Ana Jorge fala em aumentar a idade da reforma

Sub Fórum destinado à colocação de notícias relacionadas com a área da Saúde e com as Tecnologias da Saúde em particular.

Ana Jorge fala em aumentar a idade da reforma

Mensagempor Bruno Glória em Sexta, 15 Out 2010 21:56

A ministra da Saúde, Ana Jorge, propôs hoje uma reflexão sobre a necessidade de aumentar a idade da reforma devido ao crescimento da longevidade e da vida activa.

"Se nós aumentamos a longevidade por que não aumentar a idade da reforma, dado que somos mais activos. Hoje os 70 anos é o limite de trabalho activo na área pública e o direito à reforma é mais cedo, está nos 62,5 anos. Mas eu diria que aos 60 anos temos ainda muita capacidade e vontade de trabalhar. Isto merece uma reflexão", afirmou a governante durante a sua intervenção num seminário sobre envelhecimento, que decorre em Lisboa.

A governante enalteceu o contributo do Serviço Nacional de Saúde para o aumento da esperança média de vida com qualidade, considerando que agora é necessário criar condições para que a população mais velha continue activa.

"Se vivemos mais anos por que não colaborar e ser ativos para a sociedade também mais tempo", questionou Ana Jorge.

por Lusa
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/inter ... id=1686821
Bruno Glória
Moderador Global

Registado: Segunda, 24 Dez 2007 15:06
Área TDT: Ortoprotesia

Re: Ana Jorge fala em aumentar a idade da reforma

Mensagempor luis0martins em Terça, 19 Out 2010 17:46

LOLOLOLOLOL... Brainwash! Digam isso aos gajos que têm reformas vitalicias de milhares de euros, ou os que acumulam reformas, ou aqueles que se reformaram aos 50 (ou menos) com boas reformas e chegaram aos 80/90 anos!

Agora o Zé Povinho é que tem que trabalhar até aos 70 anos para lhes conseguirem pagar as reformas, e para continuar a pagar reformas de politicos/administradores/gestores que nesses ninguem vai tocar! Viva o 3º Mundo!
luis0martins
Moderador de SubFórum

Registado: Terça, 27 Fev 2007 12:32
Área TDT: Ortoptica

Mensagempor zuppara em Terça, 19 Out 2010 18:15

Não vejo problema algum em aumentar a idade da reforma. No Reino Unido querem aumentar para os 70 anos e nos países nórdicos já ronda essa idade.
As pessoas iniciam a vida profissional mais tarde, a esperança de vida é maior logo é natural que se deva aumentar a idade da reforma. Senão qualquer dia não temos activos para sustentar os dependentes do Estado. E mesmo assim hoje já há mais gente inactiva do que activa, o que desequilibra as contas da SS.
O que não falta é gente a trabalhar e reformada, é legal e não deveria ser, tal e qual como as regras tecem para a obtenção de outros subsídios, sim porque a reforma é um subsidio e não um PPR.
Por outro lado são menos umas centenas de idosos depressivos, é tudo muito bonito, mas 6 meses após a reforma surgem os efeitos da depressão no idoso pela falta de actividades. (não vale a pena apontar a bola ao Estado porque não é pai de ninguém)
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor luis0martins em Quarta, 20 Out 2010 17:28

Ainda bem que concordas com o aumento da idade minima da reforma... sempre vai ser menos um a reclamar LOL

Mas acho muito bonito o exemplo dos países Nordicos... principalmente no nosso país em que tudo se assemelha aos países Nórdicos. Não seria certamente pela idade da reforma que eu não iria viver para um país Nórdico! Aliás, será que é porque lá eles se reformam aos 65 ou 67 que o sistema social deles funciona melhor que cá? Que trabalham menos horas e ganham bem melhor? Que o dinheiro arrecadado através dos impostos tem um excelente retorno no que diz respeito a condições e apoios sociais (Saúde, Educação, Apoio familiar / maternidade, etc.)! Que não existe a disparidade de salários e mordomias entre classes profissionais/sociais?

Eu acho que nós por cá temos a nossa realidade, e por mais que eu admire os Nordicos, acho que não vale a pena querer adaptar tudo o que se faz no estrangeiro pq não quer dizer q cá resulte!

Senão podemos dar o exemplo dos Franceses que estão neste momento a fazer uma greve a sério porque vão aumentar a idade minima da reforma para 62 anos!

Em Portugal, pelo fosso que existe entre ricos e pobres, o melhor que temos para comparação será um Brasil... México... não sei... e acho q não interessa!

O que interessa é que eu provavelmente não vou ter direito a reforma! Nem progressão na carreira! Nem aumento de acordo com o grau académico! E para já terei que trabalhar pelo menos até aos 65 anos, ou seja, faltam 38 anos! Para mim chega... se faz favor. A culpa disso não pode ser só o facto de ser necessário aumentar ainda mais a idade da reforma (porque apesar de não concordar plenamente, até aos 65 anos percebo, mais do que isso não!)

Além disso nem todos temos a mesma longevidade, aliás penso que a longevidade irá diminuir, pelo menos sem sofrermos de HTA, ou DM2! tanto que hoje vemos cada vez pessoas mais novas com AVC's, eDM2 cada vez mais cedo também.

Por outro lado, se há pessoas que iniciam a vida profissional mais tarde, há sempre quem inicie aos 18 ou 20 anos! O que interessa é quantos anos a pessoa descontou e que a retribuição da reforma seja equivalente aquilo que se descontou!

É óbvio que a pirâmide etária está desequilibrada, e também concordo que deveria ser ilegal trabalhar depois da reforma, tal como acumular reformas, etc. mas antes de por o POVO a trabalhar até ir para a cova (porque um dia o ultimo dia de trabalho é cavar a nossa cova!) acho que deveria corrigir-se muita coisa errada neste país, de assimetrias e fossos sociais, corrupção, gatunagem, etc...

Só para acabar, conheço muita gente que se reformou nos ultimos tempos e não estão deprimidos... antes pelo contrário, estão a gozar aquilo que não podiam quando trabalhavam (ex. ficar com os netos, viajar, outros hobbies de que sempre gostaram mas não tinham disponibilidade). Deprimido anda o pessoal com 50 anos ou mais que trabalha contrariado e que acaba por ser contra-producente!. Hoje em dia há muita coisa para as pessoas se distrairem, Universidade 3ª idade, por exemplo
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor zuppara em Quarta, 20 Out 2010 20:40

Até caminhamos para muito próximo dos países nórdicos: a taxa de iva vai para os 23% a deles é de 25%, o tamanho da nossa função pública é equiparável, mas a diferença é que não pedem dinheiro emprestado para pagar salários e pensões à mesma e é adequada ao nível de produção nacional deles.
A Finlândia é o melhor exemplo: tem um clima pior e menos recursos humanos do que nós, só tem cerca de 90 anos de independência, grande parte da sua história teve a ameaça da URSS e foi mesmo invadida. No entanto consegue produzir e nós sem qualquer ameaça externa, com bom clima, mais mão-de-obra, por sinal mais barata, com 800 anos de história, andamos aqui sem saber para onde ir. Portugal tem hoje aquilo que sempre mereceu ter, o povo queixa-se mas no final até agradece, vê-se à boca das urnas.

Se não vais ter direito a reforma se calhar está na altura de se apontar o dedo aos irresponsáveis do passado, a falência da segurança social já há muito que é esperada e que fizeram até hoje? Nada e nada pode ser feito estão de mãos atadas! E volto a dizer: a reforma NÃO é um PPR, mas sim um subsidio.

É tempo se ganharmos alguma humildade e olharmos para quem sabe, adaptar o nosso modelo e cortar com regalias e "direitos adquiridos" onde tiver que ser, se produzimos 100 não podemos andar a viver como quem produz 500. Desde os anos 90 que andamos a viver acima das reais capacidades económicas do país, isto um dia terá que descambar e estas medidas de austeridade não são nada, são apenas o inicio. Os fundos europeus estão-se acabar e a melhor coisinha nos podia acontecer era o FMI vir cá e dar-nos um valente abanão.
zuppara
Membro Veterano

Registado: Quinta, 29 Mar 2007 08:23
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor luis0martins em Quinta, 21 Out 2010 11:19

Os fundos europeus estão-se acabar e a melhor coisinha nos podia acontecer era o FMI vir cá e dar-nos um valente abanão.

Pois... cada vez sou mais dessa opinião!

Estou farto de ver os (ir)responsávais deste país a gozar com as pessoas... eu já não tenho mt a perder, regalias não são nenhumas... salário para cortar tb n dá muito (nem chega para levar a fatia dos 5%) o que podem tirar é o emprego! Algo de que cada vez tenho mais receio!
luis0martins
Moderador de SubFórum

Mensagempor Fernando Leite em Quinta, 21 Out 2010 23:16

Eu se estiver a trabalhar em radiologia com 70 anos bem que estou a fazer os turnos de cadeira de rodas...

Qto à suposta "maior longevidade das populações" não briquem com as pessoas pf !

Sabemos perfeitamente que o que esta a aumentar é a morbilidade das pessoas e não a longevidade com saúde, isto pq cada vez temos mais doentes crónicos que antes morriam novos e hoje duram e duram... (mas a sofrer) :evil:
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23
Área TDT: Radiologia

Voltar para NOTÍCIAS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante