Greve TDT dia 2 e 3 Outubro

Sub Forum destinado ao debate dos mais variados temas relacionados com as nossas profissões e carreiras.

Re: Greve TDT dia 2 e 3 Outubro

Mensagempor Sérgio Martins em Segunda, 22 Set 2008 22:28

Caro colega,

Agrada-me o teu interesse e vontade.

O apoio dos sindicatos (que é importante), a meu ver, não será difícil.

Se através deste fórum conseguirmos reunir os colegas…não acredito que os sindicatos ou associações nos virem as costas! Eles são os representantes das nossas vontades e anseios.

É só querermos, e o resto vem por si só.

Nesta altura o importante é reunirmos todos os membros do fórum nesta iniciativa.

O colega ao dispor.
Profissionais das Tecnologias da Saúde - Dedicados aos DOENTES ao Ensino e à Investigação
Sérgio Martins

Registado: Sexta, 21 Out 2005 18:08
Área TDT: Radiologia

Mensagempor Rukamaral em Terça, 23 Set 2008 00:53

Caros Colegas!
É para mim hilariante ver-vos a partilhar comigo um sonho desde que finalizei o meu 3º ano de curso! Desde que tomei conhecimento da verdadeira realidade em que os TDT´s se encontram que me dá "ganas" de lutar pelos direitos de todos numa grande manifestação (mas uma coisa à séria)!
Relativamente ao que o colega "Henrique" disse sobre o apoio de uma base sindical, terá mesmo que ser feito assim (na minha opinião), apesar de já ter ouvido muitas histórias, das grandes CTGP e UGT (sindicatos dos trabalhadores em geral), bem como outras menos conhecidas, adquirirem proveitos provenientes do estado para que as mesmas bases se mantenham no silêncio sobre determinados assuntos que não vêm à praça publica

Enfim, com ou sem apoio sindical, contem comigo para ajudar no que for preciso, tenho disposição de tempo e paciência para progredir com este "projecto" avante!

Acho que nada melhor que este forum para passar palavra e acima de tudo convocar os colegas para uma primeira reunião para conhecimento e elaboração das etapas convenientes à realização de tal acontecimento!!

Com a união vai ser mais fácil chegarmos lá...

PS: REPITO QUE ESTOU MUITO DISPONIVEL!!!!
Rukamaral
Membro Iniciante

Registado: Segunda, 05 Nov 2007 14:44

Mensagempor Henrique Pimenta em Terça, 23 Set 2008 01:05

Um pequeno Off-topic:
Rukamaral Escreveu:Relativamente ao que o colega "Henrique"

Henrique é o meu nome, não precisas usar aspas :o
Henrique Pimenta
Webmaster

Registado: Segunda, 12 Jun 2006 22:10

Mensagempor lilipat em Terça, 23 Set 2008 14:27

Por acaso a ideia da manifestação já me tinha passado pela cabeça...quando vi 100 mil professores juntos a lutar pelos seus direitos pensei que essa seria uma boa forma de mostrar ao país o que se passa e assim todos poderão aderir, quer empregados quer desempregados...

Concordo que seja necessário o apoio dos sindicatos e também concordo que se faça um texto com razões plausíveis para a manifestação...

Por mim estou disposta a colaborar naquilo que puder...e se cada um de nós fizer um bocadinho, todos esses bocadinhos somados farão um grande impacto...:D
"Se caíres sete vezes, levanta-te oito" (provérbio chinês)
lilipat
Membro Veterano

Registado: Terça, 25 Out 2005 14:32
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor Joel Graça em Terça, 23 Set 2008 15:40

Na minha opinião esta manifestação só faz sentido se garantirmos que esta tenha um grande impacto mediático. Para isso é preciso muito tempo para organizar algo com "pés e cabeça" e juntar o máximo de manifestantes, contactar meios de comunicação social, etc., claro que com ajuda dos sindicatos.

Acho que o 1º passo está dado graças a este fórum, mas é preciso mais, muito mais..
Joel Graça
Webdesigner

Registado: Sábado, 07 Out 2006 14:42

Mensagempor Sílvia Silva em Terça, 23 Set 2008 21:54

Penso que a manifestação tem sentido no dia da greve.
Depois da greve o pessoal (no activo) não vai faltar ao trabalho para se ir manifestar.

Deveria ser semelhante ao que os enfermeiros estão a organizar, também eles estão de greve 2 dias (30 set e out)

http://www.sep.org.pt/images/stories/se ... 08ncs1.pdf

"A 1 / Out. para além de estar ocorrer o 2º dia de Greve, os enfermeiros são
convocados para participarem numa ASSEMBLEIA GERAL às 14,30, em Lisboa,
seguida de concentração em frente ao Ministério da Saúde."
Sílvia Silva
Moderador Global

Registado: Terça, 25 Out 2005 14:25
Área TDT: Saúde Ambiental

Mensagempor Marlene Brandão em Terça, 23 Set 2008 23:30

Para divulgação: (apesar de já termos conhecimento desta informação)

conceitos_greve_out_2008.pdf
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Marlene Brandão
Administrador

Registado: Quarta, 19 Out 2005 22:47

Mensagempor luis0martins em Quinta, 25 Set 2008 10:13

Pelo que percebo a greve só abrange o SNS... o que é que acontece ao pessoal que trabalha do privado e que queira manifestar a sua indignação?
luis0martins
Moderador de SubFórum

Registado: Terça, 27 Fev 2007 12:32
Área TDT: Ortoptica

Mensagempor Henrique Pimenta em Quinta, 25 Set 2008 11:32

Pessoal, deixo aqui excertos de um email que enviei ao SCTS (que abordava, entre outros assuntos, o assunto da manifestação) e da respectiva resposta.

:arrow: Email que enviei:
Henrique Pimenta Escreveu:Por outro lado, tenho conhecimento da actividade de luta agendada para os dias 2 e 3 de Outubro. (...) entristece-me verificar que esta forma de luta escolhida não permite contar com o apoio dos desempregados e futuros colegas (os estudantes das Tecnologias da Saúde), pelo que considero que seria oportuno o agendamento de outras formas de luta simultâneas, como seria o exemplo de um encontro entre os colegas em greve, nós os desempregados e até os estudantes em frente ao Palácio de S. Bento, de modo a dar mais ênfase à indignação que abrange todos os TDT, inclusive aqueles que não se encontram no activo.

:arrow: Resposta do colega Almerindo Rego, presidente do SCTS:
SCTS Escreveu:Quanto á sua sugestão de efectuarmos uma manifestação, sendo boa, carece de um enquadramento em agenda politica que, pela nossa experiencia, será numa segunda fase, caso não alcancemos os objectivos imediatos. Dito de outra forma: importa não queimar os “cartuxos” todos de uma só vez.

Penso que eles não deixam de ter razão, porque se fizermos já uma manifestação, esgotamos todos os "trunfos" de uma vez...
Henrique Pimenta
Webmaster

Registado: Segunda, 12 Jun 2006 22:10

Mensagempor olinda em Quinta, 25 Set 2008 13:59

Penso que, o Almerindo Rego tem alguma razão no que disse. Resta-nos esperar no que vai dar a greve, e depois pressionar novamente o(s) Sindicato(s), para irmos à luta com novas iniciativas; mais elaboradas e mais abrangentes, para que todos os estudantes, desempregados, profissionais do privado, e trabalhadores independentes possam participar.
Olinda Dias
olinda
Membro Sénior

Registado: Quinta, 13 Dez 2007 19:22

Mensagempor lilipat em Quinta, 25 Set 2008 14:53

olinda Escreveu:Penso que, o Almerindo Rego tem alguma razão no que disse. Resta-nos esperar no que vai dar a greve, e depois pressionar novamente o(s) Sindicato(s), para irmos à luta com novas iniciativas; mais elaboradas e mais abrangentes, para que todos os estudantes, desempregados, profissionais do privado, e trabalhadores independentes possam participar.

Concordo. Se é para fazer uma manifestação que seja algo preparado com antecedência e quando se sentir que a adesão será em massa...para isso é necessário divulgação e uma boa organização...com o devido tempo...
lilipat
Membro Veterano

Mensagempor Sílvia Silva em Quinta, 25 Set 2008 15:03

Ainda temos uma semana!

É uma questão de pedir autorização às entidades competentes para a manifestação na rua (não sei se governo civil).

E alugar uns autocarros....porque a argumentação já toda a gente sabe de cor!
Sílvia Silva
Moderador Global

Registado: Terça, 25 Out 2005 14:25
Área TDT: Saúde Ambiental

Mensagempor Sérgio Martins em Quinta, 25 Set 2008 22:04

Caros Colegas,

Fico feliz em constatar que existe interesse em realizar uma manifestação.

Como já anteriormente referi, os sindicatos e associações, devem ser parte integrante desta manifestação.

Organizar uma manifestação nestes dias teria, única e exclusivamente, uma leitura por parte do governo que a nossa insatisfação se deveria às negociações da revisão da carreira.

Apesar desta ser muito importante, não traduz (nem de longe nem de perto) todo o nosso descontentamento.

Neste momento, a presença em grande quantidade de exercício inqualificado, que por sua vez, contribui muito significativamente para o desemprego dos nossos licenciados, é um escândalo e um crime que deverá ser denunciado a toda a população portuguesa de maneira a esta ser protegida contra este flagelo.

Esta sim é uma batalha nada fácil de travar, e que nós, tomando a decisão de a iniciar, deveremos estar prontos para a levar até ao fim.

Dia 11 temos o 3ºaniversário do fórum.

Acho que seria uma boa oportunidade para começar a organizar a nossa mobilização.

O colega ao dispor.
Profissionais das Tecnologias da Saúde - Dedicados aos DOENTES ao Ensino e à Investigação
Sérgio Martins

Mensagempor Fernando Leite em Sexta, 26 Set 2008 21:13

Sérgio Martins Escreveu:Dia 11 temos o 3ºaniversário do fórum.

Acho que seria uma boa oportunidade para começar a organizar a nossa mobilização.

O colega ao dispor.

Devias aparecer Sérgio. Tinha um grande prazer em te conhecer :wink:
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23

Mensagempor Vitor Paiva em Sexta, 26 Set 2008 22:07

Fernando Leite Escreveu:

O colega ao dispor.

Era isso q eu ia dizer... se ele sugere isso e tudo, convém que apareça :o
Vitor Paiva
Moderador Global

Registado: Segunda, 17 Abr 2006 14:05
Área TDT: Neurofisiologia

Mensagempor zuppara em Sexta, 26 Set 2008 22:25

Antes de mais acho que se queremos fazer algo devemos fazer-lo correctamente e para isso é necessário organização e elaboração das reivindicações. Para que possamos ir longe precisamos de união e uma boa campanha de propaganda.

Nem todos os técnicos têm a mesma visão da classe, nem todos os cursos vêm com bons olhos a classe ou determinados pontos da mesma, portanto seria bom começar por haver uma unanimidade entre todos para formar um grupo sólido e unido.

Afinal quais os pontos necessários neste momento actual? Quais os pontos necessários brevemente? E por fim, quais os pontos para longo prazo?

Não podemos exigir tudo, mas podemos lutar por tudo, começando pelo fulcral indo até ao necessário, mas não muito.

O que sugiro?

- Debate sobre o que dentro dos nossos cursos queremos, seguindo-se a clarificação e cedência de escolhas com os restantes cursos de forma a tirarmos os pontos chaves comuns a todos;

- Petição a reclamar todos esses pontos-chaves espalhada em todas as escolas superiores de saúde com cursos técnicos, em todos os hospitais, centros de saúde, clinicas e outras unidades de saúde;

- Página online para denuncia de todas as ilegalidades encontradas pelos estagiários ou técnicos, de preferência dando a indicação do nome da unidade, tornado assim público o que se têm vindo a passar debaixo do nariz dos portugueses num sector fulcral, uma vez que tenha tópicos suficientes deverá ser revelada aos media nacionais além de publicados excertos em diversos sítios públicos com um lema do género: "ainda confia na sua unidade de saúde?"

- Entrega dum abaixo-assinado na Assembleia da República, por um representante de algum sindicato;

- Finalmente a greve de 48 a 72h mantendo apenas os serviços de urgência em funcionamento.

Como podem verificar, antes duma greve deve-se sempre apostar na sensibilização dos "camaradas" e do povo, para que sejamos devidamente reconhecidos e não mais uns pançudos da função pública que querem mais umas regalias, pois é isto que vai ser interpretado nos próximos dias!
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23

Mensagempor lilipat em Segunda, 29 Set 2008 14:32

zuppara Escreveu:Antes de mais acho que se queremos fazer algo devemos fazer-lo correctamente e para isso é necessário organização e elaboração das reivindicações. Para que possamos ir longe precisamos de união e uma boa campanha de propaganda.

Nem todos os técnicos têm a mesma visão da classe, nem todos os cursos vêm com bons olhos a classe ou determinados pontos da mesma, portanto seria bom começar por haver uma unanimidade entre todos para formar um grupo sólido e unido.

Afinal quais os pontos necessários neste momento actual? Quais os pontos necessários brevemente? E por fim, quais os pontos para longo prazo?

Não podemos exigir tudo, mas podemos lutar por tudo, começando pelo fulcral indo até ao necessário, mas não muito.

O que sugiro?

- Debate sobre o que dentro dos nossos cursos queremos, seguindo-se a clarificação e cedência de escolhas com os restantes cursos de forma a tirarmos os pontos chaves comuns a todos;

- Petição a reclamar todos esses pontos-chaves espalhada em todas as escolas superiores de saúde com cursos técnicos, em todos os hospitais, centros de saúde, clinicas e outras unidades de saúde;

- Página online para denuncia de todas as ilegalidades encontradas pelos estagiários ou técnicos, de preferência dando a indicação do nome da unidade, tornado assim público o que se têm vindo a passar debaixo do nariz dos portugueses num sector fulcral, uma vez que tenha tópicos suficientes deverá ser revelada aos media nacionais além de publicados excertos em diversos sítios públicos com um lema do género: "ainda confia na sua unidade de saúde?"

- Entrega dum abaixo-assinado na Assembleia da República, por um representante de algum sindicato;

- Finalmente a greve de 48 a 72h mantendo apenas os serviços de urgência em funcionamento.

Como podem verificar, antes duma greve deve-se sempre apostar na sensibilização dos "camaradas" e do povo, para que sejamos devidamente reconhecidos e não mais uns pançudos da função pública que querem mais umas regalias, pois é isto que vai ser interpretado nos próximos dias!

Concordo...tem de ser uma coisa bem organizada e com pés e cabeça, se não é só mais uma tentativa que não vai dar em nada...
lilipat
Membro Veterano

Mensagempor Sérgio Martins em Segunda, 29 Set 2008 18:02

Fernando Leite Escreveu:

O colega ao dispor.

Olá Fernando, o prazer será mútuo.

Já estou inscrito. Até dia 11.

Abraço
Sérgio Martins

Mensagempor Sérgio Martins em Segunda, 29 Set 2008 18:04

ULTIMA HORA

GREVE DE 2 E 3 DE OUTUBRO SUSPENSA

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONVOCOU SINDICATOS PARA NEGOCIAR.

REUNIÃO DIA 8 DE OUTUBRO

Mais Informações:

http://www.scts.pt/website/images/stori ... _saude.pdf
Sérgio Martins

Mensagempor Fernando Leite em Terça, 30 Set 2008 08:25

A um ano das eleições o governo mostra-se disponivel para negociar. Vamos a ver o que vai sair daí... :-k :-k :-k
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23

Mensagempor RAM em Terça, 30 Set 2008 09:04

Preferia que a nossa negociação fosse depois dos enfermeiros: Acho que assim vamos ser "comidos".
Vão atirar-nos 1 doce, vamos ficar todos contentes e depois friamente analisadas as coisas quando sair a reforma das restantes "carreiras da saúde" vamos ver que fomos levados.

Sensação de déjà vú...
Quando estiveres desesperado(a), fecha os olhos, respira fundo, e grita "M€€€€®£@@@@"

Um Abraço
Augusto Ramoa
RAM
Membro Sénior

Registado: Quinta, 18 Maio 2006 17:29

Mensagempor luis0martins em Terça, 30 Set 2008 21:32

RAM Escreveu:Preferia que a nossa negociação fosse depois dos enfermeiros: Acho que assim vamos ser "comidos".
Vão atirar-nos 1 doce, vamos ficar todos contentes e depois friamente analisadas as coisas quando sair a reforma das restantes "carreiras da saúde" vamos ver que fomos levados.

Sensação de déjà vú...

Infelizmente tenho que concordar...
luis0martins
Moderador de SubFórum

Registado: Terça, 27 Fev 2007 12:32
Área TDT: Ortoptica

Mensagempor Sérgio Martins em Quarta, 01 Out 2008 08:54

Caros Colegas,

O Ministério da Saúde enviou um documento com os - Princípios Reformadores da Carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.

Vejam aqui:

http://www.scts.pt/website/images/stori ... a_26_9.pdf

Cumprimentos
Sérgio Martins

Mensagempor Carolina G. em Quinta, 09 Out 2008 16:15

Serei só eu que estou em suspense para ver o que saiu desta reunião??!!
Está tudo tão silencioso e não saiu ainda nenhuma informação em lado nenhum... :roll: #-o
Carolina G.
Administrador

Registado: Quarta, 19 Abr 2006 13:00

Mensagempor sophie em Quinta, 09 Out 2008 17:43

Pois....eu tambem estou muito curiosa para saber o que resultou desta primeira reunião.
sophie
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 21 Maio 2008 11:50
Área TDT: Fisioterapia

AnteriorPróximo

Voltar para DEBATE E OPINIÃO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes