Radiologia - Saiba Mais!

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Radiologia.

RADIOLOGIA FORENSE

Mensagempor ANGELICA SANTOS em Segunda, 28 Jun 2010 14:45

AnaRadiologia Escreveu:Encontrei qualquer coisita, a propósito de radiologia forense, ali noutro tópico...
Aqui vai:

zephead Escreveu:Radiologia Forense foi o meu projecto de investigação do 3º ano do meu curso.

Depois das definições ;), falei das seguintes aplicações
- Violência doméstica (Abuso conjugal, sobre idosos e sobre crianças)
- Tráfico de droga (Rx abdominal nos correios de droga)
- Radiologia dos Ferimentos de Bala
- Identificação Radiológica (Características Individuais e Parâmetros Antropológicos)
- Autópsia virtual (http://www.virtopsy.com )
assim como a situação da Radiogia Forense em Portugal.

Também na altura contactei com a Téc. Carla Monteiro, e ela foi muito acessível!!
Quanto ao Porto, o Instituto de Medicina Legal tem protocolo com o Hospital de S. António ;). Em lisboa, também não há técnico !

Recomendo o livro:
http://www.amazon.com/gp/product/084938 ... e&n=283155

Tive que o comprar para o meu projecto, foi caro, mas não tive alternativa porque não há muita informação sobre o assunto!!!

Bjos
xana
[/img]

TEM ALGUM OUTRO LIVRO EM PORTUGUES , POIS ESTOU PENSANDO EM FAZER MINHA MONOGRAFIA COM ESSE TEMA , DESDE JÁ TE AGRADEÇO!
BJS
ANGELICA SANTOS
Membro Iniciante

Registado: Segunda, 28 Jun 2010 11:37
Área TDT: Radiologia

Re: Radiologia... Saiba Mais !

Mensagempor BORGES em Quinta, 05 Ago 2010 17:09

Boas, estou com algumas dúvidas e receios quanto a radiologia (pretendo candidatar-me) e espero que me possa ajudar... :lol:

Terminei um curso profissional na area da justiça, tenho média de 13 de candidatura e so realizei a prova de português, por isso radiologia só dá para entrar numa privada e ai é que está parte do meu medo, pois é bastante caro e por isso só quero arriscar mediante algumas respostas.

Nunca tive biologia, geologia, quimica, fisica entre outras, acha que será um curso dificil para mim?
O curso tem muita teoria ou é mais pratico?
quanto ao emprego no nosso pais, radiologia encontra-se em que ponto?

Obrigada :D
BORGES
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 05 Ago 2010 16:55

Mensagempor hugolpneves em Sexta, 06 Ago 2010 10:22

Carissimo,

Vai por mim e esquece Radiologia!! Na realidade é possivel fazeres o cursos sem bases de biologia e saúde, no entanto, torna-se muito mais dificil se não vieres com formação base em ciencias. Também é verdade que um curso numa privada é muito caro e só valerá a pena se depois tiveres uma recompensa financeira no mercado de trabalho, o que não acontece a Radiologia. O mercada está completamente lotado e actualmente cerca de 80% dos técnicos recem formados não tem emprego ou estão com um emprego percário e a ganhar um salário muito baixo da média.
Basta dares uma vista de olhos no forum para veres a realidade...
Pensa melhor e procura uma coisa que gostes mas que te dê saidas profissionais. RADIOLOGIA NÃO!

Sinceramente,
hugolpneves
hugolpneves

Registado: Terça, 17 Mar 2009 20:25

Mensagempor André em Sábado, 30 Out 2010 08:52

Como testa de emprego neste momento os técnicos de radiologia??
André
Membro

Registado: Sexta, 29 Out 2010 17:44
Área TDT: Não aplicável

Mensagempor jpcampos em Domingo, 21 Nov 2010 22:42

Boa noite.

É com tristeza que te devo dizer isto: o (des)emprego é terrível.

Não há trabalho para ninguém. Não há para os que saíram este ano assim como não vai haver para os que virão em 2011.
Devo dizer que não percebo estas "politiquices". No meu ano deviam ter entrado 45 (1ª fase) + 5 (2ª fase). Posso dizer que entraram 65. Argumentaram que houveram problemas informáticos e aumentaram o número de vagas.

Enquanto proliferarem as escolas de radiologia ninguém terá trabalho. Meus amigos, na minha faculdade saem pelo menos mais 60 este ano (e digo apenas que é pública!). Se juntarmos as, pelo menos!, mais 5 públicas do resto do país devem sair cerca de 150. Se a estes somarmos as privadas (que também há de sobra) devem sair por ano uns 220 técnicos.

Se neste momento não há emprego para 20 quero saber o que vai ser dos outros 200 infelizes que saírem. Vão apenas fazer monte com os outros 200 do ano seguinte... e por aí fora. É triste que só cursos como Medicina sejam verdadeiramente regulados pelo estado e que os outros para mais não sirvam que para engrossar o desemprego e alimentar os "vícios" e "contas" das escolas.

Cumprimentos
jpcampos
Membro Iniciante

Registado: Terça, 17 Ago 2010 17:16

Mensagempor zuppara em Domingo, 21 Nov 2010 23:20

A culpa não é das escolas, o negócio das mesmas é ter cursos e quantas mais vagas melhor, sejam públicas ou privadas. O problema centra-se no MCTES que está sempre aprovar vagas sem ligar à situação do emprego e a resposta é sempre: é preciso formar pessoas, precisamos de mais licenciados. Falta saber para que precisamos de tantos no desemprego.
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor Fernando Leite em Domingo, 21 Nov 2010 23:56

Se há falta de licenciados porque não abrem mais faculdades de medicina?

Nos hospitais que trabalho vÊ-se de tudo ( até médicos da Jamaica e da Republica Dominicana vejam lá bem ) com todo o respeito que me merecem esses países.

Só vem demonstrar que o que rege este país é uma espécie de lei da bala onde quem está no poder dita as coisas a seu belo prazer e para agradar à matilha que manda nos mais do que já falados lobbies.

Eu digo-vos abertamente que só ainda estou cá pq felizmente ainda fui a tempo das vacas gordas e tenho um contrato sem termo. Caso contrário era escolher umas das cidades para onde a Rayanair ou a EasyJet voam e marchava daqui pra fora.

Enfim mto triste...
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23

Re: Radiologia - Saiba Mais!

Mensagempor Ruben em Quarta, 21 Nov 2012 22:28

Boa Noite!
Só por curiosidade em relação à TC alguém tem ideia de quando, onde e por quem começou a ser a aplicada em Portugal. Há bastantes dados relativos à história da radiologia convencional em Portugal, mas sobre a TC ou TAC, como antigamente se denominava, não tenho encontrado nenhuma informação sobre este assunto.

Se me poderem ajudar agradeço, :wink:

Ruben
Ruben

Registado: Domingo, 07 Dez 2008 20:46

Re: Radiologia - Saiba Mais!

Mensagempor Carlos Nujo em Terça, 04 Dez 2012 10:45

Bom dia,

Não sei se esta foi a primeira mas deve andar lá perto. Encontrei esta informação na net à uns tempos:
"1979 > Instalação da primeira tomografia computorizada Siemens na Clínica de Todos-os-Santos em Lisboa."
Carlos Nujo
Membro

Registado: Quinta, 24 Set 2009 14:32

Anterior

Voltar para RADIOLOGIA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes