Radiologia - Saiba Mais!

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Radiologia.

Radiologia - Saiba Mais!

Mensagempor Fernando Leite em Terça, 02 Jan 2007 10:03

O seguinte artigo foi elaborado no sentido de esclarecer os colegas sobre as funções de um técnico de radiologia e as suas áreas profissionais.

Nota: Este artigo visa a informar de uma maneira não exaustiva o assunto em questão !

RADIOLOGIA

:arrow: A Descoberta

Foi a 8 de Novembro de 1895, que pela primeira vez, o Professor de Física Wilhelm Roentgen, descobriu que poderia utilizar a radiação x, para ver o interior do corpo humano.
O primeiro exame que realizou, foi à mão de sua esposa!
Em 1896, foi montado o primeiro serviço de Radiologia tendo-se realizado inúmeros exames. A partir daqui os desenvolvimentos tecnológicos ditaram a evolução da Radiologia, que até ao momento não pararam!
Inventaram-se várias técnicas, métodos de aquisição de imagem, algumas delas revolucionárias!
Imagem
Roentgen e a primeira imagem de raio x

:arrow: Quais as funções de um técnico de radiologia ?

O Técnico de Radiologia é o profissional de saúde que planeia, executa e faz o controle de qualidade de um número extenso e variado de exames radiológicos/imagiológicos ( hoje em dia a palavra "Imagiologia" é a mais correcta ). É também da responsabilidade do Técnico de Radiologia assegurar as devidas condições de segurança ( do próprio e do paciente ) em relação às radiações ionizantes, diminuindo o tempo de exposição e colimando o feixe de radiação ao máximo em cada exame que faz e utilizando adequadamente os meios de protecção pessoal.

Imagem
Técnica de radiologia e protecção individual utilizada contra radiações ionizantes

:arrow: Quais as suas áreas de intervenção?

:idea: RADIOLOGIA DIGITAL

A Radiologia Digital veio revolucionar, nas últimas duas décadas , o conceito de radiologia convencional ( vulgarmente chamado de "raio x" e infelizmente apelidado de "chapa radiográfica") que consistia na aquisção de imagens a través do sistemas chassi/película, substituíndo-o pelo sistema cassete/Imagign plate ( IP ).

É o exame imagiológico que se realiza em maior escala,tendo inúmeras aplicações.

ImagemImagem
Técnico de radiologia a fazer pós processamento da imagem e imagens geradas em radiologia digital.

:idea: RADIOLOGIA DIGESTIVA E URINÁRIA

Através da administração/ingestão de um produto de contraste, certas áreas anatómicas são realçadas, num caso, existindo situações onde a visualização da passagem em tempo real do produto, permite ao médico efectuar o diagnóstico de uma patologia em questão. Este é também, um tipo de exame, que utiliza radiação ionizante, exigindo, por norma, uma preparação especial, por parte do doente, que em grande parte dos casos inclui jejum.

Imagem
Equipamento telecomandado e imagens de exames digestivo e urinário

:idea: ORTOPANTOMOGRAFIA

Consiste numa técnica radiográfica que nos permite obter uma imagem panorâmica de toda a arcada dentária e estruturas adjacentes numa única imagem.

Imagem
Ortopantomógrafo e imagem gerada na ortopantomografia.

:idea: MAMOGRAFIA

A mamografia é um exame específico, realizado em equipamentos próprios para avaliação das mamas, denominados de mamógrafos. Homens e mulheres podem desenvolver cancro da mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou palpá-las. Neste exame, é necessário aplicar compressão na mama (para melhor visualização/avaliação), algo que causa desconforto e dor ao doente.

Imagem
Execução de uma mamografia e imagens de mamografias.

:idea: TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA ( TC )

A TC é um dos exame imagiológicos mais utilizados pelos clínicos como metodo auxiliar de diagnóstico.
A fonte de energia utilizada é a radiação x e permite visualizar imagens do corpo humano em varios planos de corte ( axial, coronal, sagital e oblíquos ).
Os recente aparelhos "multi-corte" permitem num curto espaço de tempo gerar uma quantidade enorme de imagens ( com espessura muito reduzida ) e com uma qualidade diagnóstica excelente !

Imagem
Técnica de Radiologia a realizar uma TC Abdominal ( aspecto da consola e gantry )

ImagemImagemImagem
Imagens geradas por TC Multi-Corte

:idea: RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação ionizante e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo. O equipamento que realiza o exame, utiliza um campo magnético para produzir imagens das estruturas existentes no interior do corpo, sendo, portanto, diferente das técnicas que utilizam radiação, como as técnicas radiográficas (radiografias, TC).
Uma vez que quando falamos em RM, falamos em campos magnéticos, todos os materiais ferromagnéticos estão impedidos de entrar na sala e doentes com pacemaker não podem realizar este tipode exame.
A utilização desta técnica é cada vez mais abrangente, sendo aplicada nas mais diversas situações.
É muito útil na detecção de tumores malignos do cérebro, espinal-medula, pulmões, fígado, próstata e endométrio. Mas a sua utilidade não se esgota aqui, sendo, por exemplo, cada vez mais importante na avaliação de lesões desportivas que afectem músculos, ligamentos ou tendões.
Imagem
Técnico de radiologia a posicionar doente para RM cerebral e imagens geradas na RM

:idea: APOIO NO BLOCO OPERATÓRIO

O Técnico de Radiologia no Bloco Operatório, trabalha juntamente com a equipa médica e de enfermagem, para o sucesso da cirurgia, produzindo imagens, rapidamente obtidas através dos equipamentos móveis de que dispõe (estes equipamentos utilizam radiação ionizante). Colabora, essencialmente, em intervenções na área da ortopedia, colocação de cateteres centrais, pacemakers…

Imagem
Técnicos de radiologia no bloco operatório, aparelho de arco em "C" e imagens geradas por aparelho de bloco.

:idea: RADIOLOGIA DE INTERVENÇÃO (ANGIOGRAFIA E HEMODINÂMICA)

Angiografia é o método de visualização dos vasos sanguíneo que através da injecção de contraste no interior desses vasos e a utilização de radiação (raios x) é possível que sejam detectadas anomalias, como estenoses, aneurismas, etc. Na Hemodinâmica, passa-se o mesmo, através da utilização da radiação, é possível avaliar os movimentos e pressões da circulação do sanguínea.

Imagem
Aparelho utilizado em angiografia e imagens geradas.

:idea: Densitometria Óssea ( DEXA )

Exame auxiliar de diagnóstico oreintado para o estudo da massa óssea de um determinado individuo e altamente indicado para o estudo da osteoporose.

Imagem
Aspecto de um aparelho de densitometria óssea.

Artigo realizado por Fernando Leite e Marlene Brandão - técnicos de radiologia.
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23
Área TDT: Radiologia

Mensagempor Ana Almeida em Terça, 02 Jan 2007 11:35

Mais uma vez a Radiologia Forense ficou de fora
Ana Almeida
Ana Almeida
Membro

Registado: Domingo, 05 Fev 2006 18:38

Mensagempor Fernando Leite em Terça, 02 Jan 2007 11:51

Ana Almeida Escreveu:Mais uma vez a Radiologia Forense ficou de fora

Olá Ana !

Eu sei que este tema é o "teu tema" e que gostarias de o ter visto aqui retratado. Mas acho que tens consciência ( claro que tens :wink: ) que é raro falar-se nele e existe muito pouca divulgação/documentação desta área quando se falam nas "competências do técnico de radiologia" .

Mas aproveito então para se quiseres mandar-me assim três ou quatro paragrafos à cerca desta área ( se possivel com imagens ) que eu terei todo o gosto de completar o artigo com essa tua contribuição.

E por fim, espero que tenhas gostado do resto do artigo. :)
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Mensagempor Ana Almeida em Terça, 02 Jan 2007 21:04

claro que te envio, temos uma colega a Alexandra que fez uma investigação sobre o tema e vou pedir que dê umas dicas sobre o tema
Ana Almeida
Ana Almeida
Membro

Registado: Domingo, 05 Fev 2006 18:38

Mensagempor Fernando Leite em Quarta, 03 Jan 2007 04:09

Ana Almeida Escreveu:claro que te envio, temos uma colega a Alexandra que fez uma investigação sobre o tema e vou pedir que dê umas dicas sobre o tema

Ok fico à espera ! Quando tiveres isso manda-me por mail ou então pelo messenger :wink:
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

PARABÉNS PELO ANÚNCIO

Mensagempor litovsky em Quarta, 10 Jan 2007 23:53

Parabéns Fernando e Lene!!!!
Acho que ficou um trabalho excelente, sucinto, bastante ilustrativo e muito interessante, que dá a conhecer todo o nosso trabalho de uma forma geral.
Penso que os outros TDT deveriam fazer o mesmo para nos dar a conhecer também as suas profissões, pois existem funções que provavelmente nós desconhecemos.
PARABÉNS!!!!!! Está muito fixe! =D>
litovsky
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 13 Set 2006 14:39

Mensagempor AnaRadiologia em Domingo, 23 Set 2007 15:02

Wow!

Arriscar-me-ia a dizer que foi, talvez, a melhor descrição sobre radiologia que vi até hoje! E olhem que já pesquisei muito!!
Conseguiram uma informação suficientemente detalhada, mas não exaustiva. Parabéns e Obrigada!!
AnaRadiologia
Membro Iniciante

Registado: Domingo, 23 Set 2007 14:51

Mensagempor Fernando Leite em Segunda, 24 Set 2007 02:33

AnaRadiologia Escreveu:Wow!

Arriscar-me-ia a dizer que foi, talvez, a melhor descrição sobre radiologia que vi até hoje! E olhem que já pesquisei muito!!
Conseguiram uma informação suficientemente detalhada, mas não exaustiva. Parabéns e Obrigada!!

:D

Obrigado Ana e bem-vinda !
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Mensagempor Marlene Brandão em Segunda, 24 Set 2007 13:56

Sê bem-vinda, Ana!

Faltou-nos a área da radiologia forense como disse a colega Ana Almeida...

Esperamos "ler-te" muitas vezes aqui por esta nossa "Casa"!! ;)
Marlene Brandão
Administrador

Registado: Quarta, 19 Out 2005 22:47

Mensagempor AnaRadiologia em Terça, 25 Set 2007 17:20

Encontrei qualquer coisita, a propósito de radiologia forense, ali noutro tópico...
Aqui vai:

zephead Escreveu:Radiologia Forense foi o meu projecto de investigação do 3º ano do meu curso.

Depois das definições ;), falei das seguintes aplicações
- Violência doméstica (Abuso conjugal, sobre idosos e sobre crianças)
- Tráfico de droga (Rx abdominal nos correios de droga)
- Radiologia dos Ferimentos de Bala
- Identificação Radiológica (Características Individuais e Parâmetros Antropológicos)
- Autópsia virtual (http://www.virtopsy.com )
assim como a situação da Radiogia Forense em Portugal.

Também na altura contactei com a Téc. Carla Monteiro, e ela foi muito acessível!!
Quanto ao Porto, o Instituto de Medicina Legal tem protocolo com o Hospital de S. António ;). Em lisboa, também não há técnico !

Recomendo o livro:
http://www.amazon.com/gp/product/084938 ... e&n=283155

Tive que o comprar para o meu projecto, foi caro, mas não tive alternativa porque não há muita informação sobre o assunto!!!

Bjos
xana
[/img]
AnaRadiologia
Membro Iniciante

Registado: Domingo, 23 Set 2007 14:51

Mensagempor MariaJ em Segunda, 12 Nov 2007 12:28

Esta descrição sobre as várias vertentes radiológicas/imagiológicas está excelente...Parabéns =D> :D
MariaJ
Membro Iniciante

Registado: Terça, 06 Nov 2007 21:16

Re: Radiologia... Saiba Mais !

Mensagempor Fabio em Quarta, 18 Jun 2008 23:55

Manda para o meu email: fabioreco1@hotmail.com. Ab
Fabio

Registado: Quarta, 18 Jun 2008 23:18

Mensagempor CátiaGouvinhas em Terça, 11 Nov 2008 22:19

Oi!
Se fosse possível gostaria que enviasse para o meu mail: catiagouvinhas@hotmail.com.
Estou agora no 4ºano e este tema até me interessa bastante.
Cumprimentos radiológicos..... :lol:
CátiaGouvinhas

Registado: Sábado, 11 Out 2008 22:11

Re: Radiologia...

Mensagempor sarasofia em Terça, 18 Nov 2008 21:52

Ola...!! Eu sou a sara e gostava de tirar o curso de radiologia.. mas gostava de saber algumas informações:
- qual a media que temos que ter para entrar neste curso;
- se é muito dificil;
- se me aconcelham este ou outro curso;
_ e na vida profissional quanto ganha mais ou menos um radiologista

Obrigado
sarasofia

Registado: Segunda, 17 Nov 2008 13:54

Mensagempor Regina em Quarta, 19 Nov 2008 21:41

Ola sara, bem vinda

media no ensino publico: depende da faculdade e do ano, mas varia entre 14 e 16.... podes ir ver em http://www.acessoensinosuperior.pt

É um curso que tem componente teorica nos primeiros anos e bastante componente pratica. Eu nao achei muito dificil, mas requer o seu trabalho, como todos os cursos.

Eu adoro a profissão, mas se queres entrar neste ramo por dinheiro, mais vale pensares noutra area... O ordenado base de um tecnico de radiologia no sector publico ronda os 991 euros....no entanto no sector privado vale tudo. há pessoas a receber cerca de 500 euros a recibos verdes!!! Exploração!!!!

A nível de empregabilidade está muito dificil!!! muitas escola privadas que saturou completamente o mercado.
Regina
Membro

Registado: Domingo, 16 Jul 2006 23:01

Mensagempor Marlene Brandão em Quinta, 20 Nov 2008 11:44

Bem, Sara...a Resposta da Regina não fugiu muito daquela que eu te dei ao email que enviaste!!!

De qualquer das formas desejo-te boa sorte para aquilo que escolheres e se precisares aqui do TDT Online.... ;)
Marlene Brandão
Administrador

Registado: Quarta, 19 Out 2005 22:47

Mensagempor menezesba em Sábado, 29 Nov 2008 22:49

Olá pessoal,
é uma prazer participar desse forum. Na minha primeira postagem quero deixar aqui a uma pequena contribuição.
Espero ter ajudado.

Radiologia Forense

A Radiologia Forense é uma técnica de autópsia não invasiva. São exames radiológicos realizados através de aparelhos de Raios X utilizados para o diagnóstico forense com o objetivo de auxiliar o Médico Legista a avaliar e obter um resultado mais rápido e preciso.
A Radiologia possibilita a identificação, detecção e extração de corpos estranhos como, por exemplo, projétil de arma de fogo. Tem-se usado também para estudo de peças anatômicas.
O exame radiológico do cadáver e dos restos ósseos colabora juntamente com os demais exames relacionados com o campo da patologia forense.

Saiba mais sobre o assunto em http://radioemergencial.blogspot.com/20 ... nosso.html
menezesba

Registado: Sábado, 29 Nov 2008 22:22

Mensagempor Pedrot9TKD em Quinta, 11 Dez 2008 21:59

Boas!
Sou o Pedro Araújo :D e estou no 11º ano de Ciências e Tecnologias.
Desde o ano passado que gosto muito de tudo o que tenha a ver com Radiologia.
No entanto, penso que com mais umas decimazitas entro numa faculdade.
contudo, vi que há um curso apenas no Porto e em Lisboa que é a Radioterapia.
O que faz um radioterapeuta? Alguém me sabe dizer quais as principais diferenças?
Radiologia tem mais saída profissional?
Digo isto pois vi o plano de estudos dos dois cursos e principalmente nos 2 primeiros
anos as disciplinas sao iguais!
Pedrot9TKD

Registado: Quinta, 11 Dez 2008 21:54
Área TDT: Ortoprotesia

Mensagempor Kitoandrade em Quarta, 11 Fev 2009 23:30

Olá pessoal!
sou novo aqui no forum, + ja noto a dedicação de vcs no que tange a divulgação dessa área tão má interpretada da saúde, a Radiologia.

Gostaria de perguntar, para qualquer um que possa me explicar, quala diferença na formação de um técnico e um tecnólogo em radiologia?

Obrigado, e parabéns pelo trabalho!!
"Não, mãe.. eu nao vou estudar como se monta um rádio!"
Kitoandrade

Registado: Quarta, 11 Fev 2009 23:16

Mensagempor Dianaics em Sábado, 21 Mar 2009 15:28

olá!

Parabéns pelo trabalho mas esqueceram-se de falar num exame muito "na moda" agora, importante no campo da infertilidade, em colaboração com ginecologistas... a histerossalpingografia!

E já agora falaram da ortopantomografia, podiam também ter referido a telerradiografia de perfil da face, importante no ramo dentário:)

Continuem assim!
Dianaics

Registado: Sábado, 21 Mar 2009 14:50

Mensagempor Joel Graça em Domingo, 22 Mar 2009 17:10

Dianaics Escreveu:Parabéns pelo trabalho mas esqueceram-se de falar num exame muito "na moda" agora, importante no campo da infertilidade, em colaboração com ginecologistas... a histerossalpingografia!

E já agora falaram da ortopantomografia, podiam também ter referido a telerradiografia de perfil da face, importante no ramo dentário:)

Bem visto.. reparei agora que também existem mais alguns exames com administração de Produtos de Contraste que não se incluem nos exames Digestivos e Urinários nem na Radiologia de Intervenção..

Temos de fazer uma actualizaçãozinha.. :o
Joel Graça
Webdesigner

Registado: Sábado, 07 Out 2006 14:42

Mensagempor ZitaLopes em Segunda, 25 Jan 2010 11:15

Olá a todos! Já estive a ver os vários posts que existem neste sub-fórum sobre a TC e a RM.

Fernando Leite Escreveu: (...)

:idea: TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA ( TC )

A TC é um dos exame imagiológicos mais utilizados pelos clínicos como metodo auxiliar de diagnóstico.
A fonte de energia utilizada é a radiação x e permite visualizar imagens do corpo humano em varios planos de corte ( axial, coronal, sagital e oblíquos ).
Os recente aparelhos "multi-corte" permitem num curto espaço de tempo gerar uma quantidade enorme de imagens ( com espessura muito reduzida ) e com uma qualidade diagnóstica excelente !

:idea: RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação ionizante e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo. O equipamento que realiza o exame, utiliza um campo magnético para produzir imagens das estruturas existentes no interior do corpo, sendo, portanto, diferente das técnicas que utilizam radiação, como as técnicas radiográficas (radiografias, TC).
Uma vez que quando falamos em RM, falamos em campos magnéticos, todos os materiais ferromagnéticos estão impedidos de entrar na sala e doentes com pacemaker não podem realizar este tipode exame.
A utilização desta técnica é cada vez mais abrangente, sendo aplicada nas mais diversas situações.
É muito útil na detecção de tumores malignos do cérebro, espinal-medula, pulmões, fígado, próstata e endométrio. Mas a sua utilidade não se esgota aqui, sendo, por exemplo, cada vez mais importante na avaliação de lesões desportivas que afectem músculos, ligamentos ou tendões.

(...)

Já sei as diferenças principais, mas tenho uma dúvida relativamente à utilidade destes exames de diagnóstico. Tenho que responder e comentar a seguinte afirmação "A TC é melhor que a RM a detectar hemorragia aguda?". Já pesquisei na Internet e fiquei com a ideia de que a TC é melhor, mas não consigo perceber porquê. Será o facto de a RM implicar um exame mais prolongado? Alguém me pode ajudar, com uma resposta simples e/ou indicar sites/livros pois tenho que fazer uma apresentação sobre isto!? Obrigada a quem me puder ajudar :)
Medicina - Universidade da Beira Interior (3º ano)
ZitaLopes
Membro Iniciante

Registado: Domingo, 24 Jan 2010 17:40
Área TDT: Não aplicável

Mensagempor Fernando Leite em Terça, 26 Jan 2010 14:54

Qto à TC é muito sensível ao AVC hemorragico numa fase aguda/precoce pq o sangue apresenta-se espontâneamente hiperdenso ( hemorragia activa ) delimitando-se bem da densidade encefalica normal. A RM também mostra mas a verdade é que a TC é um exame muito mais rápido e acessível que a RM. Devido à alta sensibilidade da TC pode-se muito bem dispensar a RM nestes casos.
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Mensagempor ZitaLopes em Terça, 26 Jan 2010 16:26

Obrigada pela resposta. :) :)
Medicina - Universidade da Beira Interior (3º ano)
ZitaLopes
Membro Iniciante

Registado: Domingo, 24 Jan 2010 17:40
Área TDT: Não aplicável

Mensagempor Bruno Glória em Terça, 26 Jan 2010 20:39

-----off topic-----

Fernando, a tua conta do photobucket está inactiva, por isso as imagens do teu perfil e da tua assinatura não aparecem.

-----off topic-----
Bruno Glória
Moderador Global

Registado: Segunda, 24 Dez 2007 15:06
Área TDT: Ortoprotesia

Próximo

Voltar para RADIOLOGIA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 3 visitantes