Greves e Revisão da Carreira das Tecnologias da Saúde

Sub-Fórum dedicado às reportagens de eventos promovidos pelo Tecnologias da Saúde Online e Fotos e videos de Outros eventos.

Greves e Revisão da Carreira das Tecnologias da Saúde

Mensagempor bee31 em Sábado, 09 Maio 2009 14:10

Mais 2 greves:

SCTS decreta greve para os dias 28 e 29 de maio. - http://www.scts.pt/website/images/stories/scts_decreta_greve_para_os_dias_28_e_29__de_maio_sc.pdf

SINDITE discutida a hipótese de nova Greve Geral prevista para os dias 8, 9 e 12 de Junho. - http://www.sindite.pt/downloads/NEWSLLETER%20SINDITE-07-05-09.pdf
bee31
Membro

Registado: Segunda, 25 Jun 2007 17:28
Área TDT: Análises Clínicas

Re: Greves das Tecnologias da Saúde

Mensagempor olinda em Sábado, 09 Maio 2009 15:02

Não consigo compreender... duas greves diferentes, para lutar pelos mesmos objectivos?!
Olinda Dias
olinda
Membro Sénior

Registado: Quinta, 13 Dez 2007 19:22

Mensagempor Henrique Pimenta em Sábado, 09 Maio 2009 15:09

Sem dúvida. Eu estava aqui a pensar... vamos fazer uma petição para entregar aos sindicatos para mostrar a vontade dos profissionais das Tecnologias da Saúde em vê-los a trabalhar em conjunto? Quem alinha?!
Henrique Pimenta
Webmaster

Registado: Segunda, 12 Jun 2006 22:10
Área TDT: Radiologia

Mensagempor zuppara em Sábado, 09 Maio 2009 16:04

Li os documentos de ambas as greves, o documento relativo à greve convocada pelo SCTS parece ser muito mais coerente e bem formulado, referem não só as carreiras como fazem menção clara sobre a desempregabilidade entre os jovens licenciados. Quanto ao que li relativamente ao SINDITE não me parece um documento elaborado com pés e cabeça, mas sim a suscitar a raiva ou revolta de quem o escreveu, assim não vamos lá.

Não me parece que as pessoas que aderiram numa greve numa semana, vão aderir noutra e aquelas que nunca aderiram, dificilmente o farão, tal como já foi falado em tópicos prévios.

Restante conteúdo movido para o seguinte tópico: viewtopic.php?f=4&t=4090
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23

Mensagempor PauloCruz em Domingo, 10 Maio 2009 14:57

Boas…

Na minha opinião, enquanto os dois sindicatos não se associarem e lutarem em conjunto não vamos conseguir nada. O governo só se está a aproveitar da situação.
PauloCruz
Membro Iniciante

Registado: Terça, 15 Jan 2008 11:09
Área TDT: Cardiopneumologia

Mensagempor Henrique Pimenta em Domingo, 10 Maio 2009 18:43

PauloCruz Escreveu:Na minha opinião, enquanto os dois sindicatos não se associarem e lutarem em conjunto não vamos conseguir nada. O governo só se está a aproveitar da situação.

Olá Paulo, porque não te juntas ao grupo dos que querem passar das palavras à acção?! Vê aqui: viewtopic.php?f=4&t=4090
Henrique Pimenta
Webmaster

Mensagempor Ed Costa em Segunda, 11 Maio 2009 19:06

O Sifap interpela o SCTS sobre quais as titulações ilegais que conhece e recomenda aos seus associados que o informem de todos as de que tenham conhecimento. Ver em :
http://sifap.pt//index.php?option=com_f ... 6&id=74#74
Ed Costa
Membro Veterano

Registado: Terça, 18 Nov 2008 12:58
Área TDT: Farmácia

Mensagempor macr em Terça, 12 Maio 2009 08:47

concordo com o que tem sido dito pelo zuppara...alias é do senso comum unir esforços em prol de um objectivo!
nao é racional e digo mesmo absurdo fazer 2 greves tao proximas!
para haver uma participação significativa é preciso lutar no mesmo caminho
cumps
Um homem viaja pelo mundo inteiro em busca do que precisa, mas volta a casa para o encontrar
macr

Registado: Sexta, 20 Jul 2007 20:10

Mensagempor Ed Costa em Terça, 12 Maio 2009 10:27

bee31 Escreveu:Mais 2 greves:

SCTS decreta greve para os dias 28 e 29 de maio. - http://www.scts.pt/website/images/stories/scts_decreta_greve_para_os_dias_28_e_29__de_maio_sc.pdf

SINDITE discutida a hipótese de nova Greve Geral prevista para os dias 8, 9 e 12 de Junho. - http://www.sindite.pt/downloads/NEWSLLETER%20SINDITE-07-05-09.pdf

Algo que não me parece correcto nesta acção é dizer-se "greve dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica", quando exigimos o cumprimento da lei existente e ,por isso , devemos dar o exemplo. É que está em causa uma greve sim dos técnicos de diagnóstico e terapêutica que reivindicam a sua integração na carreira dos técnicos superiores. É que são muitas vezes estes pequenos pormenores que, a par da atitude de duas greves marcadas por sindicatos diferentes para periodos não coincidentes, que podem contribuir para descredibizar esta acção.È por tudo isto que estou de acordo, antes, com a iniciativa avançada neste tópico pois tem prespectivas mais frutuosas.
Ed Costa
Membro Veterano

Mensagempor zuppara em Terça, 12 Maio 2009 12:13

Ed Costa Escreveu:Algo que não me parece correcto nesta acção é dizer-se "greve dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica", quando exigimos o cumprimento da lei existente e ,por isso , devemos dar o exemplo. É que está em causa uma greve sim dos técnicos de diagnóstico e terapêutica que reivindicam a sua integração na carreira dos técnicos superiores. É que são muitas vezes estes pequenos pormenores que, a par da atitude de duas greves marcadas por sindicatos diferentes para periodos não coincidentes, que podem contribuir para descredibizar esta acção.È por tudo isto que estou de acordo, antes, com a iniciativa avançada neste tópico pois tem prespectivas mais frutuosas.

Sim isso eu também já tinha referido, essa coisa do "superior" que nem sequer está na lei e mesmo a mim me provoca alguma confusão. Mania essa a das inferioridades e dos titulos.
Quantos já nos estágios me trataram por doutor ou enfermeiro e eu digo logo: não sou doutor/enfermeiro, sou técnico. :)
Mas isto resulta daquela guerrinha com os técnicos superiores de saúde, que é mais uma coisa inutil, estar preocupado com os outros em vez de se preocuparem com coisas da sua classe e muito mais serias e graves.
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor Ed Costa em Terça, 12 Maio 2009 13:38

Tem toda a razão "zuppara" é mesmo isso que diz ." em vez de se preocuparem com coisas ...muito mais sérias e graves"
O que estão a arranjar é aquilo a que já me referi, noutro tópico, que é aparecerem com uma categoria inferior o que ,pelo menos no privado, agravará a empregabilidade dos TDT.
Ed Costa
Membro Veterano

Mensagempor linapeixoto em Quarta, 13 Maio 2009 14:07

Sendo poucas as vezes que participo neste Fórum que, em minha opinião, merece mais e melhor, estou estupefacta pelos comentários que estão a ser produzidos em relação à greve decretada pelo SCTS, cujos pormenores na integra, estão disponíveis no respectivo site.

E digo estupefacta porque das duas uma: ou tocamos todos de ouvido sem procurar a informação disponível no site do SCTS, do qual, como sabem sou associada, ou achamos que falar para o “umbigo” altera o curso das coisas.

Claro que é visível que as opiniões expressas resultam, como é por demais evidente, do facto de alguns colegas não serem sindicalizados, seja qual for a razão de tal.

Claro que algumas destas opiniões estão feridas dos alinhamentos sindicais de alguns colegas, comigo incluída.

Agora, dizer que não existe projecto de desenvolvimento profissional. Afirmar que os sindicatos defendem os seus interesses e não os da classe e ou profissões, é afirmar algo tão grave quanto não percebermos que os sindicatos são constituídos por colegas como nós.

E, se não fosse bastante a desinformação e desconhecimento expresso em algumas opiniões, não será ridículo promover pseudo campanhas de opinião e união de sindicatos?

Penso-o porque, depois do SCTS ter decretado a greve no dia 8 de Maio, o Sindite veio a fazer o mesmo no dia 12.

Ou seja: os Sindicatos, mesmo com relações conflituais, ainda asseguram o fundamental, não necessitando de pressões externas.

Aliás, e nesta linha de reflexão, não posso aqui deixar de expressar a minha estranheza por um dos participantes do fórum, sob a designação Ed Costa, se insurgir contra o título de técnicos superiores, segundo ele porque há coisas mais importantes.

Claro que se compreende a posição de Ed Costa, dado alguns colegas da farmácia dizerem que ele está ligado a um Sindicato que não representa técnicos, estando, por tal, desfocado do plano de desenvolvimento das nossas profissões.

No entanto, porque o momento que estamos a atravessar aconselha objectividade e união de todos, não posso deixar de aqui afirmar que, mais importante que os pormenores que nos possam dividir, são as questões de fundo que nos devem levar á greve nos dias 28 e 29 deste mês.
linapeixoto
Membro

Registado: Domingo, 18 Jan 2009 16:58

Mensagempor Henrique Pimenta em Quarta, 13 Maio 2009 14:48

linapeixoto Escreveu:E, se não fosse bastante a desinformação e desconhecimento expresso em algumas opiniões, não será ridículo promover pseudo campanhas de opinião e união de sindicatos?

Claro que é ridículo! Porque realmente se todos os TDT se unirem em greve, no mesmo dia, os hospitais vão deixar de funcionar e instala-se o caos. Peço imensa desculpa mas não me lembrei disto quando dei o mote para que se trabalhe no sentido de obter resultados dignos de registo para a CLASSE PROFISSIONAL em vez de conquistas gloriosas na corrida sindical!
linapeixoto Escreveu:No entanto, porque o momento que estamos a atravessar aconselha objectividade e união de todos, não posso deixar de aqui afirmar que, mais importante que os pormenores que nos possam dividir, são as questões de fundo que nos devem levar á greve nos dias 28 e 29 deste mês.

Mas afinal sempre é para ir toda a gente para a greve?! Fiquei confuso... :roll:
Henrique Pimenta
Webmaster

Mensagempor Susana Monteiro em Quarta, 13 Maio 2009 15:06

Colega Lina Peixoto,

Uma curta e rápida....

O que se está a tentar fazer aqui é de louvar...

Podia-se chamar "Acção anti-triângulo" que separa aquilo que devia estar bem mesclado: um sindicato, outro sindicato e toda a comunidade tdt.

Porque é por intervenções como a sua e outros que os sindicatos vão sendo descredibilizados.

E permita-me discordar consigo quando diz que os sindicatos ainda "asseguram o fundamental" pois aquilo que estão a causar é a ruptura e o consequentemente afundamento da nossa classe.

Será que lhe custava tanto perceber que a união é que nos vai fazer ir além? Porque lhe causa tanta confusão esta acção por parte dos técnicos tdt? é só a consequência lógica de trabalhadores que já não conseguem ficar parados à espera que um milagre aconteça.

Parem com comparações entre sindicatos!! Ainda não perceberam que a comunidade TDT está completamente saturada com este tipo de comentários? Ainda não perceberam que estão a piorar tudo? Ainda fica surpreendida por haver técnicos não sindicalizados?

Vamos parar de brincar as guerrinhas e lutar em conjunto para a REAL "GUERRA" que se passa lá fora?
Susana Monteiro
Moderador Global

Registado: Quarta, 09 Jan 2008 16:23
Área TDT: Anatomia Patológica

Mensagempor Susana Monteiro em Quarta, 13 Maio 2009 15:08

Reforço a ideia... Este fórum foi criado em PROL da nossa classe!!Em PROL da união...

NUNCA será transformado num espaço de "lavagem de roupa suja" com outros interesses subjacentes.
Susana Monteiro
Moderador Global

Mensagempor zuppara em Quarta, 13 Maio 2009 15:52

linapeixoto Escreveu:Agora, dizer que não existe projecto de desenvolvimento profissional. Afirmar que os sindicatos defendem os seus interesses e não os da classe e ou profissões, é afirmar algo tão grave quanto não percebermos que os sindicatos são constituídos por colegas como nós.

Eu não me lembro de neste tópico terem acusado o seu sindicato de coisa alguma, aliás no meu caso até sublinhei que o documento era coerente e bem elaborado.

Mas quanto à frase acima descrita, acabou por borrar mais um bocado a pintura, que já estava borrada desde inicio. Ora eu e creio que os meus colegas não duvidam que os sindicatos lutem pela classe, mas não sejamos ingénuos, se não houvessem interesses subjacentes não haveriam tantos grupos sindicais, todos se uniriam num só e há 10 anos que teriam criado o Conselho das Profissões!

Acho também triste da sua parte que se diz sindicalizada e defensora da causa, não colaborar sequer nesta acção. Todas as pequenas acções que possam contribuir para a melhoria das condições de todos nós são e serão sempre bem-vindas.
Mas uma coisa é certa, não vai causar qualquer ruptura aqui entre os membros, apenas maior união, independentemente dos cursos que tenhamos, queremos todos um futuro comum e de qualidade.

Como diria Medina Carreia: o resto é paisagem...
zuppara
Membro Veterano

Mensagempor Ed Costa em Quarta, 13 Maio 2009 16:30

zuppara Escreveu:
linapeixoto Escreveu:Agora, dizer que não existe projecto de desenvolvimento profissional. Afirmar que os sindicatos defendem os seus interesses e não os da classe e ou profissões, é afirmar algo tão grave quanto não percebermos que os sindicatos são constituídos por colegas como nós.

Eu não me lembro de neste tópico terem acusado o seu sindicato de coisa alguma, aliás no meu caso até sublinhei que o documento era coerente e bem elaborado.

Mas quanto à frase acima descrita, acabou por borrar mais um bocado a pintura, que já estava borrada desde inicio. Ora eu e creio que os meus colegas não duvidam que os sindicatos lutem pela classe, mas não sejamos ingénuos, se não houvessem interesses subjacentes não haveriam tantos grupos sindicais, todos se uniriam num só e há 10 anos que teriam criado o Conselho das Profissões!

Acho também triste da sua parte que se diz sindicalizada e defensora da causa, não colaborar sequer nesta acção. Todas as pequenas acções que possam contribuir para a melhoria das condições de todos nós são e serão sempre bem-vindas.
Mas uma coisa é certa, não vai causar qualquer ruptura aqui entre os membros, apenas maior união, independentemente dos cursos que tenhamos, queremos todos um futuro comum e de qualidade.

Como diria Medina Carreia: o resto é paisagem...

Muito bem Zuppara! É como diz pois é preciso por a mão na consciência e assumir-se o erro de terem origonado a não constituição do Conselho. Lembro que até, porque não conheciam a situação que na altura se verificou, fui eu que levantei a questão pois só se falava da Ordem e ninguém naquela oportunidade perdida..
Ed Costa
Membro Veterano

Vitória dos TDT... e deste forum?

Mensagempor jmamede em Quarta, 13 Maio 2009 16:37

O Sindite tem no seu sítio o anúncio de greve para 28 e 29 de Maio.
PARABENS a todos os TDT
jmamede

Registado: Sábado, 26 Jul 2008 09:23

Re: Vitória dos TDT... e deste forum?

Mensagempor Henrique Pimenta em Quarta, 13 Maio 2009 16:50

Caro jmamede, decidi mover o seu post para este tópico dado que se enquadra na temática e para evitar a dispersão da discussão por vários tópicos, espero que compreenda.

Entretanto deixo aqui o link para a circular do Sindite relativamente à greve convocada para os dias 28 e 29 de Maio, que recorde-se - concretizando-se pelo previsto - coincidirá com a greve convocada pelo SCTS.
http://sindite.pt/downloads/circular_maio04.pdf

Já é um começo...
Henrique Pimenta
Webmaster

Mensagempor Susana Monteiro em Quarta, 13 Maio 2009 16:56

:D
Susana Monteiro
Moderador Global

Mensagempor Susana Monteiro em Quarta, 13 Maio 2009 16:58

Agora não há desculpas para não aderir à greve.

Façamo-nos ouvir bem alto e em UNÍSSONO!!
Susana Monteiro
Moderador Global

Mensagempor luis0martins em Quarta, 13 Maio 2009 17:03

Acho que por isto ja merecemos os parabens... agora é uma questão de divulgação da greve!
luis0martins
Moderador de SubFórum

Registado: Terça, 27 Fev 2007 12:32
Área TDT: Ortoptica

Mensagempor jmamede em Quarta, 13 Maio 2009 17:14

Chegou o momento de TODA a gente usar TUDO o que tem ao seu alcance para fazer ouvir a nossa posição de desagrado relativamente a esta conjuntura dos TDT.
Usem, por favor, os vossos contactos pessoais, as redes sociais onde estão, os contactos institucionais, os meios de informação ao vosso dispôr e tudo o que puderem para dizer porque estamos a ser INJUSTIÇADOS
jmamede

Registado: Sábado, 26 Jul 2008 09:23

Mensagempor Fernando Leite em Quarta, 13 Maio 2009 17:29

linapeixoto Escreveu:Sendo poucas as vezes que participo neste Fórum que, em minha opinião, merece mais e melhor, estou estupefacta pelos comentários que estão a ser produzidos em relação à greve decretada pelo SCTS, cujos pormenores na integra, estão disponíveis no respectivo site.

O problema é que estes comentários reflectem o que se diz por ai... um pouco por todo o país nos locais de trabalho entre os colegas.

linapeixoto Escreveu:Ou seja: os Sindicatos, mesmo com relações conflituais, ainda asseguram o fundamental, não necessitando de pressões externas.

É... continuem assim continuem :roll:
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23

Mensagempor Ed Costa em Quarta, 13 Maio 2009 18:04

Claro que se compreende a posição de Ed Costa, dado alguns colegas da farmácia dizerem que ele está ligado a um Sindicato que não representa técnicos, estando, por tal, desfocado do plano de desenvolvimento das nossas profissões.

Segundo me parece volta a meter-se comigo. Pensa que me envergonha de pertencer a um sindicato ( que , como diz , não representa técnicos, o que não é verdade, como se quizer lhe posso provar ) que é vertical e que representa todos os trabalhadores do sector de diagnóstico e terapêutica, pois não segue uma prática elitista e ,pelo contrário, segue a linha de sindicalismo vertical, muito implantada ,mesmo no nosso pais ,e que entende que todos os trabalhadores de uma empresa devem estar unidos independente da sua categoria profissional,para melhor defenderem os seus interesses, mas que não deixa de se bater pelos interesses especificos de um grupo dos seus assiociados como acontece com os TDT,na defesa dos quais já deu provas. E mais digo-lhe que é com muito orgulho que integro o SIFAP ( se ainda não tinha reparado fica informada ), Mas quem lhe disse que não representa técnicos?. Pois digo-lhe que é o maior sindicato do sector citado, quanto ao sector privado e ,já representava , mesmo da A.P. quando o seu nasceu.
"desfocado do plano de....", está absolutamente enganada pois acompanho-o á mais tempo de certeza , recuso-me é a alinhar em elitismos que só prejudicam a classe. Onde é que vai buscar essa dos técnicos superiores? Eu olho para a lei , e sei lê-le e interpretá-la, e não vejo lá tal. Olhe ,segundo me parece, o SINDITE que teve a humildade de marcar a greve para o mesno dia, e merece louvor por isso , retirou essa dos superiores. Por ultimo digo-lhe que, se entende que o meu sindicato, porque representa titulares da cédula de técnico que não são licenciados ( mas também licenciados e até outros, nos termos da lei mesmo superiores, mas que não se envergonharam de se defender ao lado dos que não o são ) então olhe para o seu pois quem tem um curso profissional ainda menos se pode considerar técnico superior.
Ed Costa
Membro Veterano

Próximo

Voltar para REPORTAGENS TDTONLINE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante