I Jornadas de Neurofisiologia - ESTSP

Sub-Fórum dedicado às reportagens de eventos promovidos pelo Tecnologias da Saúde Online e Fotos e videos de Outros eventos.

I Jornadas de Neurofisiologia - ESTSP

Mensagempor Joel Graça em Quinta, 27 Ago 2009 22:02

Nos dias 22 e 23 de Maio realizaram-se, nos auditórios do Instituto Politécnico do Porto (IPP), as I Jornadas de Neurofisiologia, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). De louvar a comissão organizadora pelo esforço e dedicação, que tornaram possíveis a concretização destas I Jornadas de Neurofisiologia.

Imagem
Na foto, os 3 elementos ao centro, a comissão organizadora das Jornadas – da esquerda para a direita- Andreia Santos, Daniel Pinto e Marisa Santos. Em representação do curso de Neurofisiologia, nas extremidades, Diana Tavares e Cristina Moreira, à esquerda e à direita, respectivamente.

Sexta, 22 Maio 2009
As jornadas começaram pelo início da tarde. A sessão solene de abertura das jornadas contou com a presença dos representantes do curso de Neurofisiologia, Dra. Cristina Moreira e Dra. Diana Tavares, da Directora da ESTSP, Prof. Maria João Cunha, do Pró -Presidente do IPP e Coordenador da Área Científico-Pedagógica e Curso de Medicina Nuclear, Prof. Luís Metelo, do Presidente do Conselho Científico da ESTSP, Prof. Doutor Agostinho Cruz e também o presidente da Associação de Estudantes da ESTSP, Mário Lourenço.

Imagem

A conferência inaugural destas Jornadas que ocorreu logo de seguida à sessão solene de abertura, foi apresentada pelo Prof. Doutor JM Lopes Lima, tendo com tema “Epilepsia: A Abordagem Clínica”.

O tema da primeira mesa redonda foi dedicado à “Electroencefalografia”, sendo este um tema demasiado extenso para ser totalmente coberto em tão curto espaço de tempo. Nestas Jornadas foram então debatidas as “Vantagens e Limitações do EEG na Epilepsia” – Dra. Joana Ribeiro, “O Papel do EEG nos Cuidados Intensivos” – Dr. José Mendes Ribeiro, “As Particularidades do EEG Pediátrico” – Dra. Diana Tavares e também “A Monitorização Vídeo-EEG Prolongada” – Dr. Ricardo Rego.
Este dia de actividades foi terminado com a primeira de 4 mesas redondas. Nesse sentido, como não podia deixar de ser, a maior parte da discussão científica ocorreu durante as mesmas.


Sábado, 23 de Maio de 2009
Após o pequeno-almoço convívio, a manhã de sábado foi dividida entre uma mesa redonda e a discussão dos posters.
A primeira mesa redonda do dia foi dedicada à “Electromiografia e Potenciais Evocados”. Foram debatidos os temas “O valor do diagnóstico da Electromiografia” - Dr. Hugo Morais, “Quantitative Sensory Test (PAF)” - Dra. Mónica Quintas, assim como “ A monitorização intra-operatória: Estado da Arte” - Dr. José Castro.

Imagem
Na foto, da esquerda para a direita, Dr. José Castro, Dr. Dílio Alves (moderador da mesa redonda) e Dra. Mónica Quintas.
A apresentação dos posters deste evento ocorreu ao fim da manhã, sendo o painel de discussão constituido pelo Dr. Rui Braga e pela Dra. Diana Tavares.


A primeira mesa redonda da tarde foi dedicada à “Investigação em Neurociências”, sendo a moderadora, a Prof. Doutora Cristina Prudêncio. Esta mesa iniciou-se com a apresentação do Dr. Daniel F. Borges com o tema “Mapeamento Anatomo-funcional Cortical - Epilepsia Como Modelo”. De seguida, a Prof. Doutora Teresa Summavielle abordou a temática da “Neurotoxicidade e Neuroprotecção” e, por último, pelo Prof. Luís Metello, foi discutido o “PET e SPECT Cerebral”.

Imagem
Na foto, da esquerda para a direita, o Prof. Luis Metello, a Prof. Doutora Teresa Summavielle, a Prof. Doutora Cristina Prudêncio e Dr. Daniel F. Borges.

Já a meio da tarde, a última mesa redonda, dedicada às “Novas áreas da Neurofisiologia”, sendo moderador o Dr. Rui Braga. Foram, assim, explorados alguns dos campos menos convencionais da Neurofisiologia, nomeadamente os “Estudos da Motilidade Digestiva” - Dra. Gisela Pereira, “NeuroFeedback” -Gisela Maia, e também “O Papel da Neurofisiologia na Urologia” - Dra. Ana Lopes.
Ao final da tarde, foi então anunciado o poster vencedor, e foram dadas por encerradas as Jornadas, que se esperam virem a ser repetidas futuramente, com igual sucesso!
Avatar do utilizador
Joel Graça
Webdesigner
 
Mensagens: 515
Idade: 32
Registado: Sábado, 07 Out 2006 14:42
Localização: Londres
Sexo: Masculino
Área TDT: Radiologia

Re: I Jornadas de Neurofisiologia - ESTSP

Mensagempor Daniel Pinto em Terça, 08 Set 2009 02:45

Em meu nome e em nome da comissão organizadora agradeço o apoio que nos foi dado pelo TDTOnline e agradeço a todos os participantes destas I Jornadas de Neurofisiologia - ESTSP.
Espero que tenham gostado e que nos encontremos numas próximas jornadas.

Cumprimentos,

Daniel Pinto
Avatar do utilizador
Daniel Pinto
Membro Iniciante
 
Mensagens: 2
Registado: Segunda, 20 Out 2008 21:07
Área TDT: Neurofisiologia


Voltar para REPORTAGENS TDTONLINE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes