Superbactéria NDM-1 vai chegar a Portugal

Sub Fórum destinado à colocação de notícias relacionadas com a área da Saúde e com as Tecnologias da Saúde em particular.

Superbactéria NDM-1 vai chegar a Portugal

Mensagempor Bruno Glória em Quinta, 07 Out 2010 23:46

O director do Serviço de Doenças Infecciosas dos Hospitais da Universidade de Coimbra alertou hoje que "mais cedo ou mais tarde" surgirá em Portugal a superbactéria resistente a quase todos os antibióticos.

Saraiva da Cunha falava à agência Lusa à margem dos X Congresso Nacional de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica e VIII Congresso Nacional sobre Sida, a decorrerem em conjunto até sábado em Coimbra, tendo hoje moderado uma mesa redonda sobre os "novos antimicrobianos".

"Até ao momento, em Portugal, não há nenhum caso, mas não me admira que mais cedo ou mais tarde seja diagnosticado", sustentou o especialista, que preside à comissão organizadora dos congressos, sublinhando o facto de a Direcção Geral da Saúde ter emitido (em Agosto) uma norma aos laboratórios para que pesquisem a presença desta enzima (NDM-1).

Classificada por alguns cientistas como "bomba relógio", a bactéria multi-resistente é originária de países do sul da Ásia e já chegou à Europa, através de pacientes, nomeadamente ao Reino Unido e a França.

A NDM-1 é o nome da enzima produzida pela bactéria e que a torna resistente aos antibióticos mais potentes.

Além do problema da resistência aos antibióticos, a gripe e a doença de Lyme (que começa por revelar lesões na pele e provoca lesões do foro articular e neurológico) são outras das duas doenças infecciosas emergentes destacadas no programa dos dois congressos, sendo a primeira actualmente de notificação obrigatória em Portugal.

"A ideia que eu tenho é que não haverá muitos casos da doença de Lyme em Portugal, mas existirão muitos mais do que os notificados", disse Saraiva da Cunha à Lusa.

Confrontado com o eventual impacto que a actual crise económica e medidas de contenção poderão ter nas doenças infecciosas, o presidente da Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica, Kamal Mansinho, defendeu que os riscos não se colocarão ao nível do tratamento adequado mas no facto de determinadas populações poderem ficar "mais vulneráveis, expostas a maiores riscos" de contraírem as doenças.

por Lusa
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interi ... ao=Sa%FAde
Avatar do utilizador
Bruno Glória
Moderador Global
 
Mensagens: 2561
Idade: 30
Registado: Segunda, 24 Dez 2007 15:06
Sexo: Masculino
Área TDT: Ortoprotesia

Re: Superbactéria NDM-1 vai chegar a Portugal

Mensagempor hfilipe.silva87 em Sexta, 08 Out 2010 08:06

Bom dia,

não puderia deixar passar este tema bastante actual.

A multi-resistência é um problema a nível mundial e cada vez mais se está a tornar um caso de sério de saúde pública.

Casos como E.coli e K. pneumonaie já se encontram documentadas no reino unido como espécies resistentes à maioria dos antibióticos.

Estas emergências de resistências são influenciadas por diversos factores: a sobre-utilização, o uso desnecessário (infecções virais), o tratamento empírico, a selecção inadequada do princípio activo, a utilização de fármacos novos e de maior espectro, a duração e a dose de tratamento incorrecta, a auto-medicação, o incumprimento terapêutico, o uso na pecuária e a eliminação no meio ambiente.

Cabe-nos a nós como técnicos de diagnóstico e terapêutica, principalmente os de análises clínicas evitar a prescrição inadequada de antibióticos pelos clínicos em Portugal.

Contudo é inevitável a chegada desta estirpes e, possivelmente, causar grandes danos na população.

A única hipótese que temos, é preparar-mo-nos para este flagelo e não existir contenção no SNS mas sim PREVENÇÃO!
hfilipe.silva87
Membro Iniciante
 
Mensagens: 1
Registado: Sábado, 31 Jul 2010 14:14
Sexo: Masculino
Área TDT: Análises Clínicas

Re: Superbactéria NDM-1 vai chegar a Portugal

Mensagempor Fernando Leite em Sexta, 08 Out 2010 09:16

Sim mas só espero que não se entre na histeria que foi o H1N1 que cheirou-me ser um dos esquemazinhos mais bem montados da história farmacêutica. :roll:
Imagem Imagem
Avatar do utilizador
Fernando Leite
Fundador
 
Mensagens: 2655
Idade: 41
Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23
Localização: Santa Maria da Feira
Área TDT: Radiologia

Re: Superbactéria NDM-1 vai chegar a Portugal

Mensagempor zuppara em Sexta, 08 Out 2010 18:23

Um dos grandes problemas das bactérias multi-resistentes está centrado nos médicos, continuam a prescrever antibióticos de largo espectro a torto e a direito em vez de requisitarem primeiro as análises para identificação do microrganismo em causa. Claro que as análises custam dinheiro, é chato para o doente ter que aguentar mais uns dias a má disposição, mas isto continuando assim, qualquer dia só mesmo com nanotecnologia é que teremos uma solução... :roll:
zuppara
Membro Veterano
 
Mensagens: 1771
Idade: 34
Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23
Localização: Porto
Sexo: Masculino
Área TDT: Análises Clínicas


Voltar para NOTÍCIAS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes