 Ago 2008 14:33

Bem já pensaram que também se pode utilizar óleo de amendoas.
bee31
Membro

Registado: Segunda, 25 Jun 2007 17:28

Mensagempor olinda em Domingo, 03 Ago 2008 20:28

Olá Colegas!
Penso, que já se tinha falado disto cá no fórum, e mais uma vez digo que a colheita de exsudades vaginais, é de nossa competência, apesar de a formação nesta área ser reduzida.
No meu caso, que tb estou num posto de recolha, faço frequentemente a colheita de exsudados vaginais entre outros (mamários, nasal...), o uníco que por norma não faço é o uretral. Quanto ao exsudado vaginal, faço-o sem espéculo e sem lubrificante, creio que com um pouco de experiência, consegue-se por a utente à vontade, e sem causar grande dor, apenas um pequeno desconforto, que é normal.

zuppara Escreveu:
Não me sinto em nada preparado para lidar com uma situação dessas nem sei efectuar a colheita, (sempre tenho a vantagem em ser homem logo terei menos probabilidades em ser escolhido lol), mas o saber não ocupa lugar.

Espero que por seres homem saibas fazer um exsudado uretral... :) este sim, deve ser mais doloroso!

Bestinha, qual é o critério que usas, para defenires se vais colher com espéculo ou não?
Olinda Dias
olinda
Membro Sénior

Registado: Quinta, 13 Dez 2007 19:22

Mensagempor lilipat em Segunda, 04 Ago 2008 14:16

olinda Escreveu:Olá Colegas!
Penso, que já se tinha falado disto cá no fórum, e mais uma vez digo que a colheita de exsudades vaginais, é de nossa competência, apesar de a formação nesta área ser reduzida.
No meu caso, que tb estou num posto de recolha, faço frequentemente a colheita de exsudados vaginais entre outros (mamários, nasal...), o uníco que por norma não faço é o uretral. Quanto ao exsudado vaginal, faço-o sem espéculo e sem lubrificante, creio que com um pouco de experiência, consegue-se por a utente à vontade, e sem causar grande dor, apenas um pequeno desconforto, que é normal.

zuppara Escreveu:

Espero que por seres homem saibas fazer um exsudado uretral... :) este sim, deve ser mais doloroso!

Bestinha, qual é o critério que usas, para defenires se vais colher com espéculo ou não?

Eu sei que a pergunta não é dirigida a mim, mas aqui não se usa o espéculo nas grávidas, virgens ou pessoas que expressamente o peçam (esta última situação é muito rara, mas já aconteceu aqui no meu posto uma vez)...
lilipat
Membro Veterano

Mensagempor Susana Monteiro em Terça, 05 Ago 2008 08:21

Não sei se isto vai interessar muito pois pelo o que percebi aqui as colheitas são para fazer cultura, mas na anatomia patológica, quando se faz um esfregaço cervico vaginal, que também é com espéculo, o lubrificante não é recomendado, uma vez que pode contaminar o esfregaço e produz gigantescos artefactos na lâmina.
Susana Monteiro
Moderador Global

Registado: Quarta, 09 Jan 2008 16:23
Área TDT: Anatomia Patológica

Mensagempor olinda em Terça, 05 Ago 2008 13:22

SuMont Escreveu:Não sei se isto vai interessar muito pois pelo o que percebi aqui as colheitas são para fazer cultura, mas na anatomia patológica, quando se faz um esfregaço cervico vaginal, que também é com espéculo, o lubrificante não é recomendado, uma vez que pode contaminar o esfregaço e produz gigantescos artefactos na lâmina.

Olha, que não sei se não tem interesse, faz todo o sentido, que também possa haver contaminação ou alteração das características do agente patogénico, num exsudaddo vaginal.
Já agora, SuMont quanto tempo permanece viável um esfregaço cervico vaginal, depois da colheita até ser feita a análise?
Olinda Dias
olinda
Membro Sénior

Mensagempor Susana Monteiro em Terça, 05 Ago 2008 13:49

Devo confessar que não tenho grande experiÊncia em citologia, não é a área em que trabalho de momento, portanto às vezes estas questões são rapidamente respondidas pela sabedoria da experiência muito mais que pela teoria.

Mas vamos lá à teoria, que é o que me resta. Depende do fixador utilizado pelo médico (ou enfermeiro ou técnico) logo após a colheita.

Hoje em dia já se utiliza largamente o prep test. Basicamente depois de colhidas as células, a espátula é mergulhada numa solução fixadora de base alcoólica onde as células são deixadas em suspensão.
Mas o mais comum é um spray. Depois de efectuado um esfregaço na lâmina este é fixado com spray que na maioria dos casos é laca comum.

Penso que não há consenso de quanto tempo exacto é que a amostra permanece sem deteorização desde a fixação até ao processamento citológico.

Em teoria, se a amostra é fixada logo após a colheita, a putrefacção e autólise normal das células não deveria acontecer, permanecendo as células conservadas com a composição bioquímica e anatómica tão perto do estado "in vivo" quanto possível.

Mas em prática, há imensos factores que podem afectar uma correcta fixação das células. Como acomodamos a amostra, a temperatura, a luz, a humidade,... há mais que muitas variáveis que podem intervir neste processo e até retroceder a fixação.

Resumindo e concluíndo, para evitar todas estas variáveis, o exame deve ser processado tão breve quanto possível.
Susana Monteiro
Moderador Global

Mensagempor Susana Monteiro em Terça, 05 Ago 2008 14:04

Hoje em dia já se utiliza largamente o prep test.

Eu disse "Prep Test"???

Desculpem... "Pap Test" é outra forma de dizer exame Papanicolaou e "Thin Prep" era o que eu queria dizer!

Usei um mix dos dois... :oops:
Susana Monteiro
Moderador Global

Mensagempor olinda em Terça, 05 Ago 2008 14:14

Bem, eu perguntei por um motivo muito simples, é que em Barcelos não existe nenhum laboratório de anatomia patológica, normalmente as citologias sao enviadas para Braga. Ora, o posto de colheitas onde trabalho, aceita frequentemente citologias, e envia-as para um laboratório de anatomia patológica em Braga, para facilitar os utentes. Acontece que à dias recebi uma citologia, que já tinha sido colhida por uma ginecologista à 15 dias, e a utente disse-me que lhe tinham dito que permanecia viavel até 3 semanas. Ora, eu fiz uma nota de informação para o laboratório, mas o que é certo, é que não foi preciso pedir nova amostra!
Mas fiquei um pouco reticente...
Olinda Dias
olinda
Membro Sénior

Mensagempor Susana Monteiro em Terça, 05 Ago 2008 14:30

Mas vinha em frasco ou em lâmina?

Eu espero não estar a dizer uma grande asneira mas a ideia que tenho é que os thin preps (frasco) são conservados pelos hospitais por anos, depois mesmo de sair o diagnóstico, caso queiram rever o caso. Portanto penso que dura bastante tempo.

Agora fixação por spray (lâmina) parece me ser uma fixação muito mais debilitada e com período muito mais curto.

Mas nestes casos realmente fez o melhor que podia ter feito, por a nota de informação. Assim pelo menos o técnico quando estiver a fazer o diagnóstico se vir pequenos vestígios de autólise já pode avaliar se não afectará o diagnóstico ou se é preciso enviar nova amostra para análise.
Susana Monteiro
Moderador Global

Mensagempor olinda em Terça, 05 Ago 2008 14:49

SuMont Escreveu:Mas vinha em frasco ou em lâmina?

Era mesmo em lâmina!
Obrigada SuMont..,
Olinda Dias
olinda
Membro Sénior

Mensagempor Bestinha em Quarta, 06 Ago 2008 13:47

zuppara Escreveu:

Olá Olinda boa tarde, assim que entrei naquele posto informaram me que para pesquisa de Clamydia e mycoplasma, e HPV
tinha que usar espéculo uma vez que se colhe no fundo do colo do utero, depois os bacteriologicos e strepto B apenas na entrada da vagina e anus (para strep B)
Bestinha
Membro

Mensagempor Bestinha em Quarta, 06 Ago 2008 13:54

lilipat Escreveu:

zuppara Escreveu:

Eu sei que a pergunta não é dirigida a mim, mas aqui não se usa o espéculo nas grávidas, virgens ou pessoas que expressamente o peçam (esta última situação é muito rara, mas já aconteceu aqui no meu posto uma vez)...

Olá boa tarde , então imaginemos que isso se sucedia e caso não possa utilizar espéculo como faço uma colheita de anaerobios como por exemplo o Mycoplasma?è so questão de introduzir a zaragatoa o mais profundo possivel?mas e quando à visibilidade? :|
Bestinha
Membro

Mensagempor lilipat em Quarta, 06 Ago 2008 16:26

Bestinha Escreveu:
Olá boa tarde , então imaginemos que isso se sucedia e caso não possa utilizar espéculo como faço uma colheita de anaerobios como por exemplo o Mycoplasma?è so questão de introduzir a zaragatoa o mais profundo possivel?mas e quando à visibilidade? :|

Nas grávidas, o que é mais normal aparecer é um bacteriológico/parasitológico normal, apenas por rotina; muito raramente aparece chlamydia ou mycoplasma...qualquer das maneiras e nos restantes casos, se aparecerem, é tentar colher o mais fundo possível e visibilidade há pouca...mas deves compreender que será melhor isso a romper o híman de uma virgem, né? Também é raro aparecerem mulheres virgens a fazer exsudados vaginais, mas sempre vão aparecendo...
Se for o caso de alguém que não queira o uso de espéculo tentas fazer o melhor que podes, mas de resto a responsabilidade já é da mulher...

:)
lilipat
Membro Veterano

Mensagempor Bestinha em Domingo, 10 Ago 2008 14:04

lilipat Escreveu:
Bestinha Escreveu:

Nas grávidas, o que é mais normal aparecer é um bacteriológico/parasitológico normal, apenas por rotina; muito raramente aparece chlamydia ou mycoplasma...qualquer das maneiras e nos restantes casos, se aparecerem, é tentar colher o mais fundo possível e visibilidade há pouca...mas deves compreender que será melhor isso a romper o híman de uma virgem, né? Também é raro aparecerem mulheres virgens a fazer exsudados vaginais, mas sempre vão aparecendo...
Se for o caso de alguém que não queira o uso de espéculo tentas fazer o melhor que podes, mas de resto a responsabilidade já é da mulher...

Ok obrigada pelos esxlarecimentos :)
Bestinha
Membro

Mensagempor lilipat em Segunda, 11 Ago 2008 16:03

Bestinha Escreveu:
lilipat Escreveu:
Bestinha Escreveu:

Ok obrigada pelos esxlarecimentos :)

Não tens de agradecer...estamos aqui mesmo para esclarecer as dúvidas uns dos outros...;)
lilipat
Membro Veterano

Mensagempor saracraveiro em Segunda, 05 Jul 2010 09:21

Ora bem,

Tal como a maioria, em estágio, não tive qualquer formação relacionada com colheitas de exsudados. Estou também num posto de colheitas, sozinha, no qual tenho que fazer exsudados (vaginais, faríngeos, nasais,..). O único, até agora que tive oportunidade de fazer foi o vaginal. Foi também o único que tive oportunidade de ver durante a minha formação no posto. Quanto aos outros, não devem ser nada do outro mundo, no entanto, acho que sem nunca ter visto, ha-de sempre ficar a dúvida "Será que fiz tudo bem?". Quanto aos uretrais..não sei como agir. Penso que, independentemente de ser mulher, sou profissional de saúde. E há outra questão, devido ao facto de ser algo doloroso, pedir para o paciente fazer será boa ideia? Eu penso que não. O paciente não vai introduzir a zaragatoa o suficiente para que a recolha seja eficiente porque lhe vai doer imenso.
Quanto aos meios de cultura presentes nos tubos das zaragatoas, alguém me pode dar informações? (composição do meio, qual o tipo de microrganismo que é promovido, em que colheita se deve utilizar. Não esquecer o tubo seco! Ah, e claro que o tubo de pesquisa de Chlamydia está bem identificado, de qualquer das formas gostaria na mesma de saber quais os constituintes do meio). Bem, isto é básico talvez, mas como já referi a formação a nível de estágio não foi nenhuma neste sentido. E mesmo aqui no posto, não houve grandes oportunidades enquanto estive em formação. Nos exsudados vaginais sei o que utilizar. Quando me surgir um nasal ou auricular ou ocular ou etc vou ter dúvidas na escolha. Será o seco? Ou o tubo com meio incolor (que utilizo na pesquisa de streptoccocus B)? Para além desses só conheço o tubo com meio negro (que utilizo nos exsudados vaginais) e claro está, os tubos para pesquisa de Chlamydia (masculino e femminino).
Ah, quero também reforçar a ideia de que, também aqui, utilizo espéculo para pesquisa Chlamydia e Mico apenas, mas não em grávidas ou virgens. Ainda só tive uma experiencia com espéculo mas penso que, apesar do incómodo da colocação para a paciente (não tenho vaselina), correu bem. Não ocorreu o problema de sair do sítio.
Obrigada desde já a quem se disponibilizar para me responder =)
saracraveiro
Membro

Registado: Sexta, 02 Abr 2010 17:00

Voltar para ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes