Ministro realça exportações do sector da Saúde

Sub Fórum destinado à colocação de notícias relacionadas com a área da Saúde e com as Tecnologias da Saúde em particular.

Ministro realça exportações do sector da Saúde

Mensagempor Marlene Brandão em Segunda, 07 Abr 2014 09:37

Ministro realça exportações do sector da Saúde

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, realçou na passada sexta-feira que o valor das exportações portuguesas na área da saúde supera os mil milhões de euros por ano, avança o Jornal de Notícias.

"Aparentemente um exportador improvável, a saúde tem-se afirmado com solidez no sector da exportação", disse Paulo Macedo, no auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O ministro da Saúde intervinha na iniciativa "A Nobel Day @ CHUC - Ciência e Medicina ao seu serviço", que decorreu ao longo do dia, em Coimbra, com a presença de três investigadores laureados com o Prémio Nobel, Bruce Beutler (Medicina), Tim Hunt (Medicina) e Jean-Marie Lehn (Química).

"Soubemos há poucas semanas que a saúde ultrapassou os mil milhões de euros de valor exportado. Mais do que exportamos, por exemplo, no sector dos vinhos e no sector da cortiça", sublinhou Paulo Macedo.

O governante anunciou que o Ministério da Saúde "decidiu distinguir o CHUC com a medalha de ouro de serviços distintos prestados à saúde" em Portugal, reconhecendo o que este conjunto de unidades de saúde de Coimbra "tem feito nas vertentes assistencial, do ensino e da investigação".

"Um núcleo que nos orgulha, que, pela sua dimensão e pela sua diferenciação, não temos qualquer dúvida que se deve desenvolver dentro na esfera pública no nosso país, deve ser motivo de apreço e de registo", acrescentou.

Paulo Macedo salientou a acção dos cientistas portugueses, em especial na área da saúde, designadamente os que trabalham no estrangeiro.

"Há uma diplomacia da ciência que ultrapassa - e ainda bem - a diplomacia politica", disse, frisando que "a comunidade científica não se resigna e não desiste", além de "olhar para longe - e não apenas para o imediato - em áreas onde o Governo dificilmente poderia intervir".

José Martins Nunes, por seu turno, defendeu que "a inovação e a investigação em saúde não se esgotam num dia, são um desígnio quotidiano, continuamente assumido e reforçado".

"Onde outros escolheram a resignação, nós escolhemos a reinvenção do nosso modelo de negócio, afirmando e reforçando a marca CHUC e o selo de qualidade de Coimbra, cidade cuja universidade foi recentemente elevada à categoria de Património da Humanidade e que, desde sempre, teve o ser humano, na sua individualidade e colectividade, como seu destino e património", disse o presidente do CHUC.

Acompanhado do presidente do conselho de administração do CHUC e demais convidados, o ministro inaugurou, ao início da tarde de sexta-feira, o Centro de Ensaios Clínicos de fase I (no Hospital dos Covões, que actualmente faz parte do CHUC), o primeiro em serviços públicos de saúde em Portugal.

À saída do ministro da Saúde do auditório onde decorreu o encontro internacional "A Nobel Day @ CHUC - Ciência e Medicina ao seu serviço", que mobilizou um significativo aparato policial para a zona, algumas dezenas de manifestantes, ligados sobretudo a sindicatos da CGTP e movimentos de utentes da saúde, gritaram palavras de ordem em defesa do Serviço Nacional de Saúde.


Retirado de: RCM Pharma
Avatar do utilizador
Marlene Brandão
Administrador
 
Mensagens: 7765
Idade: 34
Registado: Quarta, 19 Out 2005 22:47
Localização: HR Hospitalar
Sexo: Feminino
Área TDT: Radiologia

Voltar para NOTÍCIAS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante