Trabalho sobre "Interacções Medicamentosas"

É aluno precisa de apoio científico? Precisa de orientação para realizar trabalhos, monografias, questionários para dados estatísticos ou outros ? Então este é o Sub-Fórum certo para colocar as suas dúvidas aos membros do Forum.

Trabalho sobre "Interacções Medicamentosas"

Mensagempor Bruno Glória em Quinta, 09 Out 2008 19:20

Olá a todos.

Venho aqui pedir ajuda para a realização de um trabalho de pesquisa científica sobre o tema "Interacções Medicamentosas". Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Farmacologia e Terapêutica pelo que apelava sobretudo aos técnicos de farmácia aqui do fórum.

Obrigado e fico a aguardar.
Bruno Glória
Moderador Global

Registado: Segunda, 24 Dez 2007 15:06
Área TDT: Ortoprotesia

Re: Trabalho sobre "Interacções Medicamentosas"

Mensagempor Carolina G. em Quinta, 09 Out 2008 21:14

Adoro esse tema!
Procuras o quê especificamente?? É que isso é um MUNDO !!!!
Queres apenas os princípios teóricos de todas as interacções? Isso encontras facilmente...
Carolina G.
Administrador

Registado: Quarta, 19 Abr 2006 13:00

Mensagempor Bruno Glória em Sexta, 10 Out 2008 12:38

Olá Carolina.

O trabalho tem que abordar tudo sobre o tema "Interacções Medicamentosas", mas como estou restringido a 10 páginas "úteis", penso, pelo que disseste, que só dá mesmo para falar dos princípios gerais. :?
O que acontece é que procurava saber se existe um site ou livro de referência para pesquisar, pois apesar de não perceber quase nada do assunto (aliás, ainda estou para perceber porque é que com o processo de Bolonha surgiu uma cadeira de Farmacologia no meu curso, que nada tem a ver!), queria fazer um bom trabalho, com boas referências bibliográficas. Por isso vim aqui pedir ajuda. Todo o tipo de material que me possa ajudar é benvindo, seja em português ou inglês. :)
Bruno Glória
Moderador Global

Mensagempor Carolina G. em Sexta, 10 Out 2008 13:21

Recomendo-te o livro "As bases farmacológicas da Terapêutica" de Goodman (se a memória não me falha...) que facilmente encontras nas bibliotecas das escolas superiores. É uma verdadeira bíblia!
Para te dar um "lamiré", as interacções entre medicamentos podem ocorrer principalmente ao nível da sua cinética e/ou dinâmica; quer dizer durante o seu percurso no organismo ou na sua acção propriamente dita.
Significa que, em relação ao primeiro, a junção de medicamentos pode modificar as diversas fases do seu percurso (libertação, absorção, distribuição, metabolismo, eliminação) e em relação à segunda podem potenciar ou inibir efeitos.

Boa sorte!
Carolina G.
Administrador

Registado: Quarta, 19 Abr 2006 13:00

Mensagempor Bruno Glória em Sexta, 10 Out 2008 19:07

Obrigado pela dica :D . Tenho que ver se por cá na minha univ existe o livro.

Carolina G. Escreveu:Para te dar um "lamiré", as interacções entre medicamentos podem ocorrer principalmente ao nível da sua cinética e/ou dinâmica; quer dizer durante o seu percurso no organismo ou na sua acção propriamente dita.

Pelas 2 aulas que já tive, creio que estás falar da farmacocinética e da farmacodinâmica...

Carolina G. Escreveu:Significa que, em relação ao primeiro, a junção de medicamentos pode modificar as diversas fases do seu percurso (libertação, absorção, distribuição, metabolismo, eliminação)[...]

... e aqui falas da LADME, e que segundo a minha prof, sai em todos os seus exames :? .

Apesar de achar as aulas uma seca, parece que apendi alguma coisa :o :o .

Carolina G. Escreveu:Boa sorte!

Obrigado. Se tiver dúvidas, virei "chatear-te" :wink: .
Bruno Glória
Moderador Global

Voltar para APOIO AO ESTUDANTE DAS TECNOLOGIAS DA SAÚDE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante