APRESENTAÇÕES

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Ortoptica

Moderadores: AndreiaGuerreiro, luis0martins

Re: APRESENTAÇÕES

Mensagempor TiagoLima em Quinta, 12 Fev 2009 18:02

Nídia Escreveu:Acho que este seria o tópico mais indicado para um novata...Apresentações

Eu sou a Nídia, Sou estudante do 3º ano de Ortóptica da ESTeSL...pelo que pude ver, aqui "debatem-se" assuntos de bastante interesse, daí querer juntar-me...

Não sei se já é de conhecimento de todos, mas nos dias 12/13/14 de Março realizar-se-á o congresso nacional de ortóptica na mealhada

Cumprimentos :D

Com muita pena minha não vou poder ir, porque já há doentes marcados (não há volta a dar), e vai ser um fim de semana complicado.
Agora se fôr mais para a tarde ainda alinho, porque estou em Cantanhede (mesmo ali ao lado).

Já agora, "poster" do congresso há?

Com jeitinho, secalhar ainda lá vou, mas precisava de saber o programa já, para avisar para marcarem as pessoas num outro dia.
Tiago Lima
TiagoLima
Membro Sénior

Registado: Quarta, 06 Dez 2006 05:45
Área TDT: Ortoptica

Mensagempor pjms em Terça, 03 Mar 2009 12:28

Nós, Ortoptistas do Norte, nunca sabemos de congressos e/ou actividades relacionadas com a nossa profissão.
Se não pesquisámos ou entramos em contacto com outros colegas, não sabemos de nada.

Paulo
pjms
Membro Iniciante

Registado: Segunda, 15 Set 2008 11:33

Mensagempor Rita Lopes em Terça, 03 Mar 2009 21:24

OLá!!

Sou a Rita, sou de Peniche, acabei o curso de Ortóptica na ESSEM no ano passado, e comecei a trabalhar na Multiópticas onde estive 7 meses.Há sensivelmente 3 semanas arranjei trabalho no Hospital Amato Lusitano em Castelo Branco e vou começar um part-time na Clínica Oftalmológica da Beira Interior (tive muita sorte...)!! :D
Rita Lopes
Membro

Registado: Quarta, 15 Out 2008 13:09

Mensagempor Tatiana Nunes em Terça, 03 Mar 2009 21:34

Nós, Ortoptistas do Norte, nunca sabemos de congressos e/ou actividades relacionadas com a nossa profissão.
Se não pesquisámos ou entramos em contacto com outros colegas, não sabemos de nada.

Paulo

Penso que nao é por seres do norte q as noticias nao chegam a ti. Eu também soube do congresso por colegas e, posteriormente, recebi um e-mail da APOR a informar. De qualquer das formas a troca de informação entre ortoptistas é (ou devia ser) uma constante... É evidente que enqt estamos a tirar o curso essa informaçao chega-nos duma forma mto mais imediata, uma vez que temos os docentes a incentivarem e a divulgarem.

De qualquer das formas acho que também é nosso dever pesquisar esse tipo de informação, actividades de formação contínua... o que também não é muito complicado, porque essa mesma informação se concentra em grande parte do mesmo site.

Agora, o facto de so poder aceder a essa parte do site ou receber e-mails da associação quem tem o pagamento das quotas em dia, já é outra questão! Foi a forma que eles arranjaram de fazer (ou deverei dizer obrigar?) com que as pessoas paguem as quotas, sendo uma das formas de angariarem dinheiro, de forma a (supostamente!) defenderem os nossos direitos, uma vez que o fazem (ou deveriam fazer!) de forma voluntária.

No entanto, uma cartita para casa nao fazia mal nenhum! Teria muito mais gosto em receber uma carta com o programa do congresso do que o postalzito de feliz natal q mandam todos os anos lolol

E claro... o forum do TDT tem sempre o cuidado de informar da existência de qualquer congresso... :)

Mas não penses que há algo contra o pessoal do Norte... O pessoal de ortóptica é tudo pessoal fixe... de norte a sul do país! eheh :P

** Beijinhos gnds **
Tatiana Nunes
Membro Iniciante

Registado: Terça, 31 Jul 2007 21:24

Mensagempor luis0martins em Quinta, 05 Mar 2009 19:28

E claro... o forum do TDT tem sempre o cuidado de informar da existência de qualquer congresso...

sem dúvida, é um dos objectivos deste forum ligar os ortoptistas para que td o tipo de informação circule mais depressa e chegue a todos os ortoptistas.

o que eu acho é que voces ai no norte deviam lutar para abrir licenciatura na estesp de forma a também ser mais facil ficar ligado ao meio académico e para que a profissão possa evoluir de igual forma em td o país.
luis0martins
Moderador de SubFórum

Registado: Terça, 27 Fev 2007 12:32

Mensagempor Tatiana Nunes em Quinta, 05 Mar 2009 21:38

Concordo plenamente...!

O facto de, actualmente em Portugal, a Ortóptica so ser leccionada na estesl faz transparecer uma perda de força da nossa licenciatura. Se as faculdades vão fechando a nossa licenciatura ao ponto de já só existir uma, nós acabamos por lutar, lutar, lutar, mas estamos smp sozinhos e limitados aos 30 (q costumam ser menos) novos ortoptistas q saem todos os anos. Dá a entender que somos pouco precisos... E depois como a gnd maioria (mas felizmente NÃO TODOS!) dos recém-licenciados é um pco comodista e n ker sair da zona de lisboa, por variadissimas razoes, umas bastante plausiveis, outras nem tanto... as restantes zonas do país ficam desfalcadas e o problema é smp o mesmo, abrindo INFELIZMENTE as portas a outras licenciaturas q pensam assemelhar-se à nossa e fazer o nosso trabalho.

Seria mesmo muito importante que existissem mais faculdades a leccionar Ortóptica, porque mesmo as pessoas de fora, uma vez que estão 4 anos pa se licenciar, acabam por gostar e de kerer ficar por lá. As coisas funcionam mesmo assim. E claro, a projecção do curso e da profissão não ficaria tao heterogenea :)

Mas atenção! A luta nao tem que ser unicamente dos ortoptistas do Norte...!

Alguém tem feito alguma coisa por isso? Eu não faço ideia... Pergunto mesmo a sério!

Tatiana Nunes
Membro Iniciante

Registado: Terça, 31 Jul 2007 21:24

Mensagempor TiagoLima em Quinta, 05 Mar 2009 22:42

A Estesl desde há muito que era a única a leccionar o curso, até parecer a Egas, que tem o factor "privado".

O curso acabava por ser a lufada de ar fresco dos alunos que não conseguiam entrar no seu curso pretendido, mas depois acabavam por ficar.

E como se dizia lá na faculdade, ninguém paga para fazer Ortóptica (apesar de no público já se paga muito), porque o nome não chama, as pessoas não conhecem e estamos em tempo de crise.

Aconteceu também com a Audiologia, que teve dois anos e acabou, já Ortóptica aguentou quatro (4).

Bem, já nos estamos a afastar do assunto do tópico, mas eu em Coimbra (centro), também sinto uma dificuldade em saber de congressos e afins...se não fosse a malta amiga, acabava por não saber de nada.

O mal é geral, e como dizem, quando estagiamos é mais fácil obter estas informações.

Só temos que ser uns para os outros, e fazer com que os senhores e senhoras da APOR desçam os preços dos congressos, para aderirem mais pessoas.
Tiago Lima
TiagoLima
Membro Sénior

Mensagempor The Highwayman em Terça, 07 Jul 2009 22:24

Olá,

Sou aluno do 1º ano de Ortóptica na ESTeSL e, após conhecer este portal/fórum decidi juntar-me.

Cumprimentos,
The Highwayman
Membro Iniciante

Registado: Terça, 07 Jul 2009 21:11

Mensagempor luis0martins em Quarta, 08 Jul 2009 12:24

Bem vindo,

Boa estadia pelo forum, espero que colabores bastante e possas dar um contributo positivo.

Abraço
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor TiagoLima em Quarta, 08 Jul 2009 17:37

Boas

Além do colaborar, espero que encontres as respostas as tuas dúvidas e que aprendas mais com a participação no Forum.

Cumprimentos
Tiago Lima
TiagoLima
Membro Sénior

Mensagempor FilipaFerreira em Quinta, 18 Fev 2010 11:46

Nuna é tarde para apresentações!
Apesar do último tópico ter sido escrito há um ano, aqui vai a minha apresentação.
Sou a Ana Filipa Ferreira, sou de Almada, tenho 22 anos, terminei a licenciatura em Junho de 2009 e comecei a trabalhar em Outubro de 2009, portanto há quase 5 meses. Estou a trabalhar numa óptica no chiado, que por sinal abriu também em Outubro.

Também realizei esse estágio em conjunto com a Susana, correu super bem, penso que fizemos um excelente trabalho, pois tivemos que organizar tudo para começar a andar para a frente e este ano novos alunos foram fazer esse estágio, com a base criada por nós!

Sentímo-nos perdidas é verdade, mas conseguimos alinhar os eixos!

Estou na esperança que um dia possa fazer o mesmo trabalho, num centro de saúde perto de mim :) Eu gostei do trabalho que era feito, cuidados de saúde primários da visão, dos 0 aos 100 anos!

Por enquanto e como isto não está facil para ninguém, vou-me mantendo na óptica, mas não quero ficar por aqui nos estudos!

Bjs e abraços
FilipaFerreira
Membro Iniciante

Registado: Quinta, 11 Fev 2010 12:01

Mensagempor luis0martins em Segunda, 22 Fev 2010 23:08

Ola e bem bem-vida

Obrigado pela tua participação, e esperamos que possas contribuir bastante.

boa sorte no teu percurso profissional.
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor Marta P em Quinta, 15 Abr 2010 15:51

Ola
Sou a Marta, terminei o curso em 2002 na ESTeSL em lisboa e estou desde essa data a trabalhar numa óptica em Almada.
Quando comecei a trabalhar numa óptica as pessoas ainda não pensavam em ter técnicos de Ortoptica a fazer exames de optometria. Actualmente a propria faculdade já se preocupa com mais formação para essa área e pelo que percebo ja somos muitos... Continuem o bom trabalho
Marta P
Membro Iniciante

Registado: Sexta, 09 Abr 2010 10:44

Mensagempor luis0martins em Quinta, 15 Abr 2010 21:49

Ola,

Deves ter sido uma pioneira na área... Mas já agora pergunto? Como foi na fase inicial no trabalho relativamente às receitas? Houve alguma dificuldade? Actualmente o que notas em relação à aceitação das tuas receitas por parte de entidades comparticipadoras?

Hoje em dia já há mesmo muitps Ortoptistas nas ópticas, mas é importante o nosso reconhecimento por parte de entidades para que continue a haver emprego para Ortoptistas...

Só para terminar acho engraçado que numa altura em que os Ortoptistas não conseguem emprego na sua área de intervenção "mais natural" - Hospitais/centros de saúde - porque não existem vagas, exista uma petição na assembleia para começem a contratar outro tipo de profissionais que, segundo dizem, seria a unica forma de acabar as listas de espera... Não sei o que é que os colegas que trabalham em Ópticas (muitos porque não conseguiram colocação em hospital) pensam deste assunto...
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor Marta P em Sexta, 16 Abr 2010 11:25

Ola,
Quando comecei a trabalhar nesta óptica aprendi algumas coisas da parte comercial com um optometrista. Nos exames mais complicados tb podia contar com a opniao dele. As receitas eram todas passadas em nome dele.
Depois de pedir o numero de cedula profissional comecei a passar das minhas com a excepção de alguns seguros que solicitavam exclusivamente Oftalmologia ou Optometria. Ainda enviei as unidades curriculares e certificados de habilitacões para a advance care e fiquei a aguardar resposta...Porque podiam os optometristas passar receitas e nos não? mas nunca me responderam. Actualmente ja quase todos os seguros requerem exclusivamente Oftalmologia por isso as minhas receitas são passadas para irs e para ADSE.

Quanto á petição nao sei nada sobre o assunto mas se realmente assim é... Não faz sentido.
O que eles querem é por pessoas menos qualificadas a receber menos e a fazer o nosso trabalho?
Quais listas de espera? Os exames complementares de diagnostico têm listas de espera?
Marta P
Membro Iniciante

Registado: Sexta, 09 Abr 2010 10:44

Mensagempor Joana Ricardo em Quarta, 13 Out 2010 17:45

Olá
O meu nome é Joana, terminei a minha licenciatura em Ortóptica na ESTeSL este ano. Gostei muito do vosso forum e já consegui obter informações que acredito serem importantes tanto para mim como para os colegas que, tal como eu, procuram o primeiro emprego.
Beijinhos
Joana Ricardo
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 13 Out 2010 17:35

Mensagempor luis0martins em Quarta, 13 Out 2010 17:56

Olá Joana e sê bem vinda.

Antes de mais parabéns pela conclusão do curso!

Ainda bem que conseguista obter algum tipo de ajuda através do forum, é esse o seu propósito. Mas não te esqueças que estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros, pelo que peço a tua contribuição sempre que poderes e o desejares fazer.

Felicidades e participa bastante!
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor Joana Ricardo em Quarta, 13 Out 2010 17:57

Ah, é verdade, sou de Alverca do Ribatejo! Desloquei-me em Agosto para o Porto, pois tinha conhecimento que era na zona Norte que existiam algumas vagas para Ortoptistas, a nível de Hospital/Clínica. No entanto, a semana passada tive de voltar para Lisboa, com muita pena minha, pois tornou-se impossível continuar a morar no Porto (com todos os gastos que isso acarreta) e sem trabalho. Contactei diversas pessoas, enviei CV e estive no Hospital de São João a fazer um estágio voluntário. Continuo a aguardar que posso ser chamada para finalmente começar a trabalhar.
Boa sorte a todos que, tal como eu, continuam a procura do seu 1º emprego :)
Joana Ricardo
Membro Iniciante

Mensagempor TiagoLima em Quinta, 14 Out 2010 00:29

Espero que tenhas muita sorte Joana.
Sei de uma vaga em Coimbra, mas só em 2011 é que abrem.
Qualquer coisa que necessites, é só comunicar.
Tiago Lima
TiagoLima
Membro Sénior

Mensagempor Joana Ricardo em Quinta, 14 Out 2010 21:40

Muito obrigada Luis e Tiago :)

Joana
Joana Ricardo
Membro Iniciante

Mensagempor luis0martins em Terça, 19 Out 2010 17:31

Joana Ricardo Escreveu:Ah, é verdade, sou de Alverca do Ribatejo! Desloquei-me em Agosto para o Porto, pois tinha conhecimento que era na zona Norte que existiam algumas vagas para Ortoptistas, a nível de Hospital/Clínica. No entanto, a semana passada tive de voltar para Lisboa, com muita pena minha, pois tornou-se impossível continuar a morar no Porto (com todos os gastos que isso acarreta) e sem trabalho. Contactei diversas pessoas, enviei CV e estive no Hospital de São João a fazer um estágio voluntário. Continuo a aguardar que posso ser chamada para finalmente começar a trabalhar.

E como está a situação nessa zona? Sabes se as vagas para Sta Maria da Feira e Matosinhos (que penso que eram as mais urgentes) foram preenchidas? Ou acabaram também por "congelar"?
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor Fernando Leite em Quinta, 21 Out 2010 23:35

luis0martins Escreveu:
Joana Ricardo Escreveu:Ah, é verdade, sou de Alverca do Ribatejo! Desloquei-me em Agosto para o Porto, pois tinha conhecimento que era na zona Norte que existiam algumas vagas para Ortoptistas, a nível de Hospital/Clínica. No entanto, a semana passada tive de voltar para Lisboa, com muita pena minha, pois tornou-se impossível continuar a morar no Porto (com todos os gastos que isso acarreta) e sem trabalho. Contactei diversas pessoas, enviei CV e estive no Hospital de São João a fazer um estágio voluntário. Continuo a aguardar que posso ser chamada para finalmente começar a trabalhar.

E como está a situação nessa zona? Sabes se as vagas para Sta Maria da Feira e Matosinhos (que penso que eram as mais urgentes) foram preenchidas? Ou acabaram também por "congelar"?

Sta Mª da Feira ??? Queres vir pra minha terrinha fazer o quê ? Trabalhar ou comer fugaça ?! :lol: :twisted: :wink:
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23
Área TDT: Radiologia

Mensagempor Joana Ricardo em Segunda, 25 Out 2010 14:16

Olá!
Tenho uma colega que também acabou este ano que está em Sta Maria da Feira, portanto penso que a vaga que existia já foi ocupada. Fui ao Hospital de Matosinhos deixar o meu CV e fui informada que existe lá vaga para dois ortoptistas, que ainda não foram ocupadas, pois o concurso está aberto para até ao final deste ano.
Eu gostava mesmo era de começar a trabalhar, mas ouvi dizer que as fogaças daí são bem boas ;)
Cumprimentos a tds
Joana Ricardo
Membro Iniciante

Mensagempor luis0martins em Quarta, 27 Out 2010 22:07

Então boa sorte para isso! Continua a passar por aqui para dar e levar novidades, etc.

Já agora se estiveres interessada experimente contactar o hospital da CUF do Porto (vou por mais informações no site).
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor Cerid23 em Domingo, 14 Nov 2010 23:20

Ola! Eu sou a Sophie e conclui a minha licenciatura em Ortóptica este ano... :)
Sou de Tomar mas neste momento estou em Lisboa numa óptica sem contrato assinado e sem saber se fico lá a trabalhar ou não.. É a realidade que temos em Lisboa, ou não se arranja trabalho ou temos este tipo de coisas a acontecer... Também estou a enviar uns curriculuns para o distrito de Coimbra e Santarém a tentar a minha sorte pois o que gostava mesmo era de trabalhar em Hospital ou Clínica...

Cumprimentos a todos!! :)
Cerid23
Membro Iniciante

Registado: Sexta, 17 Set 2010 10:25

AnteriorPróximo

Voltar para ORTOPTICA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante