XXI Encontro Nacional dos Técnicos de Farmácia

Sub-Fórum dedicado às reportagens de eventos promovidos pelo Tecnologias da Saúde Online e Fotos e videos de Outros eventos.

XXI Encontro Nacional dos Técnicos de Farmácia

Mensagempor David Estêvão em Quarta, 31 Out 2007 14:28

O Tecnologias da Saúde Online esteve lá…

Nos dias 20 e 21 de Outubro de 2007 teve lugar, no auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva (EDIA) em Beja, o XXI Encontro Nacional dos Técnicos de Farmácia, que se intitulou Século XXI – Que realidade? Formação e exercício.

Já vem sendo hábito a realização anual destes encontros por todo o país. Aqui são abordadas as mais recentes evoluções na profissão Técnico de Farmácia, bem como a demonstração do trabalho dos técnicos nos locais onde se realiza o encontro.


Imagem

Sábado dia 21 de Outubro

Na sessão de abertura esteve presente, ver foto em baixo da esquerda para a direita, Dr. Luís Dupont, do Sindicato das Tecnologias da Saúde; Dr. João José Joaquim, presidente da Associação Portuguesa dos Licenciados em Farmácia; Dr. Francisco Santos, presidente da câmara municipal de Beja; Dr. Rui Sousa Santos, presidente do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo e Adelaide Soares da comissão organizadora e Técnica de Farmácia do Hospital de S. Paulo em Serpa.

Imagem

Por volta das 11h30 iniciou-se a primeira mesa redonda: Técnico de Farmácia no Contexto Actual, moderada pelo Dr. Pedro Fidalgo, Técnico Coordenador do Hospital Central do Algarve.

Na foto em baixo, da esquerda para a direita, Dr. Carlos Miguel Figueiras do Hospital do SAMS, Dr. Luís Dupont; Dr. Pedro Fidalgo e o Dr. João José Joaquim.


Imagem

Dr. Carlos Miguel Figueiras abordou o plano de reorganização da farmácia hospitalar, a sua reformulação e especulações sobre o seu futuro.

Dr. Luís Dupont destacou a temática das carreiras profissionais e o seu conteúdo funcional, nomeadamente no que se refere à actual situação da reestruturação das carreiras públicas; o ingresso dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos quadros dos técnicos superiores, assim como as suas vantagens e desvantagens.

Dr. João José Joaquim, que finalizou a mesa redonda, veio reflectir as oportunidades de trabalho no espaço europeu, através da divulgação de um estudo realizado, no qual são estabelecidas as equivalências profissionais de Técnico de Farmácia em diversos países do estado europeu, como a Espanha, França, Dinamarca, entre outros.

Dr. Rui Cruz, na foto em baixo, veio apresentar a realidade das “parafarmácias” em Portugal, fundamentalmente em relação à sua evolução. Segundo o Dr. Rui Cruz, espera-se que este mercado continue a crescer por mais 2-3 anos, até que estabilize. Foram também apresentados os top ten dos locais que mais vendem, bem como dos medicamentos mais vendidos.


Imagem

No final da manhã foi ainda apresentada a temática “o medicamento e o viajante”, pelo Dr. Hélder Lino e pela Dr.ª Conceição Pinto, técnicos de farmácia do Hospital D. Estefânia, tendo sido abordadas a febre amarela, a febre tifóide, a doença meningocócica, a hepatite A, a malária e a diarreia do viajante.

Seguiu-se o almoço livre…

A Herdade do Monte Novo e Figueirinha foi o espaço escolhido para a realização de um convívio entre os participantes deste encontro. Neste local procedeu-se à visita das instalações, onde foram explicadas as diversas etapas e processos pelo qual se obtém o azeite e o vinho, através de um guia destacado para o evento.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No final da visita guiada, procedeu-se à tão esperada prova de vinhos, azeite e produtos regionais, como demonstram as seguintes imagens.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No final do primeiro dia realizou-se ainda o jantar de encerramento no restaurante Sabores do Alentejo no monte da Diabrória.

Domingo dia 22 de Outubro

O segundo dia iniciou-se com a Dr.ª Sandra Santos, Técnica de Farmácia do Hospital D. Estefânia, que abordou a temática “preparações estéreis e não estéreis em pediatria”. Foram apresentadas as principais formulações pediátricas que são preparadas neste hospital.

Imagem

Seguiu-se o Dr. Gustavo Calhau, Técnico Coordenador dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que apresentou o sistema de gestão integrado do circuito do medicamento, nomeadamente na sua concepção e desenvolvimento, bem como a importância do Técnico de Farmácia nesta temática.

Imagem


A Dr.ª Graça Eliseu, enfermeira da Equipa Coordenadora Regional do Alentejo, abordou a temática “unidades de cuidados continuados”, onde foi realçada a importância das novas unidades de convalescença.

Seguiu-se a segunda mesa redonda que foi moderada pela Dr.ª Ilda Lopes, Técnica Coordenadora do Hospital D. Estefânia.

Na foto em baixo, da esquerda para a direita, Dr.ª Paula Bustorff, Técnica de Farmácia do Hospital Privado Espírito Santo; Dr.ª Raquel Camacho, Técnica de Farmácia da Janssen Cilag Farmacêutica; Dr.ª Ilda Lopes; Dr. Agostinho Cruz, professor da ESTP e a Dr.ª Anabela Graça, directora do Curso de Farmácia na ESTeL.


Imagem

A Dr.ª Anabela Graça veio apresentar a formação em Bolonha, nomeadamente em relação aos seus objectivos, os tipos de resultados e de aprendizagem esperados e a formação pretendida.

Segundo a Dr.ª Anabela, Bolonha é um desafio para a mudança, em que se pretende centrar o ensino no estudante e o professor assume apenas um papel de orientador.

No entanto, apesar de Bolonha ser uma temática bastante relevante, não foi abordada a situação actual do ensino das tecnologias da saúde neste processo.


Dr. Agostinho Cruz divulgou os resultados de um questionário realizado durante um colóquio na ESTP, dirigido às necessidades dos estudantes e profissionais na formação pós-graduada. Entre outros aspectos foram referidas as áreas de interesse, os melhores dias da semana para leccionar as aulas, bem como o melhor horário.

A Dr.ª Raquel Camacho veio deslumbrar-nos com uma realidade profissional pouco divulgada, talvez por ser muito ambiciosa e, em parte, impedida por outras classes profissionais, a investigação em indústrias farmacêuticas.

A Dr.ª Raquel veio apresentar a sua realidade profissional nos ensaios clínicos, as diversas etapas destes, bem como o perfil de um Técnico de Farmácia como profissional nesta área.


Imagem

A Dr.ª Paula Bustorff fechou esta mesa redonda com a realidade dos hospitais privados, nomeadamente os pilares da sua missão, tendo por base a excelência dos cuidados prestados, mas também a inovação e o talento.

No final da sua apresentação, deixou-nos com uma frase em relação aos Técnicos de Farmácia, que importa referir “…dependemos daquilo que achamos depender…”.


Imagem

A Dr.ª Vera Gonçalves da A.Menarine Diagnotics veio abordar a temática “A Diabetes”, onde foi apresentado, essencialmente, o aparelho Glucocard, para a medição da glicemia. Referiu, ainda, possíveis interferentes nas medições, como o ácido ascórbico, o oxigénio, entre outros. No caso das tiras da Glucocard, as próprias funcionam como tiras calibradoras do aparelho.

Sucedeu-se a sessão de encerramento, onde foi apresentada a história do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo, pelo Dr. Manuel Soares, representante do conselho de administração deste hospital.


No final procedeu-se ainda à “passagem do testemunho”, como tem vindo a ser hábito nestes encontros. Assim, a comissão organizadora entregou o testemunho a nove Técnicos de Farmácia do Algarve, que se responsabilizaram pela organização do XXII Encontro Nacional dos Técnicos de Farmácia.

Imagem

Na foto, o grupo responsável pela organização do próximo encontro, da esquerda para a direita, Sofia Marques, Vânia Gonçalves, Lisa Vieira e Carmen Gonçalves, Patrícia Nascimento, Patrícia Oliveira, Cláudia Cardinho e Laura Rua. Esta organização contará, ainda, com David Estêvão.

Imagem


Por agora, resta-nos esperar pelas novidades do próximo encontro…
Avatar do utilizador
David Estêvão
Membro Sénior
 
Mensagens: 191
Idade: 35
Registado: Terça, 27 Fev 2007 12:08
Localização: Tavira
Área TDT: Farmácia

Voltar para REPORTAGENS TDTONLINE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante