tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Farmácia

Moderador: Nuno Marques

tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor tania_pires em Sexta, 14 Nov 2008 23:29

boa noite!
tenho o curso de farmácia, tirado num instituto politécnico!!!
fiz estagio em farmácia comunitária e acabei por ser convidada a ficar, depois do estágio!!super contente aceitei o convite,mas como sou principiante não adivinhava eu o que me esperava..
quando recebi o meu primeiro salário, descobri que estava a ser paga como ajudante técnica....mas o mais caricato foi, a minha entidade patronal me anunciar que o curso que eu tinha tirado, servia apenas para farmácia hospitalar, e que era uma ilegalidade os técnicos de farmácia trabalharem em farmácia comunitária....
perante isto eu pedia a alguém que me pudesse ajudar e me esclarecesse e me fornecesse documentação com as competências dos técnicos de farmácia!!!


obrigado pela atenção


Tânia Pires
tania_pires
Membro Iniciante
 
Mensagens: 7
Registado: Sexta, 14 Nov 2008 23:17
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor RicardoSilva em Sábado, 15 Nov 2008 12:56

Ao que a ignorância leva...infelizmente é assim em muitos lados.

Procura pelo Decreto Lei 320-99 e pelo Decreto Lei 307-07, este último onde se pode ler:

Decreto-Lei n.º 307/2007, de 31 de Agosto

O regime jurídico das farmácias de oficina, definido no presente decreto -lei (...)


Artigo 24.º
Quadro não farmacêutico

Os farmacêuticos podem ser coadjuvados por técnicos de farmácia ou por outro pessoal devidamente habilitado.
Avatar do utilizador
RicardoSilva
Membro
 
Mensagens: 77
Idade: 31
Registado: Sexta, 23 Nov 2007 18:25
Localização: Barcelos / Viseu
Sexo: Masculino
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor duartenm em Sábado, 15 Nov 2008 14:57

Só em Farmácia hospital?!? :lol: Melhor do que isso só aqueles que afirmam que os técnicos de farmácia têm competência para atender ao público numa Farmácia mas para fazer o mesmo aconselhamento por telefone não :shock: :shock:

NÃOB ACEITES DE FORMA ALGUMA UM ORDENADO DE AJUDANTE TÉCNICO. Isso só dá azo a que outras entidades patronais (donos de farmácia) começem a oferecer o mesmo aos Técnicos licenciados!

Tu NÃO te enquadras no CCT (contrato colectivo de trabalho)dos ajudantes técnicos, profissão aliás já extinta! Como não existe CCT para nós, o que tens a fazer é negociar directamente com a entidade patronal o ordenado. A questão seguinte que vais colocar é:

Mas então qual o vencimento que vou PROPOR (exigir) ao director(a) técnico(a)?

Utilizas a tabela de vencimentos do público que podes consultar em: http://www.sindite.pt/noticia.asp?cod=13

Caso tenhas dificuldade em argumentar, só tens de levar a legislação que o ricardo te indicou e dizer ao teu patrão que um técnico licenciado tem competências que um ajudante técnico não tem, que estudaste 4 anos e tens uma licenciatura (grau académico igual a quem te vai contratar em princípio) e por isso a tua margem de progressão como profissional é incomparavelmente maior à de um ajudante e que a qualidade como em tudo na vida paga-se. Caso não aceitem estes argumentos é porque não te merecem!!!

Boa sorte e espero ter ajudado.
Avatar do utilizador
duartenm
Membro
 
Mensagens: 111
Idade: 37
Registado: Segunda, 05 Mar 2007 16:05

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor tania_pires em Segunda, 17 Nov 2008 14:16

Obrigado pelo esclarecimento....já tinha lido esse artigo, e axo que é suficiente para poder esclarecer a minha entidade patronal...embora me pereça que nao os vou conseguir fazer ver a realidade..e a verdade é que preciso deste emprego....


obrigado
Tania Pires;)
tania_pires
Membro Iniciante
 
Mensagens: 7
Registado: Sexta, 14 Nov 2008 23:17
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Carolina G. em Segunda, 17 Nov 2008 15:53

Podes sempre sugerir que eles falem com outros colegas (deles) que saibas que têm técnicos formados pelas escolas a trabalhar lá...
Carolina G.
Administrador
 
Mensagens: 926
Idade: 41
Registado: Quarta, 19 Abr 2006 13:00

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Obioquimico em Segunda, 17 Nov 2008 19:21

o problema é k como n ha ctt podem pagar lhe o salario minimo, e visto que as coisas n estao faceis para ninguem sujeitam as pessoas a isso. se fosse a ti n me armava em carapau de corrida como o duartenm sugere. mais provavel é exigeres e mandarem t dar 1a curva
Obioquimico
Membro
 
Mensagens: 50
Registado: Quarta, 25 Jun 2008 23:25
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Nuno Marques em Segunda, 17 Nov 2008 21:07

boa noite Tânia.

antes de mais, politécnico ou não, o curso de Farmácia é um curso superior que confere habilitação literária de Bacharelato ou Licenciatura, tal como qualquer outro curso superior, e não um curso técnico profissional que confere equivalencia ao 12º ano de escolaridade, como é, frequentemente, a ideia que vigora na mente de muitas pessoas neste portugal dos pequeninos...

não deixa de ser curioso o facto de teres ficado a trabalhar na farmácia onde estagiaste e, ainda assim, te indicarem que o "teu" curso apenas é adequado a farmácia hospitalar... se era essa a convicção de quem te empregou, porque te ofereceu possibilidade de trabalhar, ciente que estava a cometer uma "ilegalidade"?
parece-me que o unico intuito que existiu em te receber enquanto estagiaria foi o de vir a usufruir, potencialmente, de alguem com uma qualificação diferenciada, sem se pretender retribuir adequadamente essa qualificaçao.

o esclarecimento à tua entidade patronal é facil de ser realizado, de resto já te disponibilizaram aqui informação suficiente para te esclarecer igualmente, pois receio ser algo que falta a quem termina o curso de Farmácia (e quiçá os outros cursos da área T.D.T.), noção da realidade do mercado de trabalho e das dificuldades com que nos debatemos.

creio que o problema será conseguires sensibilizar alguem que se interessa o suficiente para se disponibilizar para receber estagiarios mas não se informa acerca das habilitações ou competencias dos mesmos, mas ainda assim os contrata para trabalhar.

boa sorte e, se possivel, vai mantendo-nos actualizados da tua situação :wink:
Nuno Marques
Moderador de SubFórum
 
Mensagens: 131
Idade: 40
Registado: Quinta, 26 Jul 2007 05:53
Localização: Olhão
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor tania_pires em Segunda, 17 Nov 2008 23:17

A última surgiu à bem pouco tempo....falei no decreto lei, a sabem o que me disseram??!!!que eles consideravam os ajudantes como técnicos....e enquanto não tivermos força suficiente (técnicos e sindicato) e não conseguirmos obter um CCT não vamos muito avante!!é triste ter que me sujeitar a uma situação destas....mas se assim não for...há-de haver alguém para me substituir!!!

obrigado pela atenção :roll:
tania_pires
Membro Iniciante
 
Mensagens: 7
Registado: Sexta, 14 Nov 2008 23:17
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Obioquimico em Terça, 18 Nov 2008 00:05

O melhor k pods fazer é fazer mostrar o teu valor e fzr c k precisem de ti. começar lg com hostilidades e "desrespeitos" so piora a situação.
a coisa n está facil para ninguem, mas os melhores safam s smp, da o teu melhor e estuda k teras smp lugar.
Obioquimico
Membro
 
Mensagens: 50
Registado: Quarta, 25 Jun 2008 23:25
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Fernando Leite em Terça, 18 Nov 2008 00:53

Bem ao ler topicos como este até fico.... enfim.

Eu pensava que na radiologia a relação medico radiologista/tec de radiologia era em muitos casos má, mas sinceramente acho que a relação farmacêuticos/téc. de farmácia é da coisa mais "rasca" que existe. Não há respeito nenhum #-o #-o #-o
Imagem Imagem
Avatar do utilizador
Fernando Leite
Fundador
 
Mensagens: 2655
Idade: 41
Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23
Localização: Santa Maria da Feira
Área TDT: Radiologia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor duartenm em Quarta, 19 Nov 2008 12:29

Tânia, quando te sugeri confrontares a entidade empregadora com a tabela salarial do público, bem como com a legislação, não foi para entrares em conflito ou em choque com a mesma como foi aqui sugerido. Não foi para faltares ao respeito a ninguém como também foi sugerido. Segue os conselhos de quem já trabalha e passou por isso que estás a passar. A ideia de que "dá o teu melhor e vais ser recompensada..." esqueçe, não funciona assim. Vê os exemplos dos colegas de ACSP ou de Fisioterapia. Alguns deles recebem o salário mínimo ou recebem mesmo à hora...
Se começarmos a fazer o mesmo o que os impede de eles fazerem isso a todos nós???

Acredita, mais vale esperares ou procurares melhor do que te sujeitares a tudo! As coisas não podem ser encaradas assim.

O que eu sugeri foi argumentação baseada em factos concretos. O que sugeri foi acertividade. Ser acertivo é saber ouvir o outro mas ao mesmo tempo dar-lhe a entender o nosso ponto de vista.

Quando te disseram que eles consideravam os ajudantes como técnicos, tu só tinhas de dizer - " não foi isso que aconteceu. o que aconteceu foi que a proffissão de ajudante técnico EXTINGUIU-SE, e de modo a que os antigos ajudantes não caissem num vazio legal, uma vez que como ajudantes não poderiam exercer, foram integrados na carreira de tecnico de diag. e terap. área de farmácia. São coisas muito diferentes."

Não íamos pura e simplesmente correr com estes profissionais das farmácias, até porque mereçem todo o nosso respeito e admiração, mas também não vamos misturar o trigo com o joio. O perfil profissional de um técnico licenciado e um técnico que foi ajudante técnico são totalmente diferentes.

Muitas vezes alguns farmacêuticos gostam de dizer que embora licenciados, os técnicos não se podem comparar aao farmaceuticos. O que me parece quando ouço isto de alguns(graças a Deus que não são todos) é que há aqui muito medo à mistura! Ouvir isto deles é óptimo, se nós não incomodassemos era porque não nos temiam, mas acredita que temem e muito! A meu ver, mais grave ainda é equiparar (com todo o respeito) ajudantes, muitos deles com a 4ª classe a indíviduos que completaram o ensido básico, o secundário, igressaram no ensino superior, tiraram um grau académico igual ao de qualquer farmaceutico e ainda por cima torná-lo oficial !!!!!! :shock: :shock: :shock: ,mas olha é o mal menor. quando estes se reformarem, os únicos que poderão exercer em farmácia comunitária são licenciados em C.F e Farmácia.
Avatar do utilizador
duartenm
Membro
 
Mensagens: 111
Idade: 37
Registado: Segunda, 05 Mar 2007 16:05

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor tania_pires em Quarta, 19 Nov 2008 19:45

Sim duarte, percebi o que estavas a tentar dizer-me....
tens toda a razão, esforçar-me cada vez mais com o intuito de ser reconhecida e ser recompensada...nao passa por aí....
As empresas privadas estão é preocupadas com o lucro e quanto menos tiverem que pagar aos seu funcionários ainda melhor....

Depois de toda esta história, mandei um mail para o Infarmed, onde pedi esclarecimentos em relação à suposta "ilegalidade" de um técnico de farmácia exercer funções em farmácia comunitária.

Eis a resposta:

"Em resposta à V. solicitação informa-se que, actualmente apenas poderão trabalhar em farmácia os farmacêuticos, os técnicos de farmácia e outro pessoal devidamente habilitado, nomeadamente todos os profissionais que terminaram o registo de prática como ajudantes técnicos de farmácia.



Técnicos de farmácia são apenas os titulares de cédula profissional emitida pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 320/99, de 11 de Agosto. Compete actualmente à Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. proceder ao registo profissional dos técnicos de diagnóstico e terapêutica. Relativamente aos locais onde é ministrado o curso de Técnico de Farmácia sugerimos o contacto com o Ministério da Educação, onde a poderão esclarecer."

Depois disto o que me dizem??!!!
tania_pires
Membro Iniciante
 
Mensagens: 7
Registado: Sexta, 14 Nov 2008 23:17
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Obioquimico em Quarta, 19 Nov 2008 20:46

ó duartenm els agr sao mestres pa ja n sao licenciados
Obioquimico
Membro
 
Mensagens: 50
Registado: Quarta, 25 Jun 2008 23:25
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Nuno Marques em Quarta, 19 Nov 2008 21:01

digo-te que o INFARMED não é, de todo, o local adequado para obteres esclarecimentos sobre o nosso curso ou tão pouco para saberes quem tem legitimidade para trabalhar em farmácia comunitária :roll:

neste momento não é possivel as farmácias continuarem a realizar registo de prática, pois a entidade que emite as cédulas profissionais (documento único e exclusivo que confere legitimidade para o exercício profissional) é a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, tal como o INFARMED te indicou, mas existe um maior controlo acerca dos profissionais que obtêm acesso às mesmas, daí que actualmente ninguem que tenha concluido o registo de prática após a entrada em vigor do D.L. 320/99, possa vir a ter cédula profissional, apesar do INFARMED sempre se ter recusado a admitir essa possibilidade, o que é uma grande vitória para nós, presentemente.

o INFARMED apenas indica que, como é a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde que emite as cédulas profissionais, a nossa categoria profissional não é por eles regulada nem eles querem ter algo a ver com isso, daí que não te possam dar respostas muito diferentes ou muito elucidativas. infelizmente o organismo que deveria regulamentar e fiscalizar todo o sector do medicamento "descarta-se" deste modo do "problema" que nos representamos.

nem todas as empresas privadas se descartam do factor inerente à produtividade e à mais valia que representa, para eles, terem pessoas qualificadas, vai-se notando que com o aumento da concorrência pretende-se apostar cada vez mais em pessoas que possam contribuir com algo positivo e dinamico, em detrimento de pessoas que falham na visao mais sensibilizada acerca do que é a saude e de como deve ser encarada.
porém, as mentalidades mudam lentamente e até que seja pratica comum, muito tempo irá passar.

se realmente precisas do emprego e achas que contribui para a tua formação, podes sempre estar atenta a novas movimentações no mercado de trabalho, pois é frequente existir necessidade de Técnicos de Farmácia, a nossa área ainda vai mantendo algum nivel de empregabilidade.

de qualquer modo, vou salientar ainda que existem CCT para a área de farmácia no sector privado e que, embora não estando a 100% adequados à nossa categoria profissional, são válidos para quem pertença ao sindicato afecto ao mesmo CCT, isto é, sendo sindicalizada usufruis do CCT desse sindicato. eu geralmente sou algo tendencioso e remeto para o SIFAP, mas é, de resto, para quem trabalha no sector privado, o sindicato que mais esclarecimentos presta e que mais "resposta" dá às necessidades relacionadas com o sector privado.

entretanto deixei-te uma mensagem, se tiveres oportunidade e interesse, responde-me, pois gostava de trocar alguns pontos de vista contigo, se não te importas :wink:
Nuno Marques
Moderador de SubFórum
 
Mensagens: 131
Idade: 40
Registado: Quinta, 26 Jul 2007 05:53
Localização: Olhão
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor tania_pires em Quarta, 19 Nov 2008 22:34

olá nuno....
obrigado pela atenção...
Como sou nova neste meio, não sabia de muitas das coisas que me vais informando!
Deves ser então sócio desse sindicato, não te importavas de me mandar o CCT do teu sindicato??

obrigado!!
Tania Pires
tania_pires
Membro Iniciante
 
Mensagens: 7
Registado: Sexta, 14 Nov 2008 23:17
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor duartenm em Quinta, 20 Nov 2008 09:59

Obioquimico Escreveu:ó duartenm els agr sao mestres pa ja n sao licenciados



que eu saiba mantém-se o plano de estudos. Se houver alterações são poucas meu caro. Agora é que decidiram dar-lhe outro nome.


Isto agora são todos "mestres"... é uma palhaçada pegada

Os verdadeiros mestres são os que tiram a sua formação de pós graduação depois do "curso básico", esses sim são os verdadeiros mestres...
Avatar do utilizador
duartenm
Membro
 
Mensagens: 111
Idade: 37
Registado: Segunda, 05 Mar 2007 16:05

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Ed Costa em Quinta, 20 Nov 2008 11:49

Procurando contribuir para esclarecer a Tánia Pires, sobre a não aceitação da categoria de Técnico de farmácia, nas farmácias privadas, informo:
O Decreto-Lei 261/93, no seu artigo 3º, nº 2, afasta toda a regulamentação colectiva de trabalho que se lhe oponha.
As categorias dos colaboradores técnicos dos farmacêuticos, como era considerado o pessoal técnico das farmácias comunitárias não farmacêutico, estavam regulamentadas pelo Decreto-lei nº 48457 e Portaria 367/72 e referia-se a praticantes, ajudantes e ajudantes técnicos. Esta Portaria foi em parte alterada pela Portaria 485/78 que afastou a possibilidade da Direcção Geral dos Assuntos Farmacêuticos (hoje Infarmed) definir as referidas categorias.
As mesmas passaram entretanto para a Regulamentação Colectiva de Trabalho (CCT’s) e para o Regulamento de carteiras profissionais dos Ajudantes de Farmácia.
Ora, o Decreto-Lei 261/93 (Estatuto dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, que inclui o Técnico de farmácia) afastou os CCT’s do âmbito da definição das categorias profissionais, o que originou que, com o Decreto-Lei 320/99, a categoria de ajudante técnico foi substituída pela de Técnico de farmácia, categoria consagrada no Decreto-Lei 307/2007 (nova Lei da Propriedade e Exercício Farmacêutico).A única categoria profissional existente em farmácia, no âmbito do Quadro não farmacêutico, é a de Técnico de farmácia, titular da respectiva cédula profissional, que contempla, quer os antigos ajudantes técnicos, quer os bacharéis ou licenciados em farmácia. .
Aliás, e doutra forma seria ilegal, pois a ACT (Inspecção do Trabalho) deixou de emitir carteiras profissionais. ASSIM, CONCLUINDO NESTE ASPECTO, É INQUESTIONÀVE QUE, A ÚNICA CATEGORIA LEGAL EM FARMÁCIA, SEJA COMUNITÁRIA OU HOSPITALAR, É A DE TÉCNICO DE FARMÁCIA. Quanto aos CCT’S em vigor, que só abrangem os filiados nos sindicatos outorgantes, têm aplicação em todo o clausulado, excepto quanto às categorias profissionais pois, as profissões existentes, foram substituídas pelas dos Técnicos de farmácia. É isto com que deve esclarecer a sua entidade patronal que demonstra não conhecer a legislação que rege a Farmácia Comunitária , o que é grave para uma directora técnica.
ESTA EXPLICAÇÂO ESTÁ EXPRESSA NO SITE http://www.sifap.pt. (http://www.sifap.pt/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=56&Itemid=27) ou ainda no fórun do site http://www.netfarma.pt.
Por último, um comentário à mensagem de duartem, para lhe dizer que é lamentável que se persista em atitudes elitistas, como a que a mesma expressa, aludindo a técnicos (ex. ajudantes técnicos) com a 4ª classe, esquecendo que estes são já poucos (não sei se ainda alguns) pois, desde 1972 que não se podia ingressar na profissão com essa habilitação, mas que merecem todo o respeito pois terão muito a aprender com os licenciados, mas muito mais a ensinar-lhes.
Aliás o exemplo é que existem alguns (talvez já reformados) que, com essa habilitação na Função Pública, chegaram a Técnicos Especialistas.
É que, é com posições como esta que, sem consciência disso, se está a contribuir para a situação atrás descrita. Neste aspecto reconheça-se, por exemplo, a atitude do citado SIFAP ( que parece não ser reconhecido, como também, representante dos TDT’s) que é quem mais se têm batido pelo pleno reconhecimento dos Técnicos de farmácia licenciados na Farmácia comunitária.
E cuidado, com estas posições, porque é preciso não esquecer os “devidamente habilitados” dado que tal pode originar cada vez mais desemprego para os licenciados. Felizmente existe quem esteja bem atento a esta possibilidade e que, está mobilizado para que tal não aconteça, mas o mesmo parece não acontecer com, quer com outro sindicato, quer com o colega atrás citado.
É que o SIFAP conhece bem o “lobby” , com que nos defrontamos, o que parece não acontecer com outros.
última vez editado por Ed Costa s Sexta, 21 Nov 2008 09:53, editado 1 vez no total
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Obioquimico em Quinta, 20 Nov 2008 17:15

duartenm Escreveu:
Obioquimico Escreveu:ó duartenm els agr sao mestres pa ja n sao licenciados



que eu saiba mantém-se o plano de estudos. Se houver alterações são poucas meu caro. Agora é que decidiram dar-lhe outro nome.


Isto agora são todos "mestres"... é uma palhaçada pegada

Os verdadeiros mestres são os que tiram a sua formação de pós graduação depois do "curso básico", esses sim são os verdadeiros mestres...



tu é k vens smp com essa tanga do mesmo grau academico cm s isso justificasse alguma coisa, agr nao o é, e para mais o nosso curso ficou c/ 3 anos so k tem + 1 de estagio é quase igual ao bacharel. e olha k conheço um gajo no quarto ano e ja esta a preparar a tese de mestrdao em sintese organica, n apenas uma monografia.
Obioquimico
Membro
 
Mensagens: 50
Registado: Quarta, 25 Jun 2008 23:25
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor tania_pires em Quinta, 20 Nov 2008 19:43

obridado pela informação disponibilizada ed costa!
já agora, alguém já fez estagio profissional ou algum programa do género??
tania_pires
Membro Iniciante
 
Mensagens: 7
Registado: Sexta, 14 Nov 2008 23:17
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor duartenm em Sexta, 21 Nov 2008 10:42

fica lá com a bicicleta pá!!!

Por muito que se tente há coisas que não entram....
Avatar do utilizador
duartenm
Membro
 
Mensagens: 111
Idade: 37
Registado: Segunda, 05 Mar 2007 16:05

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Ed Costa em Sábado, 22 Nov 2008 00:11

Não tem que agradecer Tânia, disponha sempre que lhe possa ser útil. Aconselhava-a a imprimir a resposta do gabinete juridico, inserta no link indicado, e levai à sua entidade patronal. Assim ela pode confirmar que já não existem ajudantes técnicos e que, quer o Infarmed , quer a sua associação patronal, estão a fazê-la persistir num erro.
última vez editado por Ed Costa s Sábado, 22 Nov 2008 10:05, editado 3 vezes no total
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Ed Costa em Sábado, 22 Nov 2008 09:24

É isso mesmo obioquimico. Foi no que deu a luta pelos 240 ECTS,três anos de aulas,e mais um a trabalhar de "borla". E depois,com o novo Código do Trabalho, mais 6 meses de periodo experimental.
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Ed Costa em Segunda, 24 Nov 2008 09:57

tania_pires Escreveu:
Depois de toda esta história, mandei um mail para o Infarmed, onde pedi esclarecimentos em relação à suposta "ilegalidade" de um técnico de farmácia exercer funções em farmácia comunitária.

Eis a resposta:

"Em resposta à V. solicitação informa-se que, actualmente apenas poderão trabalhar em farmácia os farmacêuticos, os técnicos de farmácia e outro pessoal devidamente habilitado, nomeadamente todos os profissionais que terminaram o registo de prática como ajudantes técnicos de farmácia.


O Infarmed pretende referir-se aqueles a que ilegalmente foi registada prática depois de 11/9/99 (data da entrada em vigor do Decreto-lei 320/99) mas esquece, ou finge esquecer, que só se era ajudante técnico, após a posse de carteira profissional, o que não acontece com estes, que foram enganados e não têm categoria profissional.
É preciso que se saiba que esta situação foi originada por um celebre parecer, emitido, logo após a publicação do citado decreto, pondo em causa a legalidade do 320/99, parecer esse que tinha a finalidade de eternizar o arcaico sistema de formação pelo registo de prática, que convinha a algum patronato farmacêutico, o qual estava mais interessado em mão de obra barata do que na qualidade da formação.
Curiosamente, o Infarmed, onde o "lobby" sempre teve muita força, repete praticamente o mesmo parecer, assinado por um dos mesmos autores do primitivo. Foi baseado neste que o Infarmed continuou a permitir o ingresso nas farmácias de praticantes e a aceitar registos de prática, isto até à entrada em vigor do Decreto-lei 307/07, e agora, não sabendo quais as funções e a categoria profissional a dar aos com a referida prática registada, os pretende identificar com UMA DESIGNAÇÂO DE UMA CATEGORIA QUE NÂO EXISTE, porque foi extinta pelos Decretos-lei 261/93 e 320/99 e, mesmo que não o tivesse sido, desde a Portaria 485/78, a referida Autoridade, deixou de possuir capacidade legal para definir categorias profissionais em farmácia.
E é esta uma das razões da resistência na aceitação dos técnicos licenciados que, por esta razão, dificilmente se implantariam na Farmácia Comunitária, se não fosse a ardúa luta que alguns têm encetado, que hoje é uma vitória de toda a classe, e que contribuiu para o bom nível de empregabilidade da mesma.
Ed Costa
Membro Veterano
 
Mensagens: 2135
Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor tania_pires em Segunda, 24 Nov 2008 14:38

isto tudo é uma confusão....
acho que o grande problema reside no facto dos tecnicos de diagnostico e terapeutica, nao terem uma tabela, por onde deveriam ser remunerados....e estão a sujeitar-se (como eu), a serem pagos como ajudantes tecnicos....porque a verdade é que no trabalho privado, apenas existem dois CCt...e daí as empresas privadas justificarem o pagamento dos tecnicos de farmácia pela tabela dos ajudantes....

e agora pergunto eu!!!para quê um sindicato???não acredito que só agora é que os tecnicos de farmacia chegaram ao mercado de trabalho das privadas!!!!


obrigado pela atenção!!
tania_pires
Membro Iniciante
 
Mensagens: 7
Registado: Sexta, 14 Nov 2008 23:17
Área TDT: Farmácia

Re: tecnicos de farmacia só em farmacia hospitalar!!!

Mensagempor Nuno Marques em Terça, 25 Nov 2008 01:44

é uma grande confusão, é bem verdade...

o problema reside na heterogeneidade do grupo profissional que se encontra englobado pela designação Técnico de Farmácia, agravado ainda mais pelo desconhecimento que impera.
quem frequenta a licenciatura acha sempre, erradamente, que apenas quem tem curso superior é que pode trabalhar legitimamente, quando na verdade todos aqueles que ingressaram na profissão antes da entrada em vigor do D.L. 320/99 o podem fazer.
quem ingressou após entrada em vigor do dito decreto acha sempre que se vai safar e continuar a trabalhar sem problemas porque não existe inspecção que sancione quem emprega profissionais sem qualificação em farmácia (aparentemente a bastonária da O.F. só se preocupa com a linha de saúde 24 e não com os milhares de utentes que diariamente são atendidos em balcões de farmácia por pessoas sem a devida formação ou equiparação legal para o exercicio legitimo da profissão).

existem tabelas salariais, mas as mesmas apenas são aplicáveis para quem se encontra abrangido pelo C.C.T. correspondente às mesmas, pelo que é necessário pertencer ao sindicato dessa mesma tabela salarial para se poder usufruir das condições de trabalho por ele negociadas para os seus membros e afiliados.

as farmácias justificam o pagamento aos técnicos como ajudantes de farmácia porque na grande maioria são afiliadas da A.N.F. e esta associação, tal como a O.F. e o INFARMED, descartam-se de reconhecer a existência de técnicos de farmácia, já que os ajudantes de farmácia são, regra geral, pessoas que laboram por salários mais baixos e causam menos concorrência directa aos farmaceuticos, pois uma vez que se encontram a trabalhar ilegalmente em farmácia, convem não questionar demasiado quem manda, não vá dar-se o azar de perderem o emprego e, não estando habilitados, não o encontrarem novamente, pois todos sabemos que a vida está dificil.
a A.N.F. e a O.F., como qualquer associação coorporativista que se preze, zelam pelos interesses dos seus associados, pelo que a primeira pretende que se gaste menos com despesas de funcionários incrementando assim a verba que a farmácia tem disponível para contratar mais empresas afectas à A.N.F. ou mesmo para realizarem mais cursos de "formação profissional" através da notória Escola de Pós-graduação em Saúde e Gestão.
Já a O.F., o seu interesse primordial é zelar pela honra da classe e manter controlo sobre a autonomia profissional, de modo a evitar perder terreno para os outros profissionais que, por ingenuidade ou despotismo dos farmacêuticos, se têm vindo a implementar e a mostrar as suas mais valias profissionais.

há farmácias onde te reconhecem como técnica de farmácia e te remuneram como tal, bem como te creditam no teu recibo de vencimento a tua categoria profissional correcta.
a verdadeira questao é, se algumas o fazem, porque não o fazem todas ou porque não existe maior intervenção da A.C.T. no sector, ja que o INFARMED falha?

a resposta é que nós nos vamos ficando pela queixa verbal e não nos queixamos a quem devemos, não reclamamos pelos meios que existem ao nosso dispor ou não pretendemos fazer valer os nossos direitos ou mesmo os conhecimentos e espirito crítico que se exige a um licenciado... e enquanto nos preocupamos apenas com o nosso umbigo, as coisas vao permanecendo como estão - mal.
Nuno Marques
Moderador de SubFórum
 
Mensagens: 131
Idade: 40
Registado: Quinta, 26 Jul 2007 05:53
Localização: Olhão
Área TDT: Farmácia

Próximo

Voltar para FARMÁCIA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes