Radiologia nos Cuidados de Saúde Primários

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Radiologia.

Radiologia nos Cuidados de Saúde Primários

Mensagempor Carlos Nujo em Segunda, 07 Dez 2009 17:54

Boa tarde.

Gostaria de convidar a todos os colega de Radiologia a participar num estudo que tenciono fazer acerca da Radiologia nos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Pelo que tenho investigado, não existe muita informação acerca deste tema. Não existe uma associação (como existe para a classe de Enfermagem), não estão disponíveis grandes dados do Ministério da Saúde, ou seja, praticamente não existe nada…

Nos últimos anos, tem crescido o número de Técnicos de Radiologia (recém-licenciados) nos CSP, razão pela qual se torna necessário – a meu ver – uma maior troca de experiências. Esta área que até aqui tem sido negligenciada do mapa da radiologia, tem agora condições para ocupar o seu próprio espaço e desenvolver-se na área da prevenção.

Penso que o T. de Radiologia que quer trabalhar a 100% nos CSP, deve ter um conjunto de conhecimentos diferente dos T. de Radiologia hospitalar. Conhecimentos esses que ainda estão por explorar e definir (nomeadamente na área da prevenção)…

Para quem queira participar, pode responder às seguintes questões: (podem adicionalmente visitar o pequeno espaço que criei dedicado ao tema http://radiologiacsp.wordpress.com/ )

1.Trabalha num centro de saúde? Qual?
2.Que equipamento de radiologia possui?
3.Nos vossos ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) a (URAP Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados) já foi constituída? Se sim, já estão integrados (como)?
4.Curiosidade: Existe algum T. Radiologia eleito para Coordenador de uma URAP?
5.Nos vossos ACES as UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) já foram criadas?
6.Irão participar em algum programa? Qual?

Cumprimentos,
Carlos Nujo – ACES Nordeste
Carlos Nujo
Membro

Registado: Quinta, 24 Set 2009 14:32
Área TDT: Radiologia

Re: Radiologia nos Cuidados de Saúde Primários

Mensagempor ladyblue em Domingo, 03 Jan 2010 10:57

Uma vez que nao encontro o questionario no link, as respostas sao para ser enviadas para si por mensagem privada, postas em posts ou como as quer?

"Estrangeiros" tb podem responder? :o :o :o
ladyblue
Membro Sénior

Registado: Quinta, 18 Out 2007 20:16

Mensagempor Carlos Nujo em Segunda, 04 Jan 2010 14:39

Olá boa tarde Ladyblue.

Claro que podem responder!

o link:

http://radiologiacsp.wordpress.com/

Cumpts

CNujo
Carlos Nujo
Membro

Mensagempor cnobre1984 em Terça, 19 Jan 2010 17:44

Boa tarde!
Venho responder às perguntas que deixou no forum, já que tou ligada aos csp.

1. Trabalha num centro de saúde? Qual?
Sim. Centro de Saúde de Tavira, mas neste momento estou mais de serviço no Centro de Saúde de Vila Real de Snto António, que também possui sub.

2.Que equipamento de radiologia possui?
é um Siemens mas não sei dizer mais.

3.Nos vossos ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) a (URAP Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados) já foi constituída? Se sim, já estão integrados (como)?
A URAP ainda está em formação, ainda não jha coordenador...etc.

4.Curiosidade: Existe algum T. Radiologia eleito para Coordenador de uma URAP?
Existe uma coordenadora dos T. de Radiologia mas de todo o Algarve, não só de uma URAP.

5.Nos vossos ACES as UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) já foram criadas?
Existem os cuidados continuados e palietivos mas ainda ha muito que fazer em relação a organização de kem é o kê, quem coordena as coisas.

6.Irão participar em algum programa? Qual?
Programa? não estou a perceber...

ass.
Claudia Nobre
cnobre1984
Membro Iniciante

Registado: Terça, 19 Jan 2010 17:33

Mensagempor Carlos Nujo em Terça, 26 Jan 2010 11:39

Bom dia colega Claudia Nobre.

Obrigado pela sua resposta.

Vou adicionar as suas respostas ao mes estudo.

Em relação aos pontos 5 e 6, eis o que quero saber:
A UCC é uma unidade vocacionada para o trabalho na comunidade (no domicilio) e é diferente das Unidades de Cuidados Continuados.

A criação desta unidade dentro dos centros de saúde é facultativa e tem de ser aprovada pela ARS respectiva após aprsentação de um projecto.

Em quase todos os centros de saúde do ACES Nordeste, onde trabalho, elas foram criadas e já estão no terreno.
Básicamente elas são constituidas por elementos do centro de saúde que dedicam algumas horas do seu horário normal de trabalho a um projecto.
Eu por exemplo, vou iniciar um projecto de Reeducação Postural (juntamente com a Fisioterapia). Este projecto visa prevenir patologias da coluna vertebral em crianças do ensino primário. Iremos fazer várias sessões nas escolas sensibilizando alunos e professores para as patologias da colunas e para melhorar a ergonomia (mesas, cadeiras, modo de sentar, ajustar mochilas...)

Ou seja, queria saber se no seu ACES, o T. de Radiologia também irá fazer algo do género?

Cumprimentos,

CNujo
Carlos Nujo
Membro

Mensagempor Fernando Leite em Terça, 26 Jan 2010 14:59

Estudo interessante...

Se em Portugal o sistema de cuidados de saúde primários estivessem mais bem equipados e investidos de meios imagiologicos, os hospitais estariam bem mais desafogados do que realmento o são. Corre tudo para a urgência até para fazer um simples raio x pulmonar que poderia ser facilmente interpretado por qq médico "da caixa"...
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23

Mensagempor cnobre1984 em Terça, 26 Jan 2010 16:06

Boa tarde!
De momento n tenho informação que exista alguma coisa do genero a unica coisa é a saude escolar, em que uma enfermeira e a tecnica de higiene oral se deslocam às escolas para algumas acções do genero, mas nem tenho a noção dos temas abordados.. pelo menos no aces a que pertenço.
cnobre1984
Membro Iniciante

Mensagempor Marlene Brandão em Sábado, 30 Jan 2010 11:06

Desde já gostaria de dar os Parabéns pelo estudo, sem dúvida bastante interessante e relevante!

Vinha só deixar uma sugestão, e porque não aproveitar os resultados deste estudo e elaborar um pequeno artigo para a Magazine?! :o :o
Marlene Brandão
Administrador

Registado: Quarta, 19 Out 2005 22:47

Mensagempor Carlos Nujo em Sábado, 30 Jan 2010 15:48

Boa tarde Marlene.

Obrigado.

De facto, no no distrito de Bragança os T. de Radiologia têm tido oportunidade de, juntamente com outros profissionais, realizarem projectos muito interessantes.

Em relação ao artigo, ainda não tenho dados suficientes. Gostaria de fazer um estudo sustentado. Talvez para o verão (no final do ano lectivo) possa entregar o dito estudo.

Cumprimentos,

Cnujo
Carlos Nujo
Membro

Mensagempor cnobre1984 em Sábado, 06 Fev 2010 09:25

Bom dia colega Carlos Nujo!

Está agora a ser organizada a URAP do meu ACES, será que me poderás dar algumas dicas em relação como elaborar o plano de acção? Estamos com algumas dificulades em encontrar tipo umas guidelines para nos orientarmos. Caso te seja mais facil responder para e-mail o meu é claudi.nobre@gmail.com.

Com os melhores cumprimentos
cnobre1984
Membro Iniciante

Mensagempor dianafelisberto em Quinta, 11 Mar 2010 22:48

Carlos Nujo,
Olá!
Estou de momento a começar uma dissertação de mestrado na UTAD com o tema: Papel do Técnico de RX nos centros de saúde.
Poderia dar-me o seu email para trocas de informação?
Estou a começar e talvez me pudesse ajudar.

Cumprimentos,
Diana Felisberto (diana_felisberto@hotmail.com)
dianafelisberto

Registado: Terça, 16 Set 2008 21:00

Mensagempor Carlos Nujo em Sexta, 12 Mar 2010 16:24

cnobre1984 Escreveu:Bom dia colega Carlos Nujo!

Está agora a ser organizada a URAP do meu ACES, será que me poderás dar algumas dicas em relação como elaborar o plano de acção? Estamos com algumas dificulades em encontrar tipo umas guidelines para nos orientarmos. Caso te seja mais facil responder para e-mail o meu é claudi.nobre@gmail.com.

Boa tarde caro colega.

É bastante dificil criar o plano de acção de uma URAP. No meu ACES ele já está pronto, no entanto, não posso partilhá-lo sem autorização da Coordenadora. A boa noticia é que ela aceitou em partilhar o plano. Quando o tiver em minha posse, ficará disponivel no site.

Cumprimentos,
Carlos Nujo
Membro

Mensagempor Carlos Nujo em Sexta, 12 Mar 2010 16:26

dianafelisberto Escreveu:Carlos Nujo,
Olá!
Estou de momento a começar uma dissertação de mestrado na UTAD com o tema: Papel do Técnico de RX nos centros de saúde.
Poderia dar-me o seu email para trocas de informação?
Estou a começar e talvez me pudesse ajudar.

Cumprimentos,
Diana Felisberto (diana_felisberto@hotmail.com)

Boa tarde colega Diana,

Concerteza que ajudarei no que puder.

Pode contactar-me para cmnujo@gmail.com

Cumprimentos,

CNujo
Carlos Nujo
Membro

Mensagempor betovn em Sábado, 13 Mar 2010 15:28

Sauações Colegas
Venho por este meio pedir que sejam facultadas todas as informações sobre URAP, pois no centro de saúde onde trabalho também está a ser criada uma URAP e gostava de estar a par dos conteudos.
Agradeço desde de já a todos que possam colaborar
betovn
Membro Iniciante

Registado: Sábado, 13 Mar 2010 15:04

Mensagempor cnobre1984 em Domingo, 14 Mar 2010 11:57

bom dia!
Em que site irás colocar?

claudia nobre
cnobre1984
Membro Iniciante

Mensagempor jmamede em Sexta, 26 Mar 2010 18:42

Penso que será boa ideia esta eventual partilha e troca de opiniões sobre guidelines para as URAP que estão a ser criadas por todo o país ao abrigo da nova legislação que reestrutura os CSP.
Visto que os TDT (Téc.saúde ambiental,Higienistas orais,Fisioterapeutas,Téc.Radiologista,etc) a integrar nessas Unidades poderão ser vistos em alguns casos o "elo mais fraco" pelas administrações e pelas gestões intermédias, penso ser importante que se debata esta problemática aqui no forum.
Cmps.
jmamede

Registado: Sábado, 26 Jul 2008 09:23

Mensagempor Carlos Nujo em Segunda, 12 Abr 2010 17:30

Boa tarde caros colegas.

Já disponho de autorização para partilhar o Regulamento Interno da minha URAP: (http://radiologiacsp.wordpress.com/urap/)
Penso que poderá ser util a alguns colegas.

Irei disponibilizar também o plano de acção de algumas UCCs do meu ACES.

Podem também consultar alguns dos trabalhos que o Grupo de T. Radiologia do ACES N tem vindo a desenvolver na comunidade:
http://radiologiacsp.wordpress.com/ucc-projectos/

Cumpts
CNujo
Carlos Nujo
Membro

Mensagempor Carlos Nujo em Segunda, 28 Maio 2012 14:14

Olá caros colegas,

O número de T. de Radiologia a trabalharem em Centro de Saúde, Serviços de Urgência Básica e Centros de Diagnóstico Pneumológico (Cuidados de Saúde Primários) aumentou muito nos últimos anos, no entanto, não tenho visto grandes acções de formação nesta área, algo que considero lamentável.

Penso que nós, os T.Radiologia dos CSP, deveríamos estar mais em contacto para trocar experiências e conhecimentos. pois o papel de um T.Radiologia dos CSP é ainda um pouco indefinido e bastante diferente dos nossos colegas Hospitalares. Seria bom conhecermos o que de melhor se faz em Centros de Saúde para poder ser replicado. Eu gostaria de partilhar o que sei mas também gostaria de aprender convosco.

Nesta linha de pensamento, o que acharia de um congresso/tertútia/workshop sobre este tema?

Estariam interessados em colaborar com as vossas experiências, conhecimento ou até colaboração na organização?

Quais seriam os temas que acharia mais importantes abordar neste evento? (estas são algumas sugestões minhas, comente e/ou sugira outras)
- O Téc. de Radiologia dos Cuidados de Saúde Primários: O passado, presente e futuro.
- O Téc. de Radiologia na Comunidade: Projectos de prevenção na comunidade, até onde podemos ir?
- O Téc. de Radiologia nos SUBs: Como melhorar o trabalho no âmbito das urgência?
- O Téc. de Radiologia nos CDPs: Uma visão aprofundada do exame torácico.
-...

Aguardo a sua resposta, com os melhores cumprimentos,

Carlos Nujo
Carlos Nujo
Membro

Voltar para RADIOLOGIA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes